Cidade
Clube do talento realiza uma noite com palestra e diversão

A noite com as participantes do Clube dos Talento tem diversão garantida com boas risadas, bons papos e além de muita música. Nessa segunda-feira (04) foi realizado mais encontro com as mulheres do Clube dos Talentos, na casa da presidente Sueli Hermann, no bairro Campos com palestra e karaokê para soltar a voz.
A palestra ficou por conta da Rita de Cássia Soares, administradora e funcionária da Caixa Econômica que falou sobre valorização em conjunto. Foi um momento de reflexão para que elas possam valorizar o movimento do qual fazem parte.
E dentro dessa valorização buscar serem felizes, ter harmonia no grupo e criar laços de amizade, de amor e de aceitação. “Sempre valorizando a outra e se colocando no lugar dela. E criar sempre um bom relacionamento em grupo”, disse.

A noite também proporcionou um momento especial com karaokê que algumas cantaram e animaram ainda mais o encontro. No final foi servido comes e bebes deixando a todas bem à vontade para cantarem.

O encontro também fez uma surpresa para duas belas aniversariantes do Clube do Talento, Tereza e Marlene que estavam completando mais um aniversário.










Polícia Civil investiga caso de feto humano encontrado no lixão de Parnaíba

Catadores de lixo encontraram um feto humano dentro de uma sacola na manhã desta terça-feira (05), no aterro sanitário de Parnaíba, na BR-402.
O feto humano foi encontrado dentro de uma sacola por catadores que estavam fazendo a coleta seletiva. Em seguida eles comunicaram à para a polícia o ocorrido, que se descolocou ao local e comunicou ao Departamento de Polícia Técnica Científica no final da manhã.
O perito criminal Eduardo Gonçalves informou ao Portal Costa Norte que o feto cabe na palma da mão e que estava protegido pelos catadores para evitar a ação de urubus.
Após este procedimento o feto foi removido para o IML de Parnaíba. Segundo o perito Eduardo não tem como se saber ainda se tratar de um aborto espontâneo ou provocado. Fonte: Daniel Santos/PCN Foto: Edição: APM Notícias.
Vereador Joãozinho do Trânsito pede instalação de câmeras de monitoramento na cidade
Na abertura das sessões ordinárias da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (4), o vereador Joãozinho do Trânsito (PSL) apresentou e teve aprovados por seus pares 3 requerimentos de suma importância para a população parnaibana, dentre os quais o que pedia o encaminhamento de expediente ao prefeito municipal, Mão Santa, solicitando as providências para a instalação de câmeras de monitoramento em Parnaíba, nos pontos de concentração de pessoas e veículos, bem como nos sinais luminosos no centro da cidade e nos demais lugares que se fizerem necessário.
Em aparte do vereador Irmão Marquinho disse que em vários outros municípios, menores que Parnaíba, já foram instalados tais câmeras em pontos estratégicos, o que ajuda bastante na segurança pública. “No ano passado fizemos este pedido ao prefeito, e hoje reforçamos esta solicitação, nos associando ao seu requerimento”, disse Marquinho.
Joãozinho do Trânsito pediu ainda que o setor competente da prefeitura providencie a a adequada poda das árvores dentro da cidade, “pois no período chuvoso é constante a queda delas, atrapalhando a fiação elétrica e os veículos. H[á reclamações de que poda realizada pela CEPISA é inadequada, porque só protege a fiação elétrica, com a poda sendo feita apenas de um lado da árvore, o que facilita a queda delas.
Finalizando, João do Trânsito pediu que a Prefeitura realize a construção do prolongamento da Avenida Padre Raimundo José Vieira, iniciando do aeroporto Dr. João Silva, passando pelo povoado Floriópolis, Estação Floriópolis, loteamentos Conviver, Petrus e Conjunto Residencial Caminho da Alvorada.
Vereadora Neta solicita redutores de velocidade para estrada de acesso ao Portinho
Na primeira sessão ordinária do ano 2019, na noite desta segunda-feira(4), a vereadora Neta Castelo Branco de Sousa apresentou e foram aprovados pelo plenário da Câmara Municipal, dois requerimentos de sua autoria, solicitando o envio de correspondência ao prefeito Mão Santa e à secretária municipal de infraestrutura Gracinha Moraes Souza, para que seja feita a iluminação pública na extensão da avenida São Sebastião após a Facoe, nas entradas dos Conjuntos Colina do Alvorada e Raul Bacellar, na rua projetada 211 (ao lado da Vila olímpica), em caráter de urgência.Ela lembrou, em sua justificativa, que a falta de iluminação pública aumenta a insegurança no local, onde residem em torno de 4 mil pessoas.
No outro requerimento Neta pede ao prefeito Mão Santa e ao secretário municipal de transportes, trânsito e articulação com as forças de segurança, Maurício Machado, que sejam tomadas providências no sentido de que sejam colocados redutores de velocidade na avenida Dr. João Silva até o portinho, de acordo com a necessidade da via.
“Agora iremos diligenciar junto aos setores competentes da Prefeitura Municipal, para que essas demandas sejam atendidas, por serem todas de relevância ao interesse da coletividade”, destacou a vereadora.
Aberto o cadastramento para ambulantes no Carnaval de 2019 em Parnaíba

