Obelisco
Já existe gente criticando em Parnaíba a informação de que a Prefeitura pretende construir uma réplica de uma estrutura arquitetônica criada no antigo Egito e conhecida mundialmente como obelisco. Seria no canteiro central do cruzamento das Avenidas São Sebastião com Pinheiro Machado, na rotatória do Mirante. De acordo com um blog local, “a secretaria de serviços urbanos de Parnaíba já tem a planta do projeto deste ‘monumento comemorativo’ que deve incrementar o turismo na cidade”.
Enquanto isso…
Já existe gente achando que o prefeito Mão Santa nem sabe mais o quanto importante seria a prefeitura construir abrigos para passageiros de transporte coletivo da cidade. Os pobres dos usuários de ônibus continuam pegando chuva e sol, enquanto aguardam a condução. Foi promessa de campanha, porque os administradores dos últimos 12 anos nunca deram a mínima para o assunto, não obstante o ex-prefeito Zé Hamilton haver prometido, na campanha de 2004, que esta seria uma das suas primeiras ações, se eleito prefeito, como foi. E até hoje a principal parada de ônibus, no centro da cidade, Praça de Santo Antônio, continua sendo um pé de oiti.
Moto taxistas
Os moto taxistas que estão obedecendo a lei, sancionada pelo prefeito Mão Santa e que gastaram dinheiro para obedecerem ao que diz a legislação, estão achando que foram ludibriados, porque continuam enfrentando a concorrência desleal dos “mototaxistas piratas”, como são chamados. Eles estão irregulares, sem habilitação, mas continuam trabalhando e colocando em risco a vida de passageiros incautos. O prazo para todos se legalizarem já foi esgotado, mas a fiscalização para punir os “piratas” não existe. “Há casos deles trabalhando de bermuda, com tornozeleira eletrônica na canela”, denunciam. Os sindicalizados dizem que vão apelar para o Ministério Público tomar providências, já que a prefeitura não o faz.
Cassado
Fala-se na cidade da possibilidade do vereador Joãozinho Unimagem perder o mandato, dando lugar ao 1º suplente do PSDC, ex-vereador Renatinho da Cepisa. É que João teria trocado o PSDC pelo PRTB, alegando que a agremiação pela qual foi eleito estaria irregular, o que foi negado pelo presidente, Romualdo Seno, que é pré-candidato a governador. Romualdo vê essa possibilidade de Unimagem perder o mandato, enquanto Renatinho da Cepisa está coçando as mãos, ansioso pela volta ao parlamento. É esperar para ver o desenrolar dessa novela.
Arrombamento
Repercutiu na Câmara Municipal o arrombamento feito à Unidade Escolar Edson da Paz Cunha, do governo do Estado, na madrugada do feriado de 1º de maio. “O que falta em nosso Colégio segurança. Não temos vigia durante a noite. E também falta ronda da polícia nessa área, que fica meio escondida”, afirmou um funcionário. O vereador Irmão Marquinho pediu que a Regional de Educação providenciasse vigia, porque “só de registros na delegacia, de arrombamentos anteriores, existem 20 boletins de ocorrência. Nem deu para fazer outro, porque a polícia está em greve. A diretora da Regional de Educação, disse que estava vendo a necessidade de vigilância. “Estou abalado com essa situação. Doe ver que os vândalos entram em nossa escola e quando não encontram nada de valor e destroem o patrimônio público”, lamentou o diretor Alberto Magno.
Evangélicos
Em Parnaíba já são 278 igrejas evangélicas em funcionamento. A informação foi dada no plenário da Câmara pelo vereador Irmão Marquinhos, ao solicitar que fosse aprovada a data de 9 de junho para a realização de uma sessão solene, pelo transcurso do dia do pastor evangélico, que é comemorado no segundo domingo de junho. A sessão seria uma segunda-feira, dia 11. A data não está no calendário oficial do país, mas muitas cidades possuem leis próprias sobre a comemoração. É o caso de Parnaíba, cuja lei é de autoria do próprio Irmão Marquinhos.
Promessas
O prefeito Mão Santa tem dito a interlocutores que está decepcionado com as promessas que já lhe foram feitas e não cumpridas. Segundo ele, foram senadores, deputados federais, ministros, que prometeram recursos, ambulâncias e até agora nada. “Temos que contar é só com o que é nosso”, reclama, ao dizer que até agora só tem um candidato para as próximas eleições: é o sobrinho Zé Filho, que desejar reconquistar um mandato de deputado estadual.
Abandono
Com tantas obras abandonadas em Parnaíba pelo governo do Estado tem gente imaginando qual será o discurso do deputado Dr. Hélio e do ex-deputado Zé Hamilton pedindo votos para Wellington Dias. Somando o abandono das obras com promessas não cumpridas, assinatura de ordens de serviço que não serviram pra nada, vai dar uma porção de votos contra. Até hoje a turma do Parnahyba S. Club espera a reforma do estádio Petrônio Portela.
Fonte:Jornal “Tribuna do Litoral”