A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu uma consulta pública para que os consumidores de energia elétrica do Piauí, onde atua a concessionária Equatorial, opinem sobre o reajuste da tarifa e melhoria da qualidade da energia distribuída.
A proposta de reajuste submetida à consulta pública é, em média de, 20,65%, sendo 22,03% para consumidores em baixa tensão, 15,32% em média para alta tensão.
Aprimorar a proposta
A Consulta Pública nº. 029/2023 para discutir a Revisão Tarifária Periódica de 2023 da Equatorial Piauí segue até o dia 13 de outubro para obter subsídios para aprimorar a proposta referente à Revisão Tarifária Periódica Ordinária de 2023.
Além disso, a consulta pública irá tratar da definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora, para o período de 2024 a 2028.
Indicadores de qualidade
Com mais de 1,4 milhão de unidades consumidoras em todos os 224 municípios piauienses, a distribuidora de energia elétrica não teve indicadores de qualidade medidos no ano passado.
A Equatorial Piauí foi excluída pela Aneel do ranking de qualidade em 2022, não há parâmetros para se dizer se a companhia está melhor ou pior na comparação com anos anteriores. Isso aconteceu porque a empresa entrou recentemente em um regime de designação, com limites de indicadores flexibilizados.
Onde clicar
A documentação objeto da Consulta Pública está à disposição dos interessados na internet, em http://www.gov.br/aneel, menu principal “Acesso à informação”, item “Participação Social”, subitem “Consultas Públicas”.(Portalaz)