Autor: Bernardo Silva
Fantástico muda para ficar mais chato e passa sufoco no Ibope
![]() |
| Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt |
Muita tecnologia, bastidores das reportagens, sonolentas reuniões de pauta, velha abertura repaginada e logotipo redesenhado compõem o pacote.Novidades todas que vazaram na internet, com a transmissão de um resumo de 45 minutos há três semanas, inclusive “a esperada entrevista” com Luiz Felipe Scolari.
O novo Fantástico se esforçou para ser engraçado, mas ficou mais chato. Tadeu Schmidt está mais humorista do que nunca. Exagera na dose. Alguém precisa avisá-lo que ele apresenta o Fantástico, não o Cidade Alerta. Mais chato e mais interativo. O telespectador do Fantástico pode votar no site do programa e escolher animações que representam seu humor durante a exibição de determinado conteúdo. Empolgante, não?
Mas nada supera a chatice do que o exibicionismo das reuniões de pauta, com direito a convidados famosos. A quem interessam as discussões que levam à produção de uma reportagem além de jornalistas e estudantes de jornalismo? E o material sobre o robô de telepresença, claramente inspirado em The Big Bang Theory, só serviu para mostrar que o departamento de engenharia da Globo só tem fera.
O novo Fantástico passou longe daquilo que mais se espera dele: reportagem. A revista eletrônica agora é muito mais (mais muito mais mesmo) entretenimento (ou infotainment) do que jornalismo. A grande reportagem da semana era uma ótima ideia de pauta, mas não revelava nada. Nela, uma repórter passou 24 horas em um presídio de segurança máxima. Tensão real zero. Conflito nenhum. Tudo muito negociado com a polícia. Tudo extremamente produzido, até no take à la Bruxa de Blair.
No Ibope, as mudanças não surtiram efeito. Nem em seus melhores momentos o Fantástico bateu nos 20 pontos. Na prévia, deu 16,5 pontos, contra 12,1 da Record, 9,0 do SBT e 4,8 da Band. Passou sufoco para vencer o Domingo Espetacular, sua cópia mais popular e apelativa da Record. Às 22h24, a Record marcava 12,7 e a Globo, 13,3 pontos na medição preliminar da Grande SP. Pelos critérios de arredondamento do Ibope, deu empate.FONTE: UOl
Zé Filho diz que governo quer Cemar administrando a Companhia de Energia do PI
José Filho afirmou que por está muito defasado e sucateado as empresas privadas não querem assumir a gestão de energia elétrica do Piauí, mas a proposta do governo é que sejam destinados de R$ 600 a R$ 700 milhões para investimentos no setor para que a Cemar passe a administrar a energia do Piauí.
A Cemar é privatizada e José Filho disse que o sistema energético do Maranhão é o 2° melhor do Brasil e antes era pior do que o Piauí. “A Cemar está sendo convidada para gerir a energia do Piauí pela competência que realizou serviço no Maranhão”, pontuou.(Efrém Ribeiro)
País rico: governo reedita “Bolsa Copa” a servidores

WELLINGTON DIAS DESMENTE BOATOS
Fala, Wellington!
O senador Wellington Dias (PT) negou qualquer possibilidade de assumir ministério em Brasília, contrariando os fofoqueiros que espalharam que ele ocuparia uma pasta na Esplanada. “Tenho encontrado frequentemente a presidente Dilma, mas, tratando de pautas importantes para o Piauí como, por exemplo, o plano de ação emergencial para o setor elétrico”.,
“Pra não dizer que não falei das flores”
Como jornalista da área sou sabedor do quanto os políticos usam a mídia para mentir, na tentativa de incutir na cabeça do eleitorado aquilo que gostariam que de fato ocorresse, mas não ocorre, porque eles não querem, por falta de espírito público. E a partir daí vem toda uma confusão que me deixa angustiado, ansioso, tentando crer em determinadas declarações ditas por eles na imprensa mas que não têm comprovação prática.
| Florentino:Visita às obras do Matadouro |
As ruas da cidade, apesar de estarem recuperando a pavimentação poliédrica, por que não punir quem as destruiu? Foi a empresa que está fazendo o saneamento básico ou foi o desleixo do ex-prefeito? Como saber? Pode até ser que o prefeito Florentino tenha boa vontade de mudar o quadro, mas vai demorar. E o serviço de mototaxistas, introduzido ainda quando o prefeito era Moraes Sousa Filho e Mão Santa governador… Por que não o regularizam, como já ocorreu em outras cidades menores que a nossa?
