Audiência do SINTE-PI na Seduc trata de reajuste e outras demandas

o início da tarde desta sexta-feira (20/01), representantes do Sinte-PI participaram da primeira reunião oficial com o Secretário de Educação, Washington Bandeira e sua equipe, a Secretária de Relações Sociais Núbia Lopes, para tratar das seguintes pautas: reajuste do piso do magistério de 2023, abono do Fundeb, precatório do Fundef, abono mensal e demandas dos funcionários administrativos.

REAJUSTE DO PISO de 14,95% – o secretário de educação, Washington Bandeira replicou a fala do governador e disse que o estado do Piauí irá cumprir o pagamento do piso, e que nenhum professor, seja ele ativou ou aposentado, irá receber valor inferior a R$ 4.420,55.  Sobre a linearidade do reajuste na carreira dos professores e o reajuste para os administrativos, ele afirmou que dependerá de análise financeira do tesouro estadual. Essa análise será discutida posteriormente em nova reunião.

ABONO MENSAL – O governador Rafael Fonteles anunciou em suas redes sociais que daria um abono mensal aos trabalhadores em educação. A esse respeito o secretário destacou que é um estudo técnico  que está sendo realizado pela equipe econômica para verificar a viabilidade financeira e legal.

Sobre esses dois pontos, o SINTE-PI defende que o reajuste seja pago linearmente na carreira de todos os trabalhadores da educação (magistério e administrativos). “Nossa defesa é que o pagamento do reajuste seja linear e na carreira. Quanto ao abono mensal, não concordamos com abono só para ativos, defendemos a paridade e a valorização de todos e todas, ativos e aposentados”, enfatizou Paulina Almeida, presidente do Sinte-PI.

ABONO DO FUNDEB – O valor residual do Fundeb será pago até o final do mês de janeiro/2023.

PRECATÓRIO DO FUNDEF – o recurso de R$ 107 milhões referente aos 60%  do precatório do Fundef já saiu de conta judicial e está na conta do governo. Este recurso será pago até o final deste mês de janeiro.

LOTAÇÃO – o setor de lotação nos informou que já foi encaminhado, pelo ISeduc, para as Gerências Regionais de Educação (GRE´s) uma relação com o nome dos servidores que tem direito à redução de jornada, no entanto todos os servidores que tem esse direito devem fazer a solicitação da redução de carga horária.

O SINTE-PI vai aguardar a próxima semana para que sejam cumpridas algumas das demandas encaminhadas nessa reunião.

De já convocamos toda a categoria, ativos e aposentados, para uma ASSEMBLEIA GERAL, dia 06 de fevereiro de 2023, às 9h, no Clube Social do Sinte-PI. (Sinte-PI)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.