Após mais de 3 anos recuperação do Complexo Porto das Barcas está sendo finalizada

A recuperação do Complexo Arquitetônico e Cultural Porto das Barcas, localizado em Parnaíba,  está em suas etapas finais antes da inauguração. O local, de quase 300 anos, é um dos principais pontos turísticos e culturais da região. Em junho de 2017 o Governo do Estado assinou um decreto de emergência, com validade de 180 dias, para a recuperação do complexo cultural. Transcorridos mais de 3 anos, somente agora estão anunciando a conclusão do empreendimento.

De acordo com Fábio Novo, Secretário de Cultura do Piauí, o porto será devolvido como um dos mais belos cartões postais do Piauí. “É a maior obra de recuperação de patrimônio histórico em execução no nordeste. Quando iniciamos, poucos acreditavam! Hoje todas as 28 lojinhas, restaurante e a pousada estão prontas e funcionando”, destacou o secretário, em uma postagem com diversas imagens do complexo em suas redes sociais.

O secretário explicou também as novidades que o lugar ganhou nessa etapa de reformulação. “O local ganhou ainda um peer e daqui os barcos voltarão a sair estimulando o turismo para o Delta do Rio Parnaíba. Duas outras novidades é o Museu do Delta que vai contar e mostrar como vive o homem do Delta, sua natureza e navegação. Imagine um museu com embarcações em tamanho real e com esqueletos do peixe-boi e baleias. Aguente só mais um pouquinho! Nossa vistoria de hoje alinhou os próximos passos para a entrega da maior intervenção cultural do Piauí dos últimos 50 anos”, reiterou.

Fotos: João Albert/ Fonte: Meio Norte(Com informações do PCN)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.