O Programa Busca Ativa, do Governo do Estado, está com equipes em vários pontos do Litoral do Piauí, realizando barreiras sanitárias de controle e monitoramento, com o apoio da Vigilância Sanitária, orientando os turistas que aqui estão, visando conter a disseminação da Covid-19.
As equipes estão montadas em Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Barra Grande, onde concentra a maior movimentação de pessoas. Apesar do Carnaval haver sido suspenso, por decreto do governador Wellington Dias, é grande a movimentação de turistas na região.
“Estamos na fase de maior tensão, de maior preocupação. Estruturamos mais a nossa rede de leitos clínicos e de UTI e o nível de ocupação é muito alto, daí nossa preocupação porque o paciente que é entubado ou vai para um leito de UTI tem elevadas chances de vir a óbito”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. Ele disse também que Unidade Exclusiva de Atendimento à Covid-19, um anexo do Heda, que funciona na antiga instalações do Hospital Promédica, está funcionando plenamente com 28 leitos clínicos.
Secretário Florentino Neto
O secretário disse que o trabalho que está sendo feito agora foi tentado no final do ano, durante o reveillón, mas que não deu muito certo, por conta da falta de conscientização das pessoas, que acham estarem livres da pandemia. E agora com o início da vacinação muitos relaxam. “Mas o índice de imunização ainda é muito baixo. Não chega a 2%”, disse.
De acordo ainda com o secretário Florentino Neto, as equipes do Programa Busca Ativa estão também na Rodoviária de Parnaíba e de Teresina.
Rodoviária de Parnaíba
Rodoviária de Teresina