Edição:Bernardo Sulva
PERSEGUIÇÃO
Diz Mão Santa que por ser ele o autor do projeto e sendo oposição ferrenha ao presidente Lula, este determinou que a Universidade não fosse instalada. “Nem mesmo depois que perdi o mandato Lula se sensibilizou para criar a Universidade”, diz o ex-senador.
O RELATOR
No Senado, o relator da matéria foi o senador Álvaro Dias que recentemente esteve em Teresina.
“Meu parecer foi imediato e favorável pela a criação a Universidade, mas o presidente ignorou completamente”, disse o senador paranaense.
MOEDA DE TROCA
Com o impeachment da presidente Dilma, a Universidade do Delta virou moeda de troca. Votado em Parnaíba, o deputado Paes Landim (PTB) foi até a presidente e disse que contrariando seu partido, votaria contra o impeachment se ela autorizasse a Universidade.
CANETADA
Desesperada, Dilma não contou conversa, de uma canetada só autorizou a criação da Universidade, bem como a utilização de todos os equipamentos da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba, para instalação da Universidade do Delta.
NA CÂMARA
Após o aval de Dilma o projeto saiu do Senado e seguiu para Câmara, cujo relator é o deputado Benito Gama (PTB-BA). Na aprovação na Comissão de Fianças, ao menos três deputados votaram contra, um deles o ex-governador de Santa Catarina, Esperidião Amin (PP-SC).
FORÇA
Ainda na Câmara, dois deputados da bancada piauiense tem se empenhado para a instalação da Universidade do Delta do Parnaíba: José Francisco Paes Landim (PTB-PI) e Júlio César de Carvalho Lima (PSD-PI).
ABRANGÊNCIA
A Universidade do Delta do Parnaíba vai cobrir três Estados: Piauí, Ceará e Maranhão. Ficará numa região privilegiada, a famosa e conhecida Rota das Emoções pegando Jericoacoara, Delta do Paranaíba e Lençóis Maranhenses, cobrindo 50 cidades.
1º VESTIBULAR
Se tudo correr como está programado, informam os deputados Paes Landim e Júlio César que o primeiro vestibular da Universidade do Delta será em 2018 via ENEM. No campus da Federal do Piauí em Parnaíba existem vários cursos, dentre eles, Medicina e Direito.

