O produtor Francisco Régis Fontenele Coutinho contratou financiamento de R$ 3 milhões com o Banco do Nordeste para instalar produção de bovinocultura de leite no Distrito de Irrigação de Tabuleiros Litorâneos do Piauí. A operação foi realizada pela agência de Parnaíba (PI), no âmbito do Programa Banco do Nordeste de Desenvolvimento Territorial (Prodeter).

O trabalho conjunto do agente de desenvolvimento José do Egito, com apoio dos gerentes de negócios David Higino e Elyson Christian Martins, além de parceiros locais, tem gerados expressivos resultados para cadeia produtiva da bacia leiteira dos municípios de Parnaíba, Caraúbas do Piauí, Cocal e Luis Correia.
A operação de Francisco Régis Fontenele Coutinho permitirá a aquisição de pivôs de irrigação para cultivo de pastagem, construção de sala de ordenha, aquisição de equipamentos de ordenha, tanques de resfriamento e também de matrizes bovinas. A contratação financia 90% de todo o recurso necessário à conclusão do negócio, que deve estar em funcionamento em janeiro de 2021.
“Escolhi o Banco do Nordeste, mais uma vez, por ser um banco que aposta na pessoa física e jurídica, com excelentes taxas de juros e prazo para pagamento muito bom”, frisou o cliente, que pretende contar com o Banco do Nordeste novamente para futuros investimentos.
O gerente da agência Parnaíba, Aurivaldo Araújo, também reiterou a relevância do operação: “O empreendimento, que já é considerado modelo, deverá ser um incentivo para que outros produtores invistam em melhorias tecnológicas na atividade”.
AAs parcerias elencadas nos municípios que compõem o território são de fundamental importância para o desenvolvimento do Prodeter, afirma o agente de desenvolvimento de Parnaíba, José do Egito. Participam as prefeituras municipais, secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Conselhos Municipais, Sebrae, Senar, Embrapa, Emater e Adapi.