Diversos
Merlong celebra aprovação do fim da escala 6×1: “vitória histórica dos trabalhadores”

Merlong Solano comemora o fim da escala 6×1
O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) comemorou, nessa quarta-feira (27), a aprovação do projeto que prevê o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar classificou a votação como uma “vitória histórica” para os trabalhadores brasileiros.
Segundo Merlong, a proposta representa um avanço importante na legislação trabalhista e deve garantir mais qualidade de vida, descanso e tempo com a família para milhões de trabalhadores.
“Com 472 votos, acabamos de aprovar a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6 em 1, sem redução de salários. É um momento histórico. A última redução da jornada de trabalho foi feita em 1988”, afirmou o deputado.
Na publicação, o parlamentar destacou que a medida beneficia especialmente as mulheres, que muitas vezes enfrentam dupla jornada entre trabalho e responsabilidades domésticas.
“Estamos com o fim da inumana escala 6 em 1, que afeta sobretudo as mulheres, obrigando-as a ficar longe da família e de suas casas durante seis dias da semana”, disse.
Merlong Solano também afirmou que a mudança acompanha transformações necessárias no mercado de trabalho e pode contribuir para a melhoria da saúde física e mental dos trabalhadores.
“É o Brasil começando a se ajustar às mudanças inevitáveis que precisam ser feitas na legislação trabalhista para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, reduzir o adoecimento e aumentar a produtividade da nossa economia”, completou.
Em outro trecho da publicação, o deputado declarou que o fim da escala 6×1 representa mais do que um avanço econômico e produtivo, mas também uma conquista social.
“Chega de viver apenas para trabalhar. Porque trabalho digno também é ter direito de viver, cuidar de si e sonhar com um futuro melhor”, escreveu.
A proposta aprovada prevê mudanças na jornada de trabalho e ainda deverá seguir tramitação nas próximas etapas legislativas.
Incêndio atinge residência no bairro Rodoviária em Parnaíba

Na madrugada desta quarta-feira, um incêndio movimentou o Corpo de Bombeiros Militar e assustou moradores do bairro Rodoviária, em Parnaíba. O incidente ocorreu por volta das 2h em uma residência localizada na Rua São Tomé. Apesar do susto inicial de que houvesse alguém preso no imóvel, ninguém ficou ferido. A ocorrência mobilizou rapidamente as guarnições de salvamento e combate a incêndio da corporação.
Antes mesmo da chegada dos bombeiros, vizinhos e pessoas que passavam pelo local agiram rápido. Ao suspeitarem de que havia uma vítima dentro da edificação, populares arrombaram a porta de rolar de um ponto comercial vizinho para tentar acessar a residência e conter o avanço do fogo. Graças a essa intervenção inicial com meios próprios, o incêndio foi parcialmente debelado, impedindo que as chamas se alastrassem para os demais cômodos da casa. Quando os bombeiros chegaram ao endereço, confirmou-se que não havia vítimas no interior do imóvel. O fogo, no entanto, causou danos materiais significativos na área afetada destruindo o teto e o mobiliário.
A equipe do Corpo de Bombeiros assumiu os trabalhos realizando o combate aos focos remanescentes e o resfriamento das paredes e estruturas. Para a operação de rescaldo, foram utilizados cerca de 500 litros de água. Após a completa extinção do fogo e a verificação de que a estrutura não apresentava riscos imediatos, a ocorrência foi encerrada com sucesso e o local foi isolado em segurança. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas.
Vereador faz dobradinha PT/PSD em Parnaíba
O deputado estadual Evaldo Gomes (PT) e o ex-governador Wilson Martins, pré-candidato a deputado federal pelo PSD, participaram, em Parnaíba, da comemoração de aniversário do vereador Maksuel Brandão (Podemos), evento que reuniu cerca de 2 mil pessoas. A festa também foi prestigiada pelo ex-coordenador da Codevasf no Piauí, Marcelo Filho, hoje na coordenação da pré-campanha do senador Marcelo Castro (MDB).

