O presidente do PT, deputado Fábio Novo, pelo visto vai ter trabalho com a sua missão de punir quem demonstra um mínimo de apoio à pré-candidatura de reeleição do senador Ciro Nogueira (PP). Em uma agenda bastante movimentada, por toda esta sexta-feira (26/12), em diversas cidades do interior do Piauí, Ciro esteve em Caraúbas, um município que geralmente elege petistas, como a prefeita Andressa e o ex-prefeito Caburé.
Pois ambos estiveram com Ciro e inclusive inaugurando obras, já que Fábio é contra o recebimento de emendas por parte de gestores petistas. E como se não bastasse, sabe quem estava lá agarradinho em Ciro: ninguém mais, ninguém menos que um dos petistas do núcleo “raiz”, o deputado federal Florentino Neto. Uma fonte governista presente na solenidade soltou essa: “Agora o Fábio Novo pira”.

Entenda a novela
A cerca de uma semana, o prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, que era petista, declarou apoio a Ciro Nogueira ressaltando que não se trata de um ato ideológico mas de compromisso administrativo entre os dois mandatos.
A resposta não demorou. Sem diálogo, como disse o prefeito, seu nome foi suspenso do partido. Fábio Novo chegou a dizer que os gestores que aceitam emendas do senador progressista estão vendendo seus votos. O deputado voltou atrás da afirmativa mas também tinha dito, anteriormente, que outros prefeitos devem sofrer punições.

O parlamentar terá condições de desfiliar deputados federais? Vamos aguardar os próximos capítulos. (Guilherme Freire)