Depois de passarem mais de 30 dias sem a insulina Lantus, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) adquiriu o medicamento, essencial para pacientes diabéticos atendidos pela Farmácia do Povo, nesta sexta-feira(22) e informou que excepcionalmente neste sábado(23) irá fazer a dispensação.
A diretora da Farmácia do Povo, Wanda Avelino, havia informado no jornal Notícia da Manhã que a distribuição seria somente na segunda-feira(25), mas a Sesapi resolveu abrir o local amanhã para fazer a dispensação.
Segundo Herlon Guimarães, o superintendente de Atenção da Saúde da Sesapi, os medicamentos eram para terem chegado na quarta-feira(20), mas um problema de logística impediu essa entrega e que um caminhão foi enviado ao Maranhão para buscar essas insulinas que chegam nesta sexta.
Com a chegada, a Sesapi decidiu que excepcionalmente neste sábado (23), será realizada a dispensação desses medicamentos para todos os pacientes que necessitam.
A entrega será feita na Farmácia do Povo, que fica na Rua David Caldas, nº 398, Centro – Esquina com Rua Areolino de Abreu (próximo à Caixa Econômica Federal).
A Insulina Lantus é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia (nível alto de açúcar no sangue).
A denúncia da falta do medicamento foi feita pela Associação dos Diabéticos do Piauí (Adip), que lamentava o “abandono” da secretaria em relação ao descumprimento dos prazos, que estavam com a esperança de receberem na quarta-feira(20) e alertando para as complicações que os pacientes podem ter com a falta da insulina em sua saúde, a médio prazo.
Caroline Oliveira