O vereador aniversariante aproveitou a comemoração para reforçar a pré-campanha dos aliados para o pleito proporcional. Maksuel apoia Evaldo Gomes para a Assembleia Legislativa e Wilson Martins para a Câmara, dobradinha que reúne PT e PSD no segundo maior colégio eleitoral do estado.
“Maksuel é um homem de origem humilde, que conhece de perto a realidade do povo e nunca esqueceu suas raízes”, afirmou Evaldo Gomes.
Operação no litoral do Piauí encontra corpo de adolescente desaparecido
Por Jade Araujo e Felipe Cruz
Foto: Reprodução/Redes sociais

O corpo de um adolescente de 15 anos, identificado como Antonio Gabriel Rodrigues da Silva, foi encontrado durante a Operação Proletarii, deflagrada nesta quarta-feira (27), nas cidades de Parnaíba e Buriti dos Lopes, Norte do Piauí.
O corpo do adolescente estava em uma cova rasa. A vítima estava desaparecida há cerca de 15 dias e segundo o delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repreensão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a suspeita é que adolescente foi executado após uma deliberação do Tribunal do Crime de facção atuante em Buriti dos Lopes.
“Ele estava desparecido a mais de 15 dias na região de buriti. Alguns dos presos e apreendidos na operação de hoje tenham envolvimento na execução desse adolescente. O corpo estava enterrado, tinha sido desovado. Ele foi executado em um ato do Tribunal do Crime”, cita o delegado.
A Operação Proletarii
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), a Operação Proletarii, com o cumprimento de 40 mandados judiciais nas cidades de Parnaíba e Buriti dos Lopes, no litoral do estado.
Segundo a polícia, a ação tem como alvo suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, organizações criminosas e outros crimes relacionados. Entre as ordens judiciais cumpridas estão mandados de busca e apreensão, prisões temporárias e internações de adolescentes.
O delegado Ayslan Magalhães destacou a importância da integração entre as forças de segurança para o enfrentamento da criminalidade organizada.
“Essa operação representa mais uma resposta firme das forças de segurança pública no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas que atuam na região. O trabalho integrado entre Polícia Civil, Polícia Militar e demais unidades especializadas é fundamental para enfraquecer essas estruturas criminosas e garantir mais segurança para a população”, afirmou o delegado.
Editorial : A pesquisa que pode e a pesquisa que não pode

A decisão da Justiça Eleitoral de proibir a divulgação da pesquisa do Instituto Veritá no Piauí abre um debate grave sobre liberdade de informação, transparência eleitoral e o uso político do Judiciário em períodos pré-eleitorais.
Curiosamente, pesquisas encomendadas ou alinhadas aos interesses do Palácio de Karnak são amplamente divulgadas, repercutidas e transformadas em propaganda política diária. Nelas, o governador Rafael Fonteles aparece sempre em situação confortável, com números generosos e cenários praticamente sem disputa.
Mas bastou surgir uma pesquisa independente, na qual o governador aparece enfrentando dificuldades e sofrendo forte desgaste diante do ex-prefeito Joel Rodrigues, para que viesse a reação imediata: uma ação judicial para impedir que o povo tenha acesso aos números.
Ora, se as pesquisas favoráveis ao governo são consideradas legítimas, por que apenas as desfavoráveis devem ser censuradas?
O argumento jurídico pode até existir formalmente, mas o efeito político é evidente: impedir que a população conheça um cenário diferente daquele construído oficialmente pela máquina governista.
O Instituto Veritá realiza pesquisas em diversos estados brasileiros. Seus levantamentos circulam nacionalmente. No entanto, no Piauí, justamente onde os números teriam causado desconforto político ao governo estadual, surge uma decisão proibindo a divulgação.
A impressão que fica é perigosa para a democracia: pesquisa boa é a que favorece o governo; pesquisa ruim é a que precisa ser retirada do ar.
Nenhum governante deve ter o poder de escolher quais números o povo pode ou não conhecer. Democracia pressupõe confronto de versões, pluralidade de informações e liberdade para que o eleitor forme sua própria opinião.
Calar uma pesquisa por desagradar o poder não fortalece a democracia. Ao contrário: alimenta a suspeita de que existe medo da verdade das ruas.
E quando um governo combate mais a divulgação de números do que os problemas reais da população, o sinal político emitido é muito claro: há preocupação com a realidade eleitoral que começa a surgir fora do controle oficial.
O eleitor piauiense merece respeito. E respeito também significa acesso livre à informação , inclusive àquela que incomoda o poder.(Encarando/Silas Freire)
ESPECIALIDADES: HMB – Hospital Marques Basto em Parnaíba
Crescimento do delegado Charles assusta medalhões da Federação PT, PCdoB e PV
O avanço do delegado Charles Pessoa nas projeções internas da Federação PT, PCdoB e PV começou a mudar o ambiente entre candidaturas consideradas consolidadas para deputado federal. O que antes era visto apenas como força nas redes sociais passou a despertar atenção dentro da própria chapa governista. Levantamentos internos já apontariam Charles disputando espaço entre os nomes mais competitivos da Federação.

