O governador Rafael Fonteles (PT) comentou as punições a prefeitos petistas que declararam apoio a Ciro Nogueira (PP), como Felipe Ribeiro, de Cajueiro da Praia, que foi suspenso do partido após declarar voto para o senador.
De acordo com o gestor, que está guardando a maioria de suas palavras sobre política para 2026 (6 dias), a fidelidade partidária deve continuar sendo cobrada, independente do partido.

“Acho que o presidente Fábio Novo, assim como todos os partidos, estão colocando a fidelidade partidária como um item importante. Claro que o diálogo sempre vai prevalecer, para entender situações específicas, mas a defesa da fidelidade partidária é um princípio importante”, comentou.
Rafael Fonteles fez uma referência clara ao PP, comentando a expulsão por alinhamento com o outro lado da polarização: Marden Menezes que foi retirado do partido e Bárbara do Firmino e Thales Coelho, que foram convidados a se retirar.
“Poderia citar vários exemplos de partidos da oposição que chegaram a expulsar parlamentares dos seus quadros, então vou evitar comentar, porque se a gente for falar de cada quadro concreto, tem suas especificidades. Eu mesmo não tenho conhecimento desse caso específico. É o momento de aguardar e muito diálogo, mas a fidelidade partidária é muito importante”, concluiu. (Guilherme Freire)