A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí está promovendo a campanha “Banho Seguro” com o objetivo de prevenir afogamentos e conscientizar banhistas sobre os riscos associados às atividades aquáticas no estado. A iniciativa surge em resposta às estatísticas alarmantes de afogamentos em diversas áreas, como mar, rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.
Nesta quarta-feira (10), a Diretoria de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil se reuniu com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, cel. José Arimatéia Rêgo, no Quartel do Comando Geral da Companhia. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e ações para a campanha, que incluirá sinalizações em áreas de banho, além de capacitação de permissionários, donos de bares e restaurantes em todo o território piauiense.
As estatísticas destacam que os jovens do sexo masculino são as principais vítimas de afogamentos, e a falta de conscientização sobre os riscos nessas áreas de banho é apontada como a principal causa para a maioria dos casos.
Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, enfatizou que a campanha não se limita à sensibilização do público-alvo, mas também engloba ações práticas, como sinalizações e capacitação. As atividades contarão com a colaboração da Secretaria de Turismo e dos municípios, através das COMDECS ou parcerias com a APPM.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, José Arimatéia Rêgo, ressaltou a necessidade da campanha diante dos números alarmantes de afogamentos. A ação contará com o apoio do secretário de Segurança do Estado, Chico Lucas, que demonstrou preocupação com a questão da prevenção aos afogamentos desde que assumiu a pasta. A campanha visa promover uma cultura de segurança e prevenção, reduzindo os índices de afogamentos no Piauí.
Fonte: Governo do Piauí