A preocupação aumenta porque a Federação trabalha com a expectativa de eleger quatro deputados federais. Até pouco tempo, alguns nomes eram tratados como praticamente garantidos. Agora, o cenário interno ficou mais disputado. Dirigentes avaliam que o delegado começa a converter popularidade digital em potencial eleitoral. Mesmo sem uma estrutura política tradicional robusta, seu desempenho já acendeu o alerta entre integrantes da base governista.
A grande incógnita continua sendo até onde o chamado “voto de admiração” resistirá ao peso das lideranças municipais e das estruturas partidárias durante a campanha. Ainda assim, o nome de Charles deixou de ser tratado apenas como fenômeno de internet e passou a ser visto como um competidor real na disputa proporcional. (Silas Freire)
Twister 300F com desconto especial na Parnauto

Parnaíba recebe caminhada de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

A campanha Maio Roxo, organizada pela Associação dos Portadores de Doença de Crohn e Retocolite, a ACRONN, tem promovido ações de conscientização em Parnaíba sobre as doenças inflamatórias intestinais. Durante o mês, a entidade realizou distribuição de panfletos, divulgação de vídeos nas redes sociais e entrega de materiais informativos em unidades de saúde, levando orientação à população sobre sintomas, diagnóstico e tratamento.
O encerramento da campanha mundial em Parnaíba acontece no próximo sábado, dia 30 de maio, com uma caminhada de conscientização. A concentração será às 7h30 na Praça da Locomotiva, com percurso até a Praça da Graça, onde a programação segue até as 11h. O evento contará com depoimentos de pacientes, participação de profissionais da saúde e ações voltadas ao público.
Além das atividades educativas, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão no local oferecendo serviços gratuitos para a comunidade, como vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A iniciativa busca ampliar o debate sobre as doenças e incentivar o diagnóstico precoce.(Daniel Santos)
DonaMana Água Mineral
Congresso Espírita da Mediunidade será realizado em Parnaíba no mês de junho
Congresso Espírita da Mediunidade será realizado entre os dias 5 e 7 de junho, em Parnaíba, trazendo como tema central “O Sofrimento Psíquico e a Intervenção Espiritual”.
O evento acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, localizado na BR-343, reunindo participantes, estudiosos e trabalhadores do movimento espírita.
A programação deve abordar reflexões sobre espiritualidade, saúde emocional, mediunidade e acolhimento espiritual, promovendo debates e palestras voltadas ao tema.
As inscrições podem ser realizadas através do site oficial: www.caridadefe.org.br
ESPECIALIDADES: HMB – Hospital Marques Basto em Parnaíba
Prefeito de Parnaíba aponta suposto desvio na gestão passada; Gracinha nega

