“Dois anos de concurso e nenhuma razão para comemorar”, é assim que foi decorado o bolo da “descomemoração” feito por aprovados no concurso para agente penitenciário do Piauí. Eles estiveram reunidos em frende a sede da TV Cidade verde pedindo pela nomeação imediata dos candidatos aprovados no certame. Nesta segunda (03/09), a emissora realizou o primeiro debate com os candidatos ao Governo do Piauí.
Rinaldo Sousa, manifestante aprovado no último concurso, disse ao OitoMeia que a manifestação tem como objetivo cobrar um posicionamento do Governo do Estado em relação a nomeação de 125 dos agentes penitenciários que fizeram o curso de formação para atuar na área. O grupo também pede a realização de outro curso de formação para os outros 166 profissionais que não foram capacitados.
“Esse bolo é um ato simbólico, porque completamos dois anos de concurso. E faz cinco meses que terminamos o curso de formação com os 150 que fizeram esse curso” apontou à reportagem. “Com esses atos procuramos não cair no esquecimento do Governo, que praticamente silenciou-se quanto a nossa situação. O que acontece é uma verdadeira falta de vontade política atingiu nossa classe”, afirmou Rinaldo ao citar a recente nomeação de 333 policiais militares e dos professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Segundo o Sinpoljuspi, apenas 25 aprovados no último concurso para agentes penitenciários foram nomeados para o cargo, dentre as 335 pessoas que foram aprovadas. Esse dado gera ainda mais insatisfação entre os demais nomes presentes na lista de aprovação, que pedem por nomeação.
De acordo com o agente penitenciário, há informações de que o Governo estaria condicionando a contratação de mais agentes penitenciários com a inauguração da Cadeia Pública de Altos, que deve acontecer no mês de dezembro. O manifestante pontua que a classe não vê a ação como o ideal, pois a carência de servidores é uma realidade constante.
“A área sofre com a carência de profissionais a todo momento e esse é um prejuízo não somente para a categoria, mas também para a população, pois a segurança pública está diretamente relacionado ao sistema prisional”, aponta.
O QUE A SEJUS DIZ
O OitoMeia entrou em contato com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), que através da assessoria informou que o Governo do Piauí aguarda o encerramento do período eleitoral e também a conclusão da Cadeia Pública de Altos para discutir sobre a nomeação dos agentes penitenciários aprovados.
“Mesmo que o concurso tenha sido homologado no ano passado, o que não impede a nomeação do candidatos, o governo prefere adiar essas conversações sobre novas vagas para depois do período eleitoral”, declarou à reportagem.
A conclusão da Cadeia Pública de Altos deve acontecer até o final do ano de 2018. Segundo a assessoria da Sejus, a inauguração está prevista entre os meses de outubro e dezembro. Quando questionada sobre a nomeação do agentes para o local a assessoria da Sejus informou que não há uma quantidade de vagas estipulada para os profissionais que serão convocados para atuar na unidade prisional.
Publicado por: Paula Sampaio
Contribuições do repórter Édrian Santos
