Foi preciso que a Assembléia Legislativa do Piauí tivesse a iniciativa para que o escritor renomado Assis Brasil fosse lembrado pelo Poder Legislativo Parnaibano,que pretende homenageá-lo, pelos seus 80 anos, com a Medalha do Mérito Legislativo.
Assis Brasil é da Academia Brasileira de Letras, com inúmeros livros publicados, alguns permanentemente assunto de vestibular, tendo participado nos últimos 3 anos, de todos os SALIPA – Salão do Livro de Parnaíba, aqui realizados na nas comemorações de aniversário da cidade.
Falou-se, durante muito tempo, que ele teria ido embora de Parnaíba há muitas décadas, bastante chateado, por não ter sido bem entendido por uma família “tradicional” de Parnaíba, que é citada em seu livro Beira Rio, Beira Vida. Ele teria dito que jamais voltaria à sua terra berço.
Perguntamos isso a ele, em entrevista. Ele negou tal afirmação. O certo é que Assis Brasil, assim como Evandro Lins e Silva, são parnaibanos que deveriam estar sendo lembrados, sempre.Assis como outros, uns que já se foram e outros que só serão lembrados quando “descerem nas cordas”.
Diversos
Sabem em que vai dar a greve dos professores do Piauí? Em absolutamente nada!
Compare:Assembléia em Parnaíba e Assembléia em Teresina(foto abaixo)
Se depender dos professores de Parnaíba, filiados ao Sindicato dos Professores do Estado do Piaui, SINTE, a paralisação dos professores, iniciada dia 27 de fevereiro, vai terminar em absolutamente nada.Assim como ocorreu no ano passado, quando encheram de promessas os diretores do Sindicato da Categoria em Teresina e eles retornaram para as salas de aula com as mãos abanando. Promessas não cumpridas, diga-se. E aliás, antes que eu me esqueça: quem vive de promessas é santo.Coisa que professor não é.
O SINTE – Regional de Parnaíba, num universo de dois a três mil professores, possui apenas cerca de 700 filiados, entre ativos e inativos. Destes, compareceram à última Assembléia na sede do Sindicato, apenas 27. Pude constatar isso, “in-loco”.
Segundo a professora Zeneide Machado, que já presidiu o SINTE local e agora é vice presidente do Sindicato Estadual, “essa pouca participação de professores no Sindicato, não é por falta de confiança no trabalho e sim, acomodação. Todos (ou quase todos) ficam em casa esperando que o pessoal de Teresina consiga alguma coisa, porque o que for conquistado lá, beneficia a todos”. Concordo plenamente. Sempre foi assim. Só que nos últimos tempos, ao invés da categoria haver aumentado seu grau de consciência política, tem regredido, não obstante hoje existirem vários professores novos, jovens, recém saídos da UESPI, que já chegam à sala de aula tão “tronchos” quanto os velhos.
Proposta Indecente e debochada
O governo de Wilson Martins, parece que escolheu a dedo essa tal Átila Lira para ser secretário de Educação. Qual a preocupação que um político tradicional teria com a educação? Ele tem sim, com a Faculdade Particular dele. Ele é empresário do ramo. E só.
Além de querer acabar com a regência de classe, o governo quer dar aumento apenas e tão somente para professor Classe A, “que nem existe mais, todos estão aposentados. Os que existem estão se aposentando.Ho está todo mundo graduado ou se graduando”, disse a professora Zeneide Machado.
Por hoje é só. Enquanto durar a greve, estaremos sempre comentando este assunto.
Wellington Dias corre risco de ser condenado e perder seus direitos políticos para pleito de 2014
O senador Wellington vai enfrentar a rígida Lei da Ficha Limpa, em processo de malversação de dinheiro público, praticado por ele quando governador do Piauí. O senador do PT já está enquadrado na Lei Complementar número 135 conhecida como Lei da Ficha Limpa, por improbidade administrativa.
O crime cometido pelo então governador Wellington Dias, diz respeito aos recursos transferidos para a conta única do estado, provenientes de convênios entre o governo do estado e o DNOCS, bem como com a Fundação Nacional de Saúde, por meio da secretaria de infraestrutura em agosto de 2007 e maio de 2008.
Servidores da educação fazem manifestação e queimam proposta
Os trabalhadores em educação no Piauí realizaram na manhã desta quinta-feira (08) uma grande manifestação para protestar contra a proposta do Governo do Estado, que quer acabar com a gratificação de regência dos professores, além disso é acusado de não cumprir a lei do Piso Nacional da Categoria. Os trabalhadores foram até o Palácio de Karnak e a manifestação culminou com a queima da proposta do governo na avenida Frei Serafim.