Francisco Emanuel e Gracinha Mão Santa | Foto: Raissa Morais e Ascom/Alepi
O prefeito de Francisco Emanuel, do Progressistas, afirmou nesta segunda-feira (25), em entrevista ao MeioNews, que um relatório preliminar do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) identificou supostas irregularidades envolvendo recursos federais destinados à saúde de Parnaíba durante a gestão anterior.
A declaração ocorre após a Prefeitura divulgar uma nota oficial informando que a auditoria foi instaurada por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a destinação de verbas federais da saúde referentes ao exercício de 2024.
Segundo o documento, o relatório preliminar aponta que R$ 4,5 milhões em emendas parlamentares destinadas à saúde pública do município não teriam sido localizados nas contas vinculadas à finalidade original.
RELATÓRIO DO DENASUS
Na nota, a administração municipal afirma que os recursos deveriam ter sido repassados ao Hospital Marques Basto, mas que a auditoria identificou inconsistências na movimentação financeira. A gestão também declarou que poderá sofrer impactos financeiros caso seja obrigada a devolver os valores aos cofres federais.
Durante a entrevista, Francisco Emanuel detalhou o caso e afirmou que a investigação ainda está em fase inicial.
“Olha, hoje saiu uma nota do Denasus. É algo que a gente já esperava desde o início da gestão, e foi isso que provocou aquelas divergências, vamos dizer assim. Porque hoje saiu o relatório referente a apenas uma emenda, de 4 milhões e meio, que deveria ter sido destinada ao Hospital Marques Bastos em 2024. Esse recurso caiu na conta da Prefeitura, mas teve outra destinação”, declarou.
O prefeito também disse que a atual gestão entregou documentos e contratos aos órgãos de fiscalização para auxiliar na auditoria.
“Então, por determinação do STF, o Denasus, que é o órgão de fiscalização, foi lá fazer os relatórios. A gente disponibilizou todos os contratos, tudo o que era possível. E eles constataram que realmente o recurso caiu na conta, mas não chegou até o Hospital Marques Bastos, que era o destino dele. O recurso foi desviado. Então, foi constatado esse desvio de 4 milhões e meio”, acrescentou.
NOVAS APURAÇÕES
Ainda na entrevista, o gestor afirmou que outros casos também estão sendo analisados, incluindo repasses relacionados ao piso da enfermagem.
“Só que esse é apenas o primeiro processo. A gente tem vários, como, por exemplo, o piso da enfermagem. Em 2024, não foi pago o equivalente a seis meses do piso da enfermagem, algo em torno de aproximadamente 6 milhões também. Só que esse relatório ainda não saiu, mas vai sair”, disse.
Francisco Emanuel argumentou que eventual devolução de recursos poderá afetar programas da área da saúde desenvolvidos pela administração municipal.
“Isso vai impactar na nossa gestão. A gente vai ter que tirar recursos de diversos serviços que estamos fazendo, como o programa da neuropediatria, zerando filas; as novas unidades básicas que estamos levando para os bairros”, afirmou.
O prefeito também declarou que determinou a adoção de medidas administrativas e judiciais para responsabilizar eventuais envolvidos nas irregularidades apontadas.
GESTÃO ANTERIOR É ALVO DE CRÍTICAS
Francisco Emanuel ainda relatou que, no início da atual administração, mandou suspender contratos herdados da gestão anterior após identificar altos valores empenhados.
“Mas, em 2025, no começo, quando eu tive que falar sobre a situação, o total de contratos que eram para a gestão passada era de 158 milhões, dos quais 51 milhões já estavam empenhados”, declarou.
Segundo ele, a decisão de interromper os contratos ocorreu para evitar responsabilidades futuras.
“Quando tive conhecimento disso, a gente cancelou. E aí já chamei os órgãos e as autoridades para fazer a investigação, porque o CPF era o meu. Quem teria de responder por tudo isso seria eu”, completou.
GRACINHA MÃO SANTA REBATE
As declarações do prefeito provocaram reação da deputada estadual Gracinha Mão Santa, filha do ex-prefeito Mão Santa. Em resposta, ela contestou as acusações e afirmou que Francisco Emanuel precisa comprovar as denúncias feitas contra a gestão anterior.
“Ele vai ter que provar esses desvios de 50 milhões: para onde foi e por que foi. Porque relatórios, às vezes, falam só de contas específicas. E ele está, levianamente, querendo dizer que houve um roubo”, afirmou.
A parlamentar também criticou a postura política do atual prefeito e acusou a administração de promover perseguições.
“Ele não manda em nada, ele é servidor do povo. Ele tem que ser mandado pelo povo. Ele não aprendeu o básico da política para saber que nós não mandamos em nada, que quem manda na gente é o povo”, declarou. (Francy Teixeira/MN)
Novo endereço da Parnauto Construções
ESPECIALIDADES: HMB – Hospital Marques Basto em Parnaíba
Governador Rafael Fonteles participa de café com Florentino Neto e lideranças no litoral
O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado, de um café com o deputado federal Florentino Neto, vereadores, suplentes e lideranças políticas de Parnaíba e da região Norte do Estado. O encontro aconteceu durante a agenda oficial do chefe do Executivo em Parnaíba e Ilha Grande.
Em clima de união e fortalecimento político, o evento marcou o pontapé inicial da pré-campanha de reeleição de Florentino Neto à Câmara Federal, reunindo importantes apoios políticos e lideranças regionais em torno da continuidade do trabalho desenvolvido pelo parlamentar.
Florentino Neto chega ao início da pré-campanha em posição de destaque no cenário político regional, liderando pesquisas de intenção de voto em Parnaíba e em municípios do Norte do Estado, consolidando seu nome como uma das principais lideranças políticas do litoral piauiense.

