
Agosto é o mês com menos óbitos por Covid-19 em 2021


A Secretaria de Estado da Administração e Previdência e a Fundação Piauí Previdência (PiauíPreve) destacam que o prazo para a realização da Prova de Vida 2021 encerra no dia 30 de setembro deste ano. O procedimento é obrigatório para todos os servidores inativos, aposentados, pensionistas e militares da reserva do Governo do Estado do Piauí.
“Mais de 10 mil segurados que deveriam ter realizado a Prova de Vida 2021 nos meses de julho e agosto não o fizeram. Todos podem realizar o cadastro até o fim do mês de setembro, por meio do aplicativo “Meu RPPS”, disponível na loja de aplicativos do seu celular ou tablet”, destaca a secretária de Estado da Administração e Previdência, Ariane Benigno.

De acordo com o Decreto Nº 19.832, assinado pelo governador Wellington Dias, a não realização da Prova de Vida no prazo estabelecido pode acarretar na suspensão do contracheque, retirando assim o benefício a partir do mês posterior ao prazo convocatório final.
“Atingimos até agora a marca de 52% das provas de vidas realizadas com sucesso. Significa que quase metade dos servidores inativos que têm direito ao benefício ainda não fizeram o procedimento, que é rápido, prático e não exige que o servidor se dirija a algum banco ou órgão público estadual”, ressalta o presidente da Fundação Piauí Previdência, Ricardo Pontes.
O aplicativo “Meu RPPS” é autoexplicativo e oferece todos os passos necessários para a realização da Prova de Vida 2021, com sucesso. A PiauíPrev disponibiliza o número (86) 99498-8195 (ZAP) para retirar dúvidas sobre o programa.


Em virtude do feriado prolongado em Parnaíba, o funcionamento do transporte coletivo foi reduzido nesta terça-feira (07), e de acordo com Tomaz de Souza, presidente da Coopertranp (Cooperativa de Transporte Alternativo e Autônomo de Parnaíba), que é o operador desse serviço no município, amanhã (08) não haverá veículos circulando na cidade. “O número de passageiros fica bem reduzido e por esse motivo nós não temos viabilidade econômica de fazer os serviços que a gente faz em dias normais”, explicou.
Thomaz contou sobre a orientação que é dada aos motoristas e cobradores dos veículos pertencentes à cooperativa para a criação de grupos nas redes sociais a fim de manter os usuários do serviço sempre informados acerca de interrupções temporárias e demais eventualidades que possam ocorrer. “Hoje todos os motoristas e cobradores, eles costumam ter grupos que informam a população. Agora, mais importante do que isso, é que nós temos horários fixos desses carros para que os usuários eles possam se programar para sair de casa, isso para que o usuário possa se programar.”, disse. (Lucas Zadoque)

Em automóveis, caminhões ou a pé, os manifestantes foram ocupando desde cedo toda a Esplanada dos Ministérios.
Milhares de pessoas e veículos, inclusive caminhões, com bandeiras do Brasil já ocupam os espaços na Esplanada dos Ministérios desde a tarde desta segunda-feira (6), véspera do Sete de Setembro, Dia da Independência, quando está prevista uma grande manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Os manifestantes ignoraram, sem maiores resistências, os bloqueis realizados pela Polícia Militar do Distrito Federal no acesso à Esplanada, próximos à Rodoviária do Plano Piloto, e ocuparam com veículos o espaço ao qual em princípio somente teriam acesso pessoas a pé.
A manifestação desde Sete de Setembro vai encontrar vazias as sedes dos poderes Legislativo e Judiciário.
A Câmara deve retomar os trabalhos nesta quarta-feira (8), com a votação do Código Eleitoral, mas no Senado as atividades estão suspensas durante a semana, com medo das manifestações.
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), alvos prioritários dos apoiadores do presidente, também aproveitou o feriadão para sair de Brasília e até do País, a passeio.