Quem deseja ter espaço para vender seus produtos, bebidas e lanches, durante o período de carnaval em Parnaíba deve ficar atento ao prazo de cadastramento.
Desde esta segunda-feira, dia 4, até o dia 15 os ambulantes podem se dirigir à Superintendência de Cultura, localizado na Avenida Presidente Vargas 398, Centro, das 8h às 13h.

No cadastramento, os interessados devem comparecer à superintendência com a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. As inscrições são gratuitas.
População vai apelar para Wellington Dias sobre situação abandono da Escola Senador Chagas Rodrigues
Membros do Conselho Escolar Senador Chagas Rodrigues (CESCR), formulou um Abaixo-Assinado encaminhado ao governador Welliington Dias (PT), solicitando em caráter de urgência a reforma da escola. Encabeçam o documento a Comunidade Paróquia de Santana, professores e servidores do CESCR, a comunidade vizinha ao colégio, além de pais de alunos que foram alocados em outras escolas e ex-alunos.
Semana passada o vereador Carlson Pessoa (PPS) esteve na escola verificando as condições de abandono do local, quando conversou com a população que lhe relatou vário outros problemas que surgiram com o prédio vazio, como aumento da criminalidade.
“Vamos assinar este documento contra o descaso do governo com a educação dos nossos jovens”, frisou Juçara Oliveira.
O conselho do CESCR pede que quem desejar assinar o documento, pode procurar a Juçara Oliveira por meio do telefone: (86) 9 81495446.
Parnaíba Shopping lança campanha para celebrar o 5º ano de inauguração
O Parnaíba Shopping Center celebra o seu aniversário de 5 anos neste mês de fevereiro e lançou a campanha: 5 anos, 5 motivos para comemorar o maior polo de negócios da região norte do Estado.
A ideia é enaltecer o empreendimento que contempla hoje mais de 50 lojas e um cinema com capacidade de 590 pessoas, que é, sem dúvidas, um atrativo a mais para os turistas que visitam o litoral do estado. Sorteios nas redes sociais, corte do bolo, jantar comemorativo e palestra para os lojistas estão na programação para esse mês.
Música, alegria e animação marcaram neste domingo (3) a feijoada do Bloco Sem Futuro

O aquecimento para o carnaval 2019 em Parnaíba está só começando. O bloco mais campeão do carnaval parnaibano realizou neste domingo (03) sua feijoada tradicional, na Sede do Bloco, localizada na Rua Prudente de Morais na casa da Dona Tunica. O intuito foi dar o ponta pé inicial das vendas de Abadás.

