Está tudo sendo em planejando, com as primeiras providências sendo tomadas, para que o município de Ilha Grande comece em breve o Projeto Sócio-Educativo-Preventivo “Mirim Cidadão”. A vereadora Cristiane Santos (PR) apresentou o projeto ao Prefeito Herbert Silva, no inicio da semana, para que a Prefeitura disponibilize o local para exposição das aulas e também o lanche para os alunos matriculados.
“Durante nossa conversa, o prefeito se mostrou bem acessivo e demostrou interesse em nos ajudar. Expliquei a importância do projeto que está ligado à prevenção e combate à criminalidade e às drogas. Também falei do apoio da Secretaria de Segurança do Estado. E na semana que vem me reunirei com o prefeito novamente para que possamos conversar sobre alguns detalhes e no próximo mês iniciar as inscrições, pois temos pressa porque não podemos perder nossos filhos para criminalidade e nem para drogas”, relatou a vereadora.
A vereadora lembra que serão selecionadas cerca de 120 crianças e adolescentes, de ambos o sexos, com idade entre 7 a 17 anos. Mas para fazer parte do Pelotão Mirim o interessado tem que estar matriculada em uma escola pública, tirar boas notas e seu comportamento tem que ser exemplar, tanto na escola quanto nas ruas e, principalmente, em casa. A intenção é aumentar essa quantidade de vagas com o tempo.
No mês de passado a vereadora foi prestigiar a aula inaugural do projeto Pelotão Mirim, em Cocal, com intuito de conhecer mais sobre projeto. “Fiquei admirada com a postura, a educação e o comportamento dessas crianças e adolescentes. Vejo que as ações do Cidadão Mirim vão beneficiar toda a comunidade, ajudando a formar cidadãos conscientes”, enfatizou Cristiane Santos.
O projeto funcionará uma vez por semana, sempre aos sábados pela manhã. O local vai ser definido, de acordo com a disponibilização do prefeito Herbert Silva.
O Projeto Mirim Cidadão
O Projeto visa propiciar um trabalho educativo-preventivo para, juntamente com a família e a sociedade, favorecer espaços de desenvolvimento da cidadania, com vistas à prevenção primária, possibilitando às crianças e aos adolescentes o desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades físicas, cognitivas, morais e artísticas, fundamentados em valores como: ética, solidariedade, consciência crítica, respeito ao meio ambiente, respeito e valorização à família, entre outros, estes que são pilares fundamentais para construção de uma sociedade de paz.
- Por:Camila Neto
- Fonte: Jornal “Tribuna do Litoral”