A manifestação teve início após uma assembléia geral no Teatro de Arena, quando a categoria em peso protestou contra o governador Wilson Martins por prometer aos trabalhadores em Educação o pagamento do piso nacional, apresentando uma proposta sem aumento para a categoria. E o que há é um projeto de lei pronto para ser encaminhado aos deputados na Assembleia Legislativa, onde termina de retirar o único direito que nos restou entre as gratificações que existiam no plano anterior – a regência dos professores.
Cai o homem do Ibama do ‘Caso Propina’ no Piauí
Vereador solicita vigias para Praças da Graça e Santo Antônio
O vereador Gustavo Lima, PTB, apresentou ontem e fez aprovar em primeira votação, requerimento solicitando que a administração municipal tome alguma providência com relação ao que vem ocorrendo nas praças da Graça e Santo Antônio, se possível colocando vigias, “porque estão transformando nossos logradouros públicos em dormitórios.Redes são armadas na praça, isto quando os “dorminhocos” não procuram as sombras das árvores para uma madorna.
“Nós já constatamos isso algumas vezes, cedo da manhã, quando saímos para fazer nossas caminhadas”, disse Gustavo, alertando o prefeito para que tome alguma providência, sob pena de fazerem nas duas principais praças de Parnaíba, com o que já fizeram com a Praça da Santa Casa.
ESTADO DO PIAUI NÃO DÁ MAIS CONTRACHEQUES
Definitivamente, o governo do Estado aboliu o contracheque de papel. Aquele que era fornecido pelo órgão onde o servidor trabalha. Agora, quem quiser contracheque vai ter que entrar na internet e tirar uma cópia. Quem não tiver computador, sem dúvidas deverá recorrer a uma lan house e pagar R$ 1,00(um real) para adquirir o holerite.Informações do jornalista Pedro Alcântara.
O Governo Wilson Martins poderia também aproveitar a deixa, neste surto de modernidade e economia de papel, para pagar às clínicas e laboratórios de Parnaíba, a fim de que todos os servidores voltassem a ser atendidos com o seu planto de saúde PLAMTA e IAPEP/Saúde.
Polícia Civil de Parnaíba na berlinda
Secretário Robert Rios Magalhães
O Secretário de Segurança Pública do Estado, Robert Rios Magalhães, está em Parnaíba desde as primeiras horas de hoje, com cerca de 50 homens, para fazer uma varredura na bandidagem e também dentro dos próprios quadros da polícia civil da cidade, que está carecendo, há muito tempo, de alguns “reajustes”, segundo reconheceu o próprio secretário Rios, em recente entrevista.
Quem sabe se conduzir como policial civil e quem não sabe, são todos conhecidos do secretário de segurança. Não adiante prender bandidos traficantes ou usuários de drogas, sem mexer também com alguns policiais que, às vezes, têm postura que a sociedade condena.
Quem não conhece os policiais civis de Parnaíba que deveriam estar fora há tempos? E não adianta tapar o sol com uma peneira.
Aguardemos os fatos.
MENSAGEM PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O dia 8 de março, dia internacional da mulher, é o marco de grandes conquistas e feitos realizados pelas mulheres que ao longo do século 20 demonstraram com fatos e feitos sua igualdade de direitos na sociedade.
Estudantes de Nutrição promovem 4ª feira de alimentos funcionais
Foto: Ao meio a Coordenadora Sabrina ladeada por alunas
Os estudantes do 3º bloco do Curso de Nutrição da Faculdade Piauiense (FAP) promoveram hoje, no pátio da Prefeitura de Parnaíba, a 4ª Feira de Alimentos Funcionais, objetivando trocar informações sobre os benefícios deste tipo de alimentos, que servem para prevenir o organismo de possíveis doenças.
Foi uma exposição e degustação dos alimentos por eles elaborados, que teve a participação de várias pessoas, não só funcionários da prefeitura mas também pessoas que eventualmente por lá passavam para cumprir algum tipo de compromisso.
A equipe de estudantes tinha à frente a Coordenadora do Curso de Nutrição, professora Sabrina Almeida. Segundo ela, os alimentos preparados para os alunos “não servem para emagrecer, mas para prevenir de possíveis doenças”.