Nesta semana os parnaibanos terão dois dias seguidos de feriados. Terça-feira dia 07 de setembro, que será feriado da independência do brasil, e na quarta-feira dia 08 de setembro, data em que é celebrada a padroeira de Parnaíba, Nossa Senhora Mãe da Divina Graça.
Serão dois dias em que o comércio terá horário de funcionamento diferenciado. O centro comercial da cidade estará fechado nos dois dias, salvo serviços essenciais como farmácias e supermercados, que em alguns pontos de atendimento terão o serviço oferecido em horários diferenciados.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, há empresas em Parnaíba que entraram em acordo para atender o público durante os feriados. O Sindicato orienta ainda a quem precisar sair de casa nesses dois dias, a buscar por telefone ou nas redes sociais, a confirmação de que o serviço ou comércio estará disponível.
O Shopping Center funcionará na quarta e quinta-feira da seguinte forma: todos os pontos da praça de alimentação estarão abertos das 10h às 22h e as demais lojas, atenderão ao público no período das 12h às 22h.(Romualdo Neves)



Com o aumento da temperatura no período do b-r-o-bró, período marcado por tempo seco e ventos fortes, o Piauí fica mais susceptível a incêndios e queimadas. O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP) está agindo na região de Pedro II, Domingos Mourão, Milton Brandão e Buriti dos Montes em um incêndio de grandes proporções numa vegetação nativa de área critica de 40 mil m².
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve origem no estado do Ceará, em cima da serra, e se propagou atingindo o Piauí. O combate ao fogo já dura mais de dez dias e está sendo realizado numa ação integrada com diversos órgãos dos municípios afetados, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), além de brigadistas voluntários.
Bombeiros do Piauí combatem incêndio na divisa com Ceará há mais de 10 dias (Foto: Divulgação)
Neste domingo (5), a equipe comandada pelo tenente-coronel Costa está agindo em Milton Brandão e Buriti dos Montes, nas comunidades Bom Princípio e Catanduvas, respectivamente. “Nos deslocamos até a localidade Catanduvas, que fica a 35 km da sede da cidade de Milton Brandao, sendo necessário usar carros traçados, e depois o acesso só foi possível a pé ou com auxílio de motos, por cerca de mais dois quilômetros, até os primeiros focos de incêndio. As linhas de fogo se estendiam por quilômetros, onde cada militar percorria uma média de até dez quilômetros. Foram utilizados drone para monitoramento e localização dos focos, ferramentas de geoprocessamento para mapeamento da área e navegação”, explicou o militar.
Uma das recomendações do Corpo de Bombeiros é de que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos. A realização de queimadas pode ser enquadrada na lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). A orientação é válida também para residências e condomínios vizinhos a terrenos baldios, onde incêndios espontâneos são mais comuns nessa época do ano.
A cidade dos sonhos será construída na Bahia. Não para baianos, nordestinos ou brasileiros. De jeito nenhum. Será uma urbe totalmente planejada e moderna. Mas para chineses. Sim, eles. Os chineses avançam sobre o Nordeste.

“Pense numa cidade com edifícios de até 30 andares num ambiente em que o esgoto é 100% coletado e tratado”, assinalou o jornalista Levi Vasconcelos, colunista de A Tarde. “O aquífero, bem avaliado, para tirar dele o máximo de água doce possível. Se não der, dessaliniza a do marzão em frente. E a energia? No máximo possível, eólica e solar.”
Um sonho. Mas é isso que está sendo gestado, ainda em fase embrionária, pelo governo baiano, via João Leão, agora no Planejamento. O palco do espetáculo é a Ponta dos Garcez, em Jaguaripe, joia do Brasil Colonial hoje quase esquecida, área que começa na outra banda do lado sul da ilha de Itaparica e se estende por quase 14 km de praias bucólica e quase intactas
Informa-se que essa faixa que vai ao sul, até a desembocadura do rio Jiquiriçá, pertence ao banqueiro Daniel Dantas. “Os chineses miram a outra área ao do Jiquiriçá até o Taquary, em Valença, terras hoje com a Andrade Mendonça”, acrescenta o colunista.
Heráclito Arandas (PSD), prefeito de Jaguaripe, diz que a coisa anda. Já houve várias reuniões com representantes do governo e chineses para discutir o assunto: “Nossa parte é adequar a área, seguindo a lei, para esse tipo de negócio. É algo complexo, mas eu não tenho a menor dúvida de que a ponte Salvador-Itaparica vai dar um forte impacto aqui e estamos nos organizando.”
A bela Jaguaripe era paraíso para os portugueses antigos. Tanto tempo esquecida pelos brasileiros. E agora está sendo redescoberta pelos chineses. (Toni Rodrigues, com informações de A Tarde)
O Governo do Piauí sancionou a Lei Nº 7.569, que institui no calendário oficial de eventos do Estado, a Semana em Homenagem aos Heróis no Enfrentamento à Covid-19, com o objetivo de reconhecer e valorizar a atuação dos profissionais durante o enfrentamento da pandemia. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (03).

