O governador Wellington Dias (PT) tratou, nesta segunda-feira (20), sobre a retomada das atividades nas autoescolas do Piauí com representantes do setor; com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Arão Lobão, e equipe técnica do governo. De acordo com o Pacto de Retomada Organizada – Pro Piauí, as autoescolas estão inseridas no setor de educação, portanto, só voltariam a funcionar em setembro, com as demais escolas, mas os representantes alegam que, por serem vinculados ao Detran, devem retornar junto com o órgão, em agosto.
“Somos mais de 150 empresas em todo o estado e queremos ser colocados no setor da administração pública, já que somos ligados ao Detran, pois temos as condições de funcionamento seguindo todos os procedimentos exigidos pela Vigilância Sanitária de higienização e distanciamento das pessoas”, afirmou Djacira Vieira, proprietária de autoescola. O diretor do Detran esclareceu que a deliberação do Contran e Denatran é para que as aulas teóricas sejam ministradas de forma on-line.
No entanto, a diretora da Diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves, afirmou que, em relação ao risco epidemiológico, as autoescolas são consideradas como ambiente escolar. “Precisamos esperar a próxima avaliação a partir dos segmentos que já foram autorizados a abrir, para darmos uma posição sobre a reabertura das autoescolas, é a forma mais prudente, pois o segmento não atende a métrica proposta deste momento, no qual só é autorizado até cinco pessoas em ambiente fechado e até 10 pessoas em ambiente aberto”, ressaltou a diretora.
O governador autorizou, portanto, o funcionamento das aulas remotas, assim como estão trabalhando as instituições de educação. “Eles poderão também utilizar-se desse recurso, enquanto isso faremos uma avaliação daqui a 10 dias com relação à situação da transmissibilidade no estado que, felizmente, está caindo. Levaremos a solicitação das autoescolas ao nosso Comitê Pro Piauí para a análise com bastante sensibilidade, pois sabemos da situação dos empresários”, destacou Wellington.(Elizabeth Sá)