Em uma teleconferência com governadores do Norte e Nordeste o presidente Jair Bolsonaro acertou a liberação, em números, de R$ 85 bilhões aos Estados e Municípios. Um reforço no fundo de Participação dos Municípios e Estados para não atrasarem os salários, além de uma ajuda para a saúde, especialmente no combate ao Covid-19.
Dentre as medidas estão a suspensão da dívida dos estados com a União, que custará 12,6 bilhões de reais, e operações de facilitação de crédito, no valor de 40 bilhões de reais. Com isso, o Piauí retira de sua receita milhões, que seriam usados pagar essa referente dívida. Isso significa que o estado terá mais dinheiro nos cofres. Dizem, quem presenciou a reunião por vídeo, que tinha chefe de estado que faltou chamar o presidente de pai, mas quando vier à mídia é outra coisa.
Não é possível que os governadores do Nordeste irão pagar empreiteiros
Todos esperam que, principalmente os governadores do Nordeste, não usem o socorro financeiro do Governo Federal para pagar empreiteiro para fazer calçamento. Ontem tinha uma turma de empreiteiros lambendo os beiços, como dizemos aqui em nossa região, após o anúncio da verba. Como trata-se de dinheiro federal, o Ministério Público Federal, embora no isolamento do Covid-19, vai ficar de olho nessa turma. Por isso que era interessante não ter eleição esse ano. (Por:Silas Freire)