Wellington quer tirar leite de pedra

Resultado de imagem para wellington dias

Por: Zózimo Tavares

O governador Wellington Dias ainda bate cabeça para fechar o seu secretariado. Já no quarto mandato à frente do Palácio de Karnak, elegendo-se sempre no primeiro, turno, ele ainda se porta como se estivesse estreando no cargo. Sempre tateando.

Está claro, porém, que a nova equipe não será aquela Brastemp toda, muito menos o secretariado dos sonhos do governador.  Como se diz por aí, vem aí mais do mesmo.

O governador não aprendeu a dizer não. Assim, como das vezes anteriores, a equipe é composta na base do rateio de cargos. É um pregão. Entre os aliados, leva o maior e melhor taco de poder quem tem mais gogó.

A mudança que não veio

Não se pode acusar o governador de não ter tentado mudar esse método de composição de sua equipe. Até que ele tentou. Nessa direção, ensaiou uma reforma administrativa, gestada mais para ganhar tempo do que para enxugar a máquina e torná-la mais eficaz.

Tudo indica, no entanto, que ela não serviu nem para uma coisa nem para a outra, pois os mesmos estão de volta ao primeiro escalão e a máquina se mantém pesada, lenta e voraz em relação aos dinheiros públicos.

Todavia, não se pode censurar o PT e aliados pela pressão descomunal que fizeram por cargos. Ao longo dos três mandatos anteriores de Wellin

gton, eles foram habituados a isso. E ficaram mal acostumados. Não conseguiriam sobreviver de outra forma.

A lição de Wall

Professor de História e político por vocação, Wall Ferraz, prefeito de Teresina três vezes, um exemplo de austeridade administrativa e gestão pública, repetia que adotava uma receita inegociável na composição de suas equipes de trabalho.

Ele dizia que quando se fixava em um nome para seu secretariado, pensava dez vezes antes da nomeação, pois, se o escolhido viesse a fracassar, ele também iria se sentir fracassado.

O governador Wellington Dias jurou que, neste quarto mandato, fará um governo totalmente diferente dos anteriores. Com o time escalado para sua equipe, que só sabe fazer as mesmas jogadas, ele sonha, certamente, em tirar leite de pedra.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.