Fonte: Jornal “Tribuna do Litoral”
GERADOR DE LUZ , UM GRANDE NEGÓCIO
NOVA PROFISSÃO
Ter um ou mais geradores de alta potência para alugar, principalmente para eventos oficiais virou um grandioso negócio no Piauí. Tem gente que abandonou a profissão e agora vive de alugar gerador. O aluguel é por hora e o pagamento é adiantado.(Pedro Alcântara)
Fecomercio vai levar a Zé Filho, projeto para concluir porto de Luis Correia em 2014
| Valdeci Cavalcante |
O TIME DOS SEM- VOTO
Apostando num racha, Veja diz que prefere Dilma a LuLa
| Não sabia. Ludibrie-me, aprecio |
O ex-presidente Lula disse que está “por fora” do caso de Pasadena. É evidente que Lula não sabia de nada. O negócio foi feito quando ele era presidente da República. A Petrobras, maior estatal do país, era dirigida por Sérgio Gabrielli, seu homem de confiança. A atual presidente da Petrobras, Graça Foster, era diretora de Gás e participante da reunião que decidiu a compra da Refinaria de Pasadena. A presidente do Conselho era a ministra Dilma Rousseff, tão próxima a Lula que ele a indicou para sucedê-lo na Presidência.
Não podia saber, mesmo! (Carlos Brickmann)
|
O inimigo número 2 de Dilma

NO MUNDO DA FOFOCA ZÉ FILHO É O CANDIDATO A GOVERNADOR DO PMDB
Bomba
Para os fofoqueiros de plantão surgiu como um relâmpago, a informação de que Wellington Dias será ministro, levando o PT/PP/PTB a fazer uma aliança com o PMDB, pela qual, Zé Filho seria o candidato, a deputada Rejane a vice e JVC o candidato ao Senado.
Marcelo, que ainda não disponibilizou seus ‘colégios’ eleitorais, seguiria deputado federal.
Vai, Regina!
Nessas especulações, Regina Souza, primeira suplente de Wellington, ocuparia a vaga de senador.
Reviravolta
Uma radical mudança como essa seria uma grande reviravolta no quadro político. O PSB seria obrigado a lançar candidato a governador para garantir palanque ao presidenciável Eduardo Campos e o PSDB poderia finalmente atender à ordem de Aécio Neves e, também, ter o seu candidato próprio.(FONTE:PORTALAZ)
Porto do Piauí: Insistir é burrice
Por: Miguel Dias Pinheiro*
A construção do Porto de Luis Correia parece contagiar a mente de cada governante que senta na cadeira do Palácio de Karnak. O mais recente, Zé Filho, já convocou a equipe para pedir agilidade no recomeço da obra, na qual foram enterrados milhões de reais e que acabou virando “lama marítima”.
A história do porto tem de tudo, passando por licitações viciadas, ausência de estudo de impacto ambiental, improbidade administrativa até chegar à corrupção. Sem se falar no bloqueio de bens de gestores que pelo porto passaram e foram flagrados com a mão na “botija”. Coisa horrorosa!
Mesmo diante desse “caos”, cujo imbróglio está sendo questionado na Justiça Federal, nosso governante insiste na conclusão da obra e, cegamente, não sinaliza para o fato de que toda aquela estrutura está comprometida, condenada tecnicamente pela engenharia. Aquilo lá virou “morada de cupim”, dizem os engenheiros especialistas, como foi o caso do inspetor do Crea, Rodrigo Uchoa (corrosão marítima é como cupim em madeira). A estrutura existente foi corroída e não tem mais condições para viabilizar o recomeço da obra. Tem-se que começar praticamente do zero.
Nas entrelinhas das falas de nossos dirigentes, nota-se que o objetivo é unicamente carrear mais recursos públicos para a obra. Fora a engenharia, ninguém em cada um dos governos do Piauí teve – e tem – a preocupação direcionada para a parte técnica e estrutural do porto, que tem servido nas últimas décadas apenas para se “jogar” dinheiro para virar lama em Luis Correia e “engordar” conta bancária.
Mais do que nunca, é preciso ouvir a voz da razão em relação à construção do Porto de Luis Correia. Não podemos permitir que se continue no Piauí alimentando essa ignomínia, esse aviltamento, essa desonra contra a sociedade. É uma infâmia não admitir-se e reconhecer-se que o tempo inutilizou a estrutura da obra que vem sendo construída há 40 anos. Insistir nisso é desperdiçar dinheiro público, continuar “irrigando” a corrupção na obra do porto.
O mais recente vilipêndio, a última mácula, o maior sacrilégio dos últimos tempos contra foi praticado nos últimos anos, quando colocaram uma estrutura nova em cima de uma antiga sem os cuidados de engenharia como a recuperação dos ferros e demais peças lá existentes há quase quatro décadas. Não é preciso ser nenhum “expert” no assunto, mas o bom senso sinaliza que toda essa construção está contaminada, viciada e imprestável.
Então, quem acredita em uma ação legítima de governo? Ninguém! Até hoje não se discutiu esse porto com a seriedade necessária, colocando os pingos nos “ii”. O único objetivo é tirar, “surrupiar” recursos públicos da União Federal para “enterrar” na obra de maneira irresponsável. Corrigir e evitar novos desmandos, nem pensar!
Li recentemente um estudo técnico de engenharia e fiquei deveras assustado com o assoreamento do Porto de Luis Correia. O assoreamento é um fenômeno muito antigo e existe há tanto tempo quanto existem os mares e rios do planeta. O processo natural evita, por exemplo, que o fundo dos oceanos entupam com milhões de metros cúbicos de impurezas orgânicas. O assoreamento, em verdade, acaba por virar uma “lama marítima”.
