Gracinha cobra melhorias em serviços essenciais para a população piauiense

Gracinha cobra melhorias em serviços essenciais para a população piauienseGracinha Mão Santa | Reprodução/Instagram

Entre os principais pontos abordados, a parlamentar destacou problemas no abastecimento de água e no saneamento, especialmente em regiões do Norte do Estado. Ela defendeu a fiscalização rigorosa dos contratos, a revisão de cláusulas que possam prejudicar os consumidores e a apresentação de um cronograma claro de investimentos.

A deputada também cobrou melhorias no atendimento da Equatorial no Piauí. Segundo Gracinha, a população precisa de respostas mais rápidas, prazos definidos e soluções efetivas para problemas relacionados ao fornecimento de energia em ruas, bairros e comunidades.

Na área da saúde, a parlamentar demonstrou preocupação com falhas no atendimento e defendeu maior acompanhamento das obras, reformas e investimentos em hospitais. Para ela, é fundamental garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e que a população tenha acesso a um serviço digno e de qualidade.

A deputada também reforçou a importância da cultura e das tradições locais, destacando festas juninas, quadrilhas e celebrações populares como expressões da identidade do povo piauiense.

Ao final, Gracinha afirmou que o último ano de mandato exige ainda mais compromisso, fiscalização e ação concreta.(Ari Carvalho)

Mirócles Veras defende reajuste da tabela do SUS e ampliação dos serviços do Hospital Marques Basto para atender Piauí e Maranhão

Em entrevista concedida ao Blog do Pessoa e ao programa Flagrante, da Rádio Cidade FM, o presidente do Hospital Marques Basto, Mirócles Veras, destacou a necessidade de ampliar o debate sobre o financiamento da saúde pública e defender mecanismos que garantam melhores condições de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo ele, o Piauí já possui uma experiência diferenciada em relação à tabela do SUS, com complementação de valores em alguns procedimentos por meio do Programa de Redução das Filas, fruto de entendimentos entre o Governo do Estado e os municípios.

Mirócles informou que vem mantendo diálogo com o Ministério da Saúde na busca por reajustes que possam alcançar até 300% em cerca de mil procedimentos cirúrgicos atualmente remunerados por valores considerados defasados.

“Há mais de 20 anos muitos procedimentos não recebem reajustes. Um parto, por exemplo, tem um valor muito baixo na tabela do SUS, o que dificulta a manutenção dos serviços hospitalares”, observou.

O gestor ressaltou ainda a preocupação em evitar que a região Norte do Piauí enfrente dificuldades semelhantes às registradas em Teresina, onde a crescente demanda por pacientes de outros estados tem pressionado a rede pública de saúde.

Nesse contexto, Mirócles Veras revelou ter sido procurado por prefeitos e secretários municipais do Baixo Parnaíba Maranhense para ampliar o atendimento de pacientes maranhenses em áreas como oncologia, cardiologia e procedimentos de alta complexidade.

De acordo com ele, a estrutura instalada do Hospital Marques Basto possui capacidade para absorver um volume maior de atendimentos, desde que haja