Capitania dos Portos abre as portas para visitação de estudantes

A Capitania dos Portos do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (01)o cerimonial à Bandeira, com a execução do Hino Nacionalsolenidade que contou com a presença da turma do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e Grupo de Escoteiros do Mar (Gemar).

O ponto de maior interesse dessa visita para os estudantes da APAE foi conhecerem de perto os equipamentos de navegação, o material de salvatagem como coletes e o passadiço da Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha LAEP 10 Parnaíba , utilizada nas ações de fiscalização do tráfego aquaviário e em apoio ao ensino profissional marítimo da área de jurisdição da Capitania.

O Capitão de Fragata Dante, Capitão dos Portos do Piauí, falou que foi uma honra receber essas crianças e enfatizou que é necessário ressaltar esses valores dos símbolos que estão sendo esquecidos. “É  uma alegria ver o entusiasmo destes alunos da APAE, porque eu tenho carinho muito especial por eles”.

De acordo com o Capitão de Corveta do quadro técnico, Deusmar Santos de Moraes, a cerimônia à Bandeira vai acontecer semanalmente.   “Vamos realizar todas as quintas-feiras a cerimônia, resgatando essa tradição, para não perder e manter sempre vivo o patriotismo. Realizamos também, após a cerimônia, o desfile militar. A Marinha é uma das instituições mais conservadoras das suas tradições como: cerimonial, hierarquia, procedimentos militares e as boas apresentações de uniformes. Também é um momento em que o Capitão dos Portos tem um contato com sua tripulação e faz algumas recomendações”, explicou o Capitão de Corveta.

Em seguida, alunos e professores do APAE e Gemar, puderam ainda conhecer as instalações físicas da Capitania e aprenderam sobre a necessidade da utilização do colete salva-vidas. Eles receberam também orientações para uma navegação segura, tornando-se multiplicadores dessa informação junto aos seus pais e familiares.

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.