A partir desta quinta-feira (19), a prova de baliza deixa de ser obrigatória no exame prático da CNH categoria B no Piauí. A mudança, prevista em novo manual da Senatran e adotada pelo Detran-PI, também altera o limite de faltas para reprovação e extingue as faltas eliminatórias.
O que aconteceu
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) passou a adotar o novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Com isso, a partir desta quinta-feira (19), a prova de baliza deixa de ser obrigatória no exame para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.
A mudança vale para candidatos que pretendem conduzir veículos automotores de quatro rodas com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg e capacidade máxima de até oito ocupantes, excluindo o motorista. Para as demais categorias de habilitação, a exigência da baliza permanece.
O novo manual também altera o critério de faltas durante o exame prático. Antes, o candidato era reprovado ao atingir quatro faltas. Agora, a reprovação ocorre somente quando o total chegar a 11 faltas.
Outra alteração é a eliminação das chamadas faltas eliminatórias. A partir de agora, o candidato só poderá ser reprovado de forma automática se o examinador constatar, com base em avaliação técnica, que ele não possui condições mínimas de conduzir o veículo com segurança durante a prova prática.