MINISTÉRIO DE DILMA ROUSSEF quer saber porque Alepi tem mais DAS do que em todo o Piauí
A crise financeira que o governo estadual tem evitado se pronunciar não atingiu a tranquilidade em que Executivo e Legislativo se encontram para continuar fazendo as nomeações dos cargos comissionados, os conhecidos DAS dos assessores.
Porém, durante vista da missão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ao Piauí semana passada (dias 24 e 25), o número de cargos comissionados chamou a atenção dos técnicos. Eles fizeram a seguinte pergunta ao secretário de Administração, Paulo Ivan: ‘Por que só na Assembleia Legislativa do Piauí tem mais de três mil cargos comissionados, se esse é o número que o governo do Estado possui em toda a sua administração pública espalhada em todos os municípios piauienses?’.
Coube a Paulo Ivan (foto) o constrangimento de tentar explicar, sem sucesso. O máximo que o secretário conseguiu dizer é que os deputados aprovaram e o governador Wilson Martins sancionou, recentemente, a criação de 2.355 novos cargos comissionados no Legislativo piauiense, através da Lei nº 6.178. Tudo de acordo como os ‘interesses’ dos deputados estaduais e da mesa diretora. A criação dos novos cargos está sendo questionada pelo Ministério Público, através de uma Ação Civil Pública na Justiça.180graus