A luta de Ciro com o PT e a própria língua, para representar a esquerda

Charge do Cláudio (Arquivo Google)

Bernardo Mello Franco

O noticiário registrou a presença de três presidenciáveis no último palanque de Lula. Os petistas registraram uma ausência: a de Ciro Gomes, pré-candidato do PDT. Enquanto Guilherme Boulos, Manuela Dávila e Fernando Haddad apareciam na foto com o ex-presidente, Ciro dava palestras nos Estados Unidos. De lá, ele declarou que não é “puxadinho do PT”.

A frase irritou os lulistas que se aglomeravam no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Agora o Ciro rompeu qualquer ponte com a nossa base social”, sentencia o senador Lindbergh Farias.

SEM ALIANÇA? – O petista diz que a atitude do ex-ministro inviabiliza uma aliança para a eleição de outubro, algo em que o próprio Ciro parece nunca ter acreditado.

Na terceira corrida ao Planalto, o pedetista precisará dos órfãos de Lula para se tornar um candidato viável. Hoje ele atrai parte desses eleitores por inércia. Na ausência do ex-presidente, passa de 6% para 10% das intenções de voto, segundo pesquisa do Datafolha no fim de janeiro.

Apesar de ter sido ministro no governo Lula, Ciro não tem esperança de se tornar o candidato oficial do lulismo. “A natureza do PT, assim como do escorpião, é afundar sozinho”, ironizou, em fevereiro. Desde então, ele alterna declarações agressivas e simpáticas à sigla.

AMARGURA E AFLIÇÃO – Na segunda-feira, o ex-ministro disse sentir “amargura e aflição” com a prisão do ex-presidente. Ao mesmo tempo, rechaçou o discurso, repetido pelos petistas, de que ele seria um “preso político”.

“O PT sempre foi assim. A gente só serve para apoiar, nunca para ser apoiado”, reclama o presidente do PDT, Carlos Lupi. Ele acusa os petistas de semearem “intrigas” para não abrir mão da cabeça de chapa.

SAPO BARBUDO – Lupi lembra que essas desavenças vêm de longe. Em 1989, Lula e Brizola trocaram provocações ao longo de toda a campanha. O ex-governador chegou a apelidar o petista de “sapo barbudo”. No fim, a rivalidade ficou para trás e os dois se uniram contra Fernando Collor.

Enquanto o PT não escolhe um candidato, Ciro roda o país sozinho, com um discurso duro contra as reformas de Temer, as privatizações e a desnacionalização da economia. Se não tropeçar na própria língua, ele tem chance de virar a opção à esquerda no segundo turno. (Tribuna da Internet)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.