Nessa terça-feira (12), uma carga de madeira pertencente a uma madeireira localizada no Bairro São Benedito, em Parnaíba, foi apreendida. Segundo o Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar em Parnaíba (2ª CIPA), os militares solicitaram a interrupção do descarregamento no estabelecimento.
A CIPA informou que o veículo estava carregado com 31.500 quilos de madeira maçaranduba serrada em ripas e angelim vermelho, serrado em sarrafos, pranchas, vigas e vigotas. O material tinha origem no estado do Pará e seria levado posteriormente para a unidade da empresa em Cocal.
O IBAMA foi informado sobre a situação e constatou ilegalidades na carga, pois a madeireira em questão não tem autorização para receber o material.
O caminhão carregado com a madeira ilegal foi encaminhado para o pátio do IBAMA. O responsável pelo material deve responder por infringir as normas ambientais.
Comercialização de madeiras maçaranduba e angelim vermelho
As madeiras maçaranduba (Manilkara spp.) e angelim vermelho (Dinizia excelsa) não são proibidas de serem comercializadas no Brasil. No entanto, sua exploração, transporte e comercialização são regulamentados por órgãos ambientais, como o IBAMA e as secretarias estaduais de meio ambiente.
Essas espécies, como muitas outras madeiras tropicais, estão sujeitas a um controle rigoroso para evitar o desmatamento ilegal e garantir a sustentabilidade das florestas. (Lucas Zadoque)