Governo do Piauí apresenta aos professores “proposta debochada e indecente”: A Greve continua
Vice-presidente do SINTE-PI, Zeneide Machado e Nádia, do Sinte Parnaíba na Assembléia de hoje
Em reunião hoje na Secretaria Estadual de Administração, em Teresina, entre professores, representantes do SINTE- PI e autoridades do governo Wilson Martins, ao secretário Paulo Ivan(administração), surpreendeu a todos apresentando “uma proposta onde pretende acabar com a gratificação de regência de classe da categoria, que é uma conquista antiga”. A negociação foi acompanhada pelo secretário Átila Lira.
De acordo com um documento distribuído durante uma Assembléia realizada agora à tarde, no SINTE, Regional de Parnaíba, o “governo quer incorporar a gratificação, transformando-a em vencimento, para que ela complemente o piso nacional, que era para ser pago desde o início do ano.
Para a presidente do SINTE- Piaui, Odeni Silva, o que o governo fez foi um retrocesso e ela acredita que a proposta, considerada também imoral, sequer será analisada pela categoria.
Em Parnaíba, a representante do SINTE, Nádia Araújo, reuniu um grupo de professores na sede do sindicato para dizer da necessidade dos professores de Parnaíba ajudarem a fortalecer o movimento, não só cruzando os braços, mas também indo às ruas para
Foto:Professores em Assembléia na sede do SINTE, nesta quarta feira
DENÚNCIA: Governo do Piauí não conclui casas construídas pela ADH
Turma de administração lança livro “Dicionário de vidas”

EMPA e Centro de Zoonoses recolhem animais abandonados em feiras
DEU NA IMPRENSA:
Ex-prefeito de Ilha Grande do Piauí é condenado por improbidade
Professores preparam ‘greve nacional’ de 3 dias
Prédios da prefeitura depredados e utilizados para prostituição e consumo de drogas
Adquiridos pelo ex-prefeito Paulo Eudes, que tinha como secretário de cultura o advogado e presidente da Academia Parnaibana de Letras, Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos, vários prédios localizados no centro histórico de Parnaíba encontram-se depredados e estão sendo utilizados para a prática de atos sexuais e consumo de drogas. Eles fora adquiridos no mesmo “lote” daquele que hoje serve como sede do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba.
Ontem, o assunto entrou em pauta, através de um requerimento do vereador João Câncio Neto, que solicitou ao Executivo Municipal a recuperação dos prédios do Centro Histórico de Parnaíba pertencentes à municipalidade que atualmente encontram-se abandonados e estão sendo utilizados para práticas escusas. “É do conhecimento de todos que, infelizmente, estes locais hoje estão sendo utilizados para a prática da prostituição e se transformando nas pequenas cracolândias da Parnaíba”, justificou o autor do pedido.
Câmara Municipal:Café da manhã para as Mulheres
Na sessão de ontem da Câmara Municipal de Parnaíba, quando da aprovação de aumento salarial para a Guarda Civil Municipal, a presidente da Casa, vereadora Neta Castelo Branco, enalteceu o trabalho realizado pelas mulheres que compõem o quadro, reconhecendo as dificuldades e o preconceito por elas enfrentados, quando da entrada nos quadros da categoria das representantes do sexo feminino.
Ela também anunciou que nesta quinta feira, Dia Internacional da Mulher, a Câmara vai oferecer um café da manhã às funcionárias da Casa, “pra elas e para outras ou outros que por acaso aqui comparecerem”, disse a presidente.
Vereador denuncia ilegalidades praticadas no Detran de Parnaíba
Greve na Educação:Adiada para amanhã Assembléia dos professores em Parnaíba
A Assembléia Geral que trataria da greve na Educação, que estava marcada para a tarde de hoje, na sede do SINTE-PI, Regional de Parnaíba, foi adiada para amanhã, no mesmo horário.”O Governo do Estado não recebeu o SINTE em Teresina na manhã de hoje, conforme estava marcado, portanto estamos adiando a nossa Assembléia Geral para amanhã, no mesmo horário”, justificou a professor Nádia Araújo, do SINTE- Parnaíba.
A reunião entre a diretoria do Sinte-PI e o secretário de Educação do Estado Átila Lira e da Administração Paulo Ivan marcada para às 10 horas de hoje foi adiada para amanhã no mesmo horário.
O adiamento foi pedido pelo secretário em contato telefônico com a direção do Sinte-PI já na manhã de hoje, mas os motivos não foram comunicados.
Nesta reunião deverá ser discutida uma proposta do Governo do Estado para os professores com o objetivo de acabar com a greve dos trabalhadores em Educação que foi iniciada no dia 27 de fevereiro.Informações:Cabecadecuia
