Ainda segundo o estudo, para desassorear o Porto de Luis Correia seriam necessários retirar do oceano milhões de metros cúbicos de lama. Para se ter uma idéia, seriam necessários 500 mil caçambas grandes para carregar todo esse lixo orgânico. Isso mesmo, vou escrever por extenso: “quinhentos mil”! Se enfileiradas, daria uma fila gigantescas de caçambas de Teresina a Parnaíba.
O assoreamento afeta a navegabilidade do porto, obrigando sua drenagem e outras ações corretivas. Sem isso, nada feito! O estudo faz uma indagação: “Onde colocar toda essa lama?” Na cabeça dos piauienses, de nós otários, jamais!
Então, qualquer pedido de recursos federais para o recomeço da obra deverá esbarrar em estudo técnico de viabilidade tanto estrutural como econômica junto às esferas federais. Não posso acreditar que a União continue sendo vítima de “calotes”. Todos esses estudos são no sentido de que o porto está definitivamente condenado. Portanto, é “malhar em ferro frio”, perder tempo com um problema irremediável. Insistir no erro é burrice!
(*)advogado
Skate Park: Um projeto abandonado pela Prefeitura de Parnaíba desde 2006
![]() |
| Skatistas no Quadrilhódromo |
Parnaiba Shopping prepara atrações para o final de semana
Para começar, tem o Feirão Newland Veículos que vai até domingo, das 10h às 22h, no estacionamento externo do Parnaíba Shopping. O cliente ainda terá a oportunidade de apreciar boa música em um ambiente agradável. Hoje na praça de alimentação, Tânia Fonteles se apresenta às 19 horas, amanhã (26) à tarde, às 15 horas, é a vez do samba.
Na praça de eventos, o evento Saúde e Bem Estar promove ações de prevenção e motivação para qualidade de vida, amanhã (26), das 10h às 16h, finalizando com a apresentação da Cia de Dança Luiz Filho. No domingo (27), o Parnaíba Shopping vai divertir a criançada com espetáculos teatrais, às 17h, na praça de eventos.
“Eu não vou procurar Mão Santa para fazer um alinhamento político”, declara Marcelo Castro
Madison declarou ao GP1 que Marcelo poderia procurar Mão Santa para um possível entendimento sobre a disputa pelo governo do Estado.
Estudantes da Uespi interditam parte da BR-343 em Campo Maior
Segundo uma aluna que não quis se identificar, além da falta de professores há também problemas na estrutura da instituição.
Alunos de diversos cursos do campus Heróis do Jenipapo, da Universidade Estadual do Piauí em Campo Maior. interditaram a BR-343 na manhã de hoje (26), com o objetivo de protestar contra a falta de professores.
De acordo com os estudantes, as aulas começaram em março, mas nunca funcionaram regularmente. Alunos do curso de história, por exemplo, relataram que só estão tendo apenas uma aula por semana. Segundo uma aluna que não quis se identificar, além da falta de professores há também problemas na estrutura da instituição. “Falta até papel higiênico nos banheiros”, confessou a jovem.
A direção do campus não se encontrava no local para dar explicações sobre a situação denunciada pelos alunos que ficaram no local de 8 horas até 10 horas. *Com informações do Portal Campo Maior.Que fez Wellington Dias coim os 12 bilhões recebidos em 8 anos de governo?!!!
Morto, André Vargas administra o próprio velório
Para o PT, Vargas morreu. Mas é o defunto quem administra o velório, não o seu ex-partido. E o morto quer plateia. Ainda deputado, ele permanecerá nas manchetes enquanto durar o processo de cassação. Com os vazamentos periódicos da PF e as aparições no Jornal Nacional, em vez de morrer para meia dúzia de ex-companheiros, Vargas terá um velório de milhões de pessoas.
Ao abandoná-lo na capela, o PT arrisca-se a pagar o preço das suas contradições. Os defuntos do mensalão tiveram velórios domiciliares. Não foram vestidos às pressas e despachados pelos fundos. Não, não. Absolutamente. Mesmo na prisão, continuam sendo velados na sala de visitas. Vistos à distância, os braços erguidos e a casa iluminada sugerem a ideia de uma festa, não de um velório.
O contraste convida a plateia a refletir: ora, se um mensaleiro é um revolucionário que teve o azar de brigar com o Roberto Jefferson, o André Vargas é um injustiçado que ainda não chantageou o PT adequadamente.
(Blog do Josias)
Secretários do Governo Zé Filho: Por que o silêncio?!
Leitor pede que se pergunte a Zé Filho qual a maneira fácil de falar com alguns secretários da atual gestão.
Porque, excetuando-se Mário Lacerda, da Fazenda, Mirócles Veras, da Saúde, Tony Trindade, da Comunicação, George Mendes, da Sasc, o resto só se for através de sinais de fumaça.
Esses bacanas não atendem os celulares.(Do Portalaz)