Durante o encontro, Rafael Fonteles destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado no litoral piauiense, especialmente nas áreas de infraestrutura, turismo, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico, reforçando o potencial estratégico da região para o crescimento do Piauí.
Florentino Neto agradeceu a presença do governador e ressaltou a parceria institucional que vem garantindo avanços importantes para Parnaíba e municípios vizinhos.

“Seguimos trabalhando com união, diálogo e compromisso para assegurar mais obras, investimentos e oportunidades para o nosso litoral. Esse momento representa a força de um grupo que acredita no desenvolvimento da nossa região”, afirmou o deputado.
O encontro também foi marcado pela receptividade das lideranças e pelo clima de entusiasmo entre apoiadores, consolidando o fortalecimento político do grupo no litoral piauiense.
Empresário é preso com munições e cigarros contrabandeados em Cocal
Um empresário de 67 anos foi preso em flagrante na quinta-feira (21) suspeito de comercializar munições de forma ilegal no município de Cocal, na região Norte do estado. A ação foi realizada por equipes da Polícia Civil durante fiscalização em um estabelecimento comercial da cidade, onde foram encontrados diversos materiais relacionados a armas de fogo.
Foto: Reprodução
Durante as buscas no local, os policiais apreenderam munições de diferentes calibres, incluindo .22, .32, .36 e calibre 12, além de estojos utilizados em armamentos. Segundo as autoridades, o material estava armazenado no estabelecimento sem autorização legal para comercialização, o que motivou a prisão em flagrante do suspeito.
A polícia também localizou caixas de cigarros contrabandeados dentro do comércio. O material apreendido foi recolhido para perícia e deverá integrar o inquérito que investiga a origem dos produtos e possíveis crimes relacionados ao comércio irregular na região. A quantidade exata de munições e cigarros apreendidos não foi detalhada pelas autoridades.
De acordo com a Polícia Civil, o homem afirmou ser proprietário do estabelecimento e declarou ter atuado como ex-policial civil. No entanto, essa informação ainda será apurada oficialmente pelos investigadores. O empresário foi encaminhado para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça enquanto o caso segue sob investigação.
Fonte: Polícia Civil
“3h de buceta”: Secretaria de Saúde investiga suposta receita médica que viralizou nas redes sociais

Uma suposta receita médica contendo conteúdo impróprio voltou a circular nas redes sociais nesta terça-feira (19), gerando repercussão em todo o país.
O caso se tornou público inicialmente no último dia 6 de maio e teria relação com um documento supostamente emitido em uma unidade básica de saúde do município de Alagoinha.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha, o conteúdo que aparece na receita não foi produzido pela profissional identificada no carimbo utilizado no documento.
A pasta informou ainda que existem indícios de uso indevido da identificação médica por terceiros, motivo pelo qual o caso passou a ser investigado.
A situação ganhou ampla repercussão nas redes sociais devido ao teor da suposta prescrição, levantando questionamentos sobre falsificação de documentos e uso irregular de informações profissionais.
As autoridades devem apurar a autenticidade do material e identificar os responsáveis pela produção e divulgação do documento.(Metropolis)
Sobre o emaranhado de fios em postes a Equatorial Piaui esclarece
Nota de Esclarecimento
A Equatorial Piauí informa que realiza regularmente o trabalho de manutenção da rede elétrica, evitando que cabos de sua responsabilidade fiquem soltos.
Já sobre a fiação de telecomunicações, a Distribuidora esclarece que faz a retirada quando identifica cabos de empresas não certificadas e sem permissão para utilizar as estruturas de distribuição de energia de forma compartilhada.
Nos casos das empresas regularizadas, a Concessionária reforça ainda que a instalação, manutenção e retirada dos cabos é de responsabilidade de suas respectivas empresas, e quando identificada alguma irregularidade técnica, é realizada a notificação para que executem a regularização.



















