O deputado federal Átila Lira (Progressistas) falou em entrevista ao programa Tribuna Piauí, da TV Band Piauí, sobre a derrota nas eleições para o governo estadual em 1994, quando perdeu a disputa para Mão Santa após iniciar a campanha como franco favorito. No Congresso Nacional há mais de 30 anos, ele diz que só faltou ser governador do Piauí.
“Ficou faltado eu ser governador do Estado [risos]. Foi uma grande oportunidade que eu tive [em 1994]. Vencemos no primeiro turno, mas no segundo não houve jeito, perdemos”, falou.
Questionado sobre o que aconteceu para a virada histórica que sofreu naquela campanha, ele disse que foi o desejo de renovação que a população expressou. A eleição de 1994 ficou marcada com uma das mais improváveis da história do Piauí e representou a queda de um esquema político que governava o estado há anos. Átila era do PFL e Mão Santa do MDB.
“Foi o desejo de renovação. As vezes a população acha que tem que mudar. Isso acontece. Aconteceu agora na Prefeitura de Teresina e em várias outras eleições que a gente pensa que tá ganha e aí quando a população se manifesta, é contrariamente”, afirmou. (Gustavo Almeida/ Lupa1)