Instituto Doutor Abreu/Clínica de Repouso de Parnaíba

No atual cenário, a sensação de apreensão e a tensão são “naturais” e intrínsecas ao período, no entanto, é necessário estar atento a uma possível potencialização dessas emoções. Isso porque é importante saber reconhecer quando a saúde mental, de fato, está afetada, principalmente para identificar as condições apresentadas pelos pacientes e tratá-las. 
Vamos listar os transtornos mentais mais comuns em tempos de pandemia e falar um pouco sobre o desencadeamento e acerca dos principais sintomas de cada um:
Transtorno Mental Comum (TMC)
O TMC pode ser caracterizado em circunstâncias em que os pacientes não apresentam sintomas que estejam abarcados pelos requisitos de classificação dos quadros de ansiedade ou de depressão, por exemplo.
Nesse caso, é comum que haja queixas sobre momentos de profunda tristeza, relatos de esquecimentos e de dificuldades para dormir, ausência de concentração e até algum nível de irritabilidade.
Depressão
Na experiência do isolamento social, os indivíduos geralmente precisam lidar com emoções fortes, como angústias e sentimentos de tristeza. Em cenários como esse, pode haver a evolução do quadro para uma depressão. Isso porque a pessoa acaba por se distanciar das relações antes estabelecidas com o mundo exterior e passa a focar apenas o seu próprio universo interno.
Transtorno de Ansiedade
Por si só, o sentimento de ansiedade é natural e até útil para que os indivíduos consigam agir diante de determinadas situações. Entretanto, quando os seus principais sinais estão frequentemente presentes e chegam a atrapalhar o cotidiano do paciente, afetando os seus relacionamentos amorosos, a sua vida profissional, as relações familiares etc., há grandes chances de ter havido o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade. 
Síndrome do Pânico
Quando vivenciando a condição, é comum que o indivíduo apresente medo da morte, palpitações cardíacas, receio de perder o domínio sobre si, entre outros sintomas. Especialmente nesse caso, a sensação de perigo iminente pode ser desencadeada pelo surto do novo coronavírus, que rapidamente disseminou a Covid-19, acometendo muitas pessoas. Esses fatos podem acabar por serem gatilhos para a doença.
Ao perceber alguns desses sintomas procure um profissional o quanto antes, um diagnóstico precoce faz toda aa diferença.
Temos uma equipe de Psiquiatra e Psicólogas.
Centro Integrada de Saúde Mental
Agente sua Consulta.
86 3322 3644
Rua Pedro II,1557,Centro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.