POR:BERNARDO SILVA
Os vereadores parnaibanos rejeitaram, na noite desta quarta-feira (2), o requerimento verbal, de autoria do vereador Reinaldo Filho, propondo mudança no horário e aumentando a quantidade de dias das sessões na Câmara Municipal, como tentativa para fazer com que a população marque presença e participe dos debates da Casa Legislativa. Na opinião do vereador, as sessões não estão tendo a divulgação devida, razão pela qual o povo raramente comparece para assisti-las.
A proposta de Reinaldo Filho, reprovada pelo plenário, era que a partir do próximo mês “fosse feito um teste e as sessões se realizassem às 9 horas da manhã e não mais às 18h30, como é atualmente. E que elas ocorressem, ao invés de somente até o dia 15, fossem durante todo o mês, às terças, quartas e quintas-feiras. Houve o argumento ainda de que em quase todos os parlamentos as reuniões ocorrem durante o dia.
O vereador e líder do governo, Carlson Pessoa, que desde a legislatura passada defende que as sessões sejam feitas durante todo o mês, por conta das muitas demandas do município, defendeu a proposta de Reinaldo, dizendo tratar-se de um sonho seu e que a matéria já teria sido apresentada e discutida em outras ocasiões. “Da última vez, faltou apenas um voto para que a matéria fosse aprovada”, disse. O vereador Diniz também concordou, lembrando que as sessões apenas nos 15 primeiros dias do mês não são suficientes e a prova é que, encerrado o prazo das sessões ordinárias, os vereadores estão sendo convocados para realizarem sessões extras, a fim de aprovarem matérias importantes oriundas do Poder Executivo.
Foi citado como argumento para a reprovação a matéria, o fato de alguns vereadores terem compromissos profissionais no período da manhã. Alguns, inclusive, trabalham no setor saúde, não podendo se afastarem em horário de expediente, como é o caso dos vereadores Ricardo Veras e Joãozinho Unimagem.
Apesar de todos argumentos favoráveis do autor da proposta, alegando se tratar apenas de um teste como forma de tentar dar maior divulgação aos trabalhos legislativos, a maioria optou por reprovar o requerimento e as sessões, que tiveram recentemente o horário de início mudado, de 19:30 para 18:30, vão permanecer com início às 18:30, sendo que sextas-feiras elas acontecem ao meio dia. Outras mudanças podem ocorrer, extraordinariamente, como é o caso desta quinta-feira (3), em que a sessão acontece ao meio dia, considerando o feriado municipal de sexta-feira (4), Dia de São Francisco.