W.Dias não cumpre normas da Previdência e PI quase tem recursos bloqueados


STF SOCORREU – O Estado do Piauí teve sua última Certidão de Regularidade Previdenciária negada por parte do Ministério da Previdência Social. A negativa foi provocada por que a gestão do governador Wellington Dias não estaria cumprindo as normas de boa gestão estabelecidas pelo MPS, através do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IASPI).
Essa informação não foi repassada de forma transparente para os servidores estaduais, nem para a imprensa. O ponto de conflito entre o governo do Piauí e o MPS é referente aos cálculos necessários para o equilíbrio financeiro e atuarial da Previdência dos servidores.
Para que o Piauí não tivesse recursos bloqueados por parte da União, a Procuradoria Geral do Estado ajuizou uma Ação Cautelar Ordinária  pedindo que Ministério da Previdência fosse obrigado a emitir a certidão. Outros estados adotaram o mesmo caminho.
No último dia 15 de maio, o ministro Ricardo Lewandowski concedeu uma medida liminar para o Piauí não fosse prejudicado.  A certidão foi emitida no dia 22 de maio, com validade até o dia 18 de novembro deste ano.
A certificação garante ao governo estadual a realização de acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como de empréstimos e financiamentos, entre outros, junto a organismos internacionais e com a União.
DOCUMENTOS:
A renovação se dá de acordo com o que determina a Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998 e é válida até 03 de março do próximo ano.
Se não fosse essa decisão do ministro Lewandowski, o Piauí corria o risco também de ser incluído no CADPREV (Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social e em outros sistemas de inadimplência como o CAUC e CADIN. (Código do Poder)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.