Vídeo denuncia superlotação no Hospital Tibério Nunes e unidade explica: “Muita demanda”

Pessoas espalhadas pelo chão, em camas improvisadas e dividindo ventiladores para amenizar o calor. Essa é a situação demonstrada em um vídeo compartilhado nas redes sociais durante o final de semana. A denúncia foi feita em uma das alas do Hospital Regional Tibério Nunes, um dos principais do Sul do Piauí.

                                               

A unidade fica em Floriano, distante 280 km de Teresina, mas atende todos os casos mais complicados vindos de 150 municípios próximos. A reclamação é antiga e já foi comentada pelo Sindicato dos Hospitais (Sindhospi) e pelo próprio Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI).

Inclusive, em setembro deste ano, funcionários ameaçaram cruzar os braços  diante da situação na qual descreviam como “caótica”. Além de problemas estruturais, eles denunciaram que faltavam insumos, pagamento de salário em dia, repouso médico e salubridade no trabalho. As informações foram repassadas, na época, pelo Sindihospi ao OitoMeia.

HOSPITAL SE EXPLICA

Em nota enviada à reportagem, o Hospital se pronunciou sobre o vídeo compartilhado. Eles reconheceram a superlotação “em alguns momentos na assistência hospitalar”. A unidade explicou que a demanda é muito grande e gira em torno de “17 mil procedimentos por mês”, recebendo casos de toda a região entre consultas, exames e cirurgias.

Ainda segundo a diretoria, o Tibério Nunes é considerado o “HUT” da região Sul do Piauí e apenas  5% do total de atendimentos é encaminhado à Teresina.

REFORMA E LICITAÇÃO

O Hospital se defendeu e disse que prédio é de “construção antiga” e está há “décadas em atividade”. Mas e uma solução para superlotação como pede a denúncia? A Secretaria de Saúde (Sesapi) afirmou que existe um projeto para reformar e ampliar as unidades do Tibério Nunes, através de emendas do deputado federal e presidente do PT no Piauí Assis Carvalho. Segundo a Sesapi, a fase de análise está em processo final e o processo licitatório deve começar em 2019.

O Hospital finalizou afirmando que mantém o compromisso de atender os pacientes da região. “Reafirmamos nosso compromisso em trabalhar para atender a todos que buscam assistência médica-hospitalar e em outra ponta, atuamos administrativamente para que possa ser iniciada a licitação de um novo Hospital, ações pontuais e de longo prazo para que se possa garantir uma saúde para todos”, disse a nota enviada ao OitoMeia.

(por: Lorena Passos)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.