Rafael Fonteles classifica como “impossível” reaproximação com Ciro Nogueira

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) concedeu entrevista nesta terça-feira (16) ao jornal Agora, programa diário apresentado pelo jornalista Amadeu Campos com a participação de comentaristas políticos. Rafael elencou os investimentos realizados durante o ano de 2023 e apontou as principais obras do governo até o momento. Ele também falou sobre política partidária e classificou como impossível uma reaproximação com o senador Ciro Nogueira.
Rafael Fonteles classifica como “impossível” reaproximação com Ciro Nogueira | Jéssica Dayane

Sobre os recursos investidos em 2023, Rafael destacou as principais obras realizadas e revelou o valor dos recursos que atingiram um novo recorde, quando comparado aos dois anos anteriores. Ele apontou a capacidade de investimento como uma forma de avaliar a gestão.

“Costumo dizer que ela tem que ser avaliada pela capacidade da gestão de resolver os problemas da população. Você só resolve os problemas com investimentos. Uma rodovia que precisa ser recuperada, um hospital que precisa de novos equipamentos ou ampliação, uma escola que precisa ter condições de infraestrutura melhores. Desde o governo Wellington Dias a gente conseguiu organizar o estado, e eu era secretário de Fazenda, de modo que o Piauí passou a ter capacidade de investimentos com recursos próprios. Mesmo no governo anterior que perseguia os estados, a gente foi capaz de investir, em 2021, 1.6 bilhão de reais, em 2022, 2.5 bilhões de reais, e 2,7 bilhões de reais em 2023, sendo 90% desse valor com recursos próprios. Imagine agora com o PAC. O Piauí é o que mais conseguiu captar recursos, mérito do prestígio que o estado tem com o presidente Lula, mas também da atuação da bancada federal. 

“Esse investimento está na recuperação da malha rodoviária estadual, na infraestrutura. Na área da saúde, temos por exemplo a nova maternidade de Teresina, a maior e melhor maternidade pública do país. Esse é um investimento público feito com esse dinheiro. Na educação, nós já temos mais de 150 escolas da rede estadual com ar-condicionado, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, refeitório e ainda faltam mais de 400 para ter esse padrão, mas já foi um grande avanço e chegamos a 351 escolas de tempo integral. Na segurança pública, investimos nos batalhões, delegacias, viaturas, radiomonitoramento, videomonitoramento, tudo isso vira realmente melhoria da qualidade de vida da população” concluiu o governador.

Questionado sobre as obras do Porto Piauí, que teve sua primeira etapa inaugurada em 13 de dezembro de 2023, Rafael explicou que é uma obra de grande importância e que necessita ser realizada por etapas.

Uma obra do Porto é uma obra que não para, ela tem permanente estágio de evolução. A primeira etapa que nós inauguramos foi a solução do grande problema que se dizia do Porto. Se dizia muito que o Porto não tinha profundidade, não era viável. Nós trabalhamos silenciosamente desde 2021 com projetos bem feitos, com licenciamento e a parte mais rápida foi a execução da obra, que não é barata. Nós executamos 62 milhões de reais pra realmente criar profundidade, ou seja, cavar dentro do mar. Daqui a 60 dias eu vou tá lá de novo inaugurando o Cais pesqueiro de 180 metros de cumprimento, com 35 metros de largura para ter a primeira vocação do Porto realizada, a vocação para cadeia produtiva da pesca. Cada obra dessa é uma licitação diferente. Passaremos a ter o aprofundamento desse calado, vamos aumentar a profundidade de 10 para 12 metros e isso vai possibilitar a chegada de navios de 30 a 50 mil toneladas. (Com informações do Meio Norte)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.