Com o objetivo de qualificar profissionais e estudantes, a Faculdade UNINASSAU Parnaíba realizou, na quinta-feira, 19, um curso de capacitação sobre o eSocial na prática em software.
A qualificação aconteceu em parceria com a Fortes Contábil e foi realizada no auditório da Instituição, e contou com representantes de micro e pequenas empresas, Microempreendedores Individuais e demais empregadores.
De acordo com o coordenador de Ciências Contábeis da UNINASSAU, Francinildo Benicio, o eSocial é um projeto do Governo Federal que integra o Ministério do Trabalho, a Caixa Econômica, a Secretaria de Previdência, o INSS e a Receita Federal, com o objetivo de unificar as informações fiscais dos empregadores do Brasil em um único banco de dados.
O sistema foi criado para facilitar o cumprimento das obrigações do empregador com dados fiscais, trabalhistas e previdenciários, além de aumentar a produtividade, reduzir a burocracia no setor produtivo, reduzir custos, processos e o tempo gastos pelas empresas.
Segundo Francinildo o programa está sendo implantado em etapas. A primeira é a informação de dados dos empregados das grandes empresas, a partir de setembro, os empregadores das micro e pequenas empresas poderão incluir informações sobre seus trabalhadores e vínculos com as empresas.
A partir de novembro, até o final de 2018, os empregadores deverão incluir também os dados referentes às remunerações dos trabalhadores e assim, realizar o fechamento das folhas de pagamento no ambiente nacional. Fonte: UNINASSAU. Foto: UNINASSAU. Edição: APM Notícias.