James Soares, presidente do Bloco Sem Futuro, desde fundação em 2010, falou sobre o propósito da Feijoada, informando que a realização da feijoada “é uma forma de divulgarmos o abadá do bloco e colocar para comunidade a realização do nosso evento. Todo dinheiro arrecadado será investido na produção do desfile do Bloco”.

Além da animação e boa música, alguns foliões já estavam com Abadá do Bloco; outros, adquiriram na hora. Com pouco tempo de existência, o bloco conta com cerca de 500 participantes.
O Bloco Sem Futuro é 5 vezes campeão, tendo conquistado o título por cinco vezes consecutivas . “Estamos confiantes, como sempre, mas nossa intenção é ir pela folia mas, vamos sim buscar o título e lutar pelo hexacampeonato”.

Para garantir seu abadá e seu lugar atrás do Bloco, a coordenadora Francisca Fernandes disse que os abadás estão prontos. “O abadá adulto vai custar R$20,00 com copo; já o abadá infantil R$18,00. Eles estão sendo vendidos na sede Bloco, que fica na Rua Prudente de Morais 392, bairro São Francisco”.

O evento contou a participação do primeiro patrocinador do Bloco Sem Futuro, o empresário Ricardo Alves, proprietário do Junior Veículos e Claudio Dono do Fuscão Preto, além de vários participantes do Bloco.
Fotos e Texto: Camila Neto






Mestrado em Direito da UFPI tem inscrições abertas até 7 de fevereiro

A Universidade Federal do Piauí e a Escola Superior da Magistratura do Piauí estão com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, nível Especialização, em Direito Público e em Direito Privado, na modalidade presencial.
Os interessados têm até o dia 7 de fevereiro para efetuarem a inscrição, no site da Esmepi (www.esmepi.org.br).
O diretor da Esmepi, desembargador Evaldo Moura, explica que o candidato cursará as duas especializações e serão expedidos dois certificados: um em Direito Público e outro em Direito Privado, com carga-horária de 450 horas-aula, cada um.
O curso é voltado para graduados em Direito e serão ofertadas 50 vagas, com previsão de início das aulas ainda no mês de fevereiro de 2019.
Os servidores do Judiciário (estadual e federal) têm desconto de 20% sobre o valor do investimento. Para mais informações, acesse o site do Esmepi.
Fonte: Ascom
Secretaria Municipal de Saúde mobiliza equipes contra dengue em Parnaíba

Um mutirão contra a dengue está sendo realizado pelos diversos bairros de Parnaíba. A equipe é composta por profissionais da Secretaria da Saúde, entre agentes de combate a endemias, fiscais da Vigilância Sanitária e agentes comunitários e conta com apoio da população.
De acordo com a Coordenadoria da Vigilância Ambiental, as residências, empresas e repartições públicas estão sendo visitadas e os agentes procuraram passar orientações preventivas aos moradores e realizaram o trabalho de busca e eliminação de focos.
A ação tem o intuito de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. Fonte: Jornal da Parnaíba. Foto: JParnaíba. Edição: APM Notícias.
Vereadores se destacam pelos trabalhos desenvolvidos na Ilha Grande

Com importantes projetos e solicitações de melhorias para as regiões do Município de Ilha Grande podemos destacar o trabalho dos Vereadores, *Vereadora Cristiane Santos ( PR ) e Vereador Frank *Costa( PR ).
Os vereadores vem trabalhando quando o assunto é trabalho em prol da população. Destacamos o Vereador Frank que tem um trabalho voltado ao esporte Ilha Grandense e outras ações que beneficia as comunidades. Quando falamos da vereadora Cristiane que possui um trabalho reconhecido e voltado para as ações sociais. Podemos destacar seu trabalho com expedição de documentos como carteira de trabalho, identidade e outros trabalho dentro do município.

Ficou conhecida popularmente como vereadora das identidades, sendo expedidas mais de 1.500 (mil e quinhentos) identidades no município e também prestando apoio e assistência à população através de apoio à obras estruturantes conseguindo também emendas parlamentares destinadas por Deputados.
Os Parlamentares possuem um trabalho bem parecidos e sempre ouvindo as reivindicações da população. Indo ao encontro dos eleitores na maioria das vezes como uma uma espécie de gabinete itinerante e percorrendo os quatro cantos da cidade e zona rural.

A população do nosso país está clamando mais uma vez a renovação ampla nos mais de 5 mil municípios brasileiros. Será que em 2020 pode ocorre por meio desse dos dois parlamentares a renovação necessária para que possa melhorar a vida da população de Ilha Grande ?
Escolas de samba de Parnaíba dão início aos ensaios para o Carnaval de 2019

Neste sábado (02) tem ensaio da escola de samba campeã do carnaval de 2018. A Nova Parnaíba no Samba realiza ensaio logo mais às 20h em sua sede situada na Rua Josias de Moraes Correia no bairro Nova Parnaíba.

No domingo, dia 3, é a vez do Bloco sem Futuro realizar sua feijoada à rua Prudente de Morais no bairro São Francisco a partir do meio-dia.

No dia 4, segunda-feira, a Unidos da Ponte realiza ensaio a partir das 20h no Mendonça Clark enquanto a Nova Parnaíba no Samba realiza seu ensaio no bairro São Francisco, os dois a partir das 20h. Fonte: SupCultura. Fotos: Proparnaiba/PMP. Edição: APM Notícias.
Caixa Econômica em Parnaíba é alvo de reclamações de clientes

O mês de fevereiro começou com muito transtorno para quem precisa utilizar os serviços da agência da Caixa Econômica Federal situada na Praça da Graça, em Parnaíba.
Tradicionalmente uma das unidades bancárias de maior movimento na cidade, esta agência costuma registrar filas desde as primeiras horas da manhã, com pessoas aguardando o início do expediente.
Nesta sexta-feira (01) ocorreram muito movimento e reclamações na área dos caixas eletrônicos. Segundo relato de um internauta, apenas três terminais de autoatendimento estavam em operação no início da manhã da sexta-feira, sendo que apenas cédulas de dois reais encontravam-se disponíveis para saque.

Recentemente, o Ministério Público do Piauí, através do promotor Cristiano Peixoto, chegou a fazer uma fiscalização com foco no direito do consumidor, relacionado com o atendimento nas agências bancárias de Parnaíba. No entanto, ainda são muito comuns as reclamações de clientes a respeito do longo tempo de espera para o atendimento. Fonte: Portal Costa Norte. Fotos: Costa Norte/PP Edição: APM Notícias.
Cepisa vai deixar Parnaíba às escuras no domingo por vinte minutos

A Cepisa anunciou nesta sexta-feira (1º ) que em decorrência de uma manutenção corretiva e preventiva em equipamentos internos vai interromper o fornecimento de energia elétrica nesse domingo, dia 03 de fevereiro, entre 5h30 e 5h50 quando serão afetados os bairros Santa Luzia, Bebedouro, Nova Parnaíba, São José, São Francisco, povoado de Ilha Grande de Santa Isabel, Ilha Grande do Piauí, Tatus, Pedra do Sal e Labino.

Serão afetados ainda os bairros Ceará, centro, Carmo, Cantagalo, Rodoviária, Residencial Pinheiro Machado, Cohab, Pindorama, Fátima, Bela Vista, Campos, UFPI, Hospital Dirceu, UESPi, Detran, Broderville, Sabiazal, FAHESPI, Dom Rufino I, II e III, Joaz Sousa, Tabuleiro, Morada dos Ventos, São Vicente de Paula e Rosápolis. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do tempo previsto o restabelecimento da energia deve se dar imediatamente. Fonte: CEPISA. Fotos: CV/ Proparnaiba. Edição: APM Notícias.
Agespisa suspende cobrança de esgoto em Ilha Grande por dois meses

A situação fez até com que os moradores realizassem uma manifestação em frente à sede da estatal no município, no dia 11 de janeiro. No dia, além de reclamarem da cobrança do serviço de esgoto no talão (50% a mais em cima do valor do consumo no caso residencial), muitos denunciaram também a instabilidade no abastecimento de água no município.


No último dia 25 de janeiro a Câmara Municipal de Ilha Grande realizou uma audiência pública para tratar sobre o assunto. Diante dos vereadores, os representantes da Agespisa garantiram também que nos casos das residências onde existam comprovadamente irregularidades e que mesmo assim tiver ocorrido cobranças no talão de janeiro, o valor pago será creditado em contas futuras.
Ilha Grande é a primeira cidade do Brasil com 100% dos barcos com caixas de dejetos




Fonte: DECOM / Ilha Grande
99 amplia operação no Piauí e abre cadastro no litoral do estado

A 99 – empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing – está com cadastro aberto para motoristas 99Pop (modalidade de carros particulares da empresa) no Litoral Piauiense. A expectativa é gerar oportunidade de ampliação de renda para os condutores nas cidades de Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas, Parnaíba, Piracuruca, São João da Fronteira e São José do Divino.
O aplicativo de mobilidade, que já opera em Teresina há mais de um ano e está presente em mais de 1 mil cidades brasileiras, chega ao litoral do Piauí para ampliar a oferta de transporte rápido, seguro e com preços menores.
Como fazer o cadastro
Para realizar o cadastro, é necessário que o motorista inclua em sua CNH o EAR (Exerce Atividade Remunerada) e tenha um carro com quatro portas e data de fabricação a partir de 2010. A 99 também oferece cursos online de preparação, com orientações sobre como aumentar os ganhos, dicas de segurança e de como tratar os passageiros.
Os interessados podem iniciar o cadastro no site da 99 em http://99app.com/ ou no aplicativo “99 para Motorista”, disponível na Google Play, para smartphones com sistema Android, ou na App Store, para aparelhos iOS.
Dicas e orientações sobre como ser um bom motorista em https://motoristas.99pop.com.br/novascidades99/
Fonte: Cidade Verde
Abertura do ano legislativo amanhã(1º) terá a presença do prefeito Mão Santa
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, confirmou presença nesta sexta-feira, pelo 3º ano consecutivo, na Câmara Municipal, para a abertura do ano Legislativo. “A legislação me permite indicar um representante, mas faço questão de estar presente”, disse o prefeito.
Na ocasião o prefeito fará uma prestação de contas das realizações do seu governo, durante o ano de 2018 e também falará do planejamento das ações para este ano. De acordo com o secretário da chefia de gabinete, professor Israel Correia, o prefeito deverá ler um relatório resumido de tudo o que foi realizado por cada secretário e superintendente. “Mas, prefeito gosta de surpreender e, de repente, poderá fazer um discurso de improviso”, pontuou Israel. O horário da sessão desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, é ao meio dia.
Na próxima segunda-feira, dia 4, vai acontecer a primeira sessão ordinária, com a eleição dos membros da comissões técnicas, que contempla todos os 17 vereadores da Câmara. O horário regimental de início da sessão é 18:30hs.
Empresa que vai administrar matadouro em Parnaíba será conhecida até 20 de fevereiro

O superintendente da Secretaria de Abastecimento da Prefeitura de Parnaíba, Ismael Abreu, esteve reunido com o vereador Carlson Pessoa e tratou sobre a empresa que vai gerenciar o matadouro municipal.
Abreu disse que o município havia enfrentado algumas dificuldades para dar encaminhamento ao processo licitatório devido a falta de repasse dos relatórios financeiros por parte da equipe da gestão passada.
Estes problemas já foram solucionados e o resultado do processo licitatório com o nome da empresa vencedora do certame para colocar o prédio em pleno funcionamento, deverá ser divulgado até o dia 20 de fevereiro. Fonte: BPessoa. Fotos: Edição: APM Notícias.
Aula inaugural tem como objetivo apresentar a plataforma de estudos e os procedimentos da Instituição