Piauí institui semana em homenagem aos Heróis no Enfrentamento à Covid-19 (Foto: Sesapi)
De autoria do Deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), o dispositivo propõe homenagear os profissionais vítimas da Covid-19, além dos profissionais e auxiliares que atuam na área da saúde e demais serviços essenciais durante a pandemia da Covid-19. O momento será celebrado anualmente com início a partir do dia 19 de março de 2022.
Além disso, a medida, busca divulgar a importância do trabalho destes profissionais no enfrentamento da pandemia e o reconhecimento da necessidade de sua valorização e conscientizar a população sobre os protocolos para evitar o contágio e proliferação tanto da Covid-19, quanto de outras doenças virais, bem como campanhas de vacinação para sensibilização e mobilização da população sobre a seriedade do tema.(Victor Melo)
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) torna público o edital para seleção de candidatos para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma subsequente, na modalidade e Ensino a Distância (EAD) semipresencial. Estão sendo ofertadas 150 vagas e as inscrições são gratuitas e acontecem de 6 a 10 de setembro na aba de concursos do site da Seduc.

Os cursos são ofertados no âmbito do Programa Novos Caminhos/ Rede e-Tec, ofertados pela Rede Estadual de Educação em parceria com a Secretaria Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, do Ministério da Educação e serão destinados a candidatos(as) concludentes do Ensino Médio. Os municípios ofertados são Parnaíba, Água Branca, Floriano e Teresina.
No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá realizar upload (anexar) da seguinte documentação, DIGITALIZADA EM FORMATO PDF E LEGÍVEL:
a. Certidão de Nascimento ou Casamento;
b. Carteira de Identidade (frente e verso);
c. Cadastro de Pessoa Física ? CPF;
d. Comprovante de Residência;
e. Diploma de conclusão do Ensino Médio (frente e verso);
f. Histórico de conclusão do Ensino Médio (frente e verso);
g. Exclusivamente para pessoas com deficiência: Laudo Médico ou Declaração do órgão municipal responsável pela assistência social informando o perfil no qual se enquadra;
ACESSE O EDITAL: https://www.seduc.pi.gov.br/editais/
INSCREVA-SE AQUI DE 6 A 10 DE SETEMBRO: https://www.seduc.pi.gov.br/concursos/
Hoje bato um papo com o professor Dario Calçada, abordando temas atuais sob a ótica do espiritismo

Ao atender o pleito do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindlojas), o Governo do Piauí não decretará ponto facultativo na próxima segunda-feira, 06, véspera do feriado nacional da Independência do Brasil.
Através de ofício encaminhado ainda no mês de agosto, o Sindlojas solicitou ao Governo que não fosse decretado ponto facultativo nas vésperas ou após os feriados da Independência do Brasil (7/09), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Nossa Senhora da Conceição (8/12).
Através de ofício encaminhado ainda no mês de agosto, o Sindlojas solicitou ao Governo que não fosse decretado ponto facultativo – Foto: Ascom
Para os lojistas, as datas podem se transformar em feriados prolongados, caso seja decretado ponto facultativo, estimulando os teresinenses a viajarem e consequentemente resultando em queda nas vendas locais no setor já bastante comprometido pelas medidas restritivas em decorrência da pandemia do coronavírus.
A segunda etapa do pagamento dos servidores públicos do Estado do Piauí que seria pago no dia 08 de setembro será antecipado para os próximos dias. De acordo com informações o dinheiro deve entrar na conta dos servidores nesta sexta-feira (03).
De acordo com o calendário de pagamento dia 31 de agosto receberam os servidores com faixa salarial até R$ 2.000, e dia 07 de setembro os servidores que ganham acima de R$ 2.000.
Por Rômulo Rocha

_Senadora Eliane Nogueira (Foto: Senado Federal)
ROMA
Em seu primeiro mês findo como senadora da República, Eliane Nogueira (PP) gastou R$ 70,90 com guloseimas na L’amour Du Pain – consumindo entre outros Croque Monsieur Classic (R$ 26,00) e Croque Monsieur Madame (R$ 29,00), gastou outros R$ 351 com combustível e gastou R$ 9.679,85 com combustível de aviação.
A conta, claro, é paga com o dinheiro público, da cota parlamentar, que os parlamentares têm direito.
“PESSIMISTAS”
A propósito, nesta quarta-feira, 1º de setembro, o ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira tachou de “pessimistas” aqueles que dizem que a economia brasileira está ruim. A publicação foi feita no Twitter.
Também neste 1º de setembro a imprensa local mostrou que famílias piauienses estavam sem condições financeiras para comprar gás e carne e estavam a cozinhar feijão e ossos para se alimentarem.


Estudante Bruna Santana Prates Gomes, de 15 anos, homenageou familiares que morreram devido a doença ao se vacinar em Santos
Uma imagem da estudante Bruna Santana Prates Gomes, de 15 anos, recebendo a aplicação da vacina contra a Covid-19 comoveu internautas na terça-feira (31/8). A jovem perdeu seis parentes para a doença pandêmica.
Na fotografia compartilhada nas redes sociais, Bruna segura um cartaz com as datas das mortes dos seis familiares que não resistiram à doença: três tios, bisavó, avó e mãe. “Eles não tiveram a mesma oportunidade”, diz o cartaz.
“Fiz a homenagem para que as pessoas comecem a se conscientizar de que a vacina salva, e para que não tenham medo. Espero que, vendo as mortes no cartaz, as pessoas tenham noção do que é o coronavírus”, contou Bruna ao G1.
A jovem foi morar com o pai, em Santos (SP), após o aumento no número de casos de Covid-19 na cidade onde morava com a mãe, no interior da Bahia.
Bruna conta que o primeiro a se contaminar foi o tio, e logo a doença também passou para sua avó, de 67 anos. Ambos morreram em março, com uma semana de diferença. Já sua mãe, de 47 anos, faleceu no início de abril, 16 dias antes de a filha completar 15 anos.
“Um dos meus maiores desejos, quando ela estava no hospital, era que ela pudesse sair da sedação antes do meu aniversário, para eu conseguir ouvir ela me dar um parabéns”, disse.
Dos seis parentes, apenas sua bisavó já havia sido imunizada quando morreu. A jovem contou que uma das razões para sua mãe ter pedido que ela ficasse em Santos foi o fato de a vacinação estar mais acelerada na região.
“Tomei tanto por mim quanto por eles, que não tiveram a chance de tomar essa vacina. Bateu uma emoção e sentimento enorme de gratidão por ter aguentado tudo isso e estar aqui hoje.”(pensarpiaui)

Se aprovada nas Comissões Técnicas, a proposta será levada ao Plenário da Alepi (Foto: Ascom Alepi)
A Assembleia Legislativa do Piauí está analisando o projeto de lei que dispõe sobre a criação do cargo de policial militar temporário no Estado. A matéria, enviada em julho pelo governador Wellington Dias (PT) foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora será levada para as demais Comissões Técnicas, caso receba a anuência, será pautada no Plenário da Casa Legislativa.
O projeto toma como base outras experiências observadas na União e Estados, considerando que os policiais militares temporários deverão ingressar voluntariamente por meio de processo seletivo e terão o prazo máximo de oito anos no serviço ativo.
Por ser uma ocupação de caráter temporário, os militares que ingressarem no serviço neste modo, não irão adquirir estabilidade e devem passar a compor a reserva não remunerada após serem desligados do serviço ativo. (francyteixeira@meionorte.com)
Durante a sessão plenária desta terça-feira (31), na Assembleia Legislativa (Alepi), o deputado estadual Coronel Carlos Augusto (PL) comentou a aprovação de requerimento que trata da ampliação dos serviços de segurança pública na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.
Deputado estadual Coronel Carlos augusto (PL)
“Aprovamos hoje um requerimento nesta Casa para a ampliação de tropas especializadas para a cidade de Parnaíba e região. Teresina tem 26 unidades de polícia e Parnaíba apenas uma. Tenho certeza que esse novo batalhão, que será encaminhado à Alepi em forma de Lei, será uma solução a curto prazo para o combate ao crime organizado no litoral piauiense”, avaliou.
O deputado relatou ainda que participou recentemente de evento promovido pela Polícia Militar. “Ontem à noite estivemos presentes a uma solenidade de formação de novos soldados da Polícia Militar para servir a demanda de segurança do estado”.
Sobre o tema, o deputado Dr. Hélio afirmou que a descentralização dos serviços de segurança trará benefícios para as cidades mais afastadas da capital. “A cidade realmente precisa ter uma melhor descentralização do policiamento para que a população perceba que há a presença da segurança. Acho que isso preenche uma lacuna de segurança e boas expectativas por parte da população de Parnaíba que tem reclamado em razão dos índices de violência”, afirmou.(Fonte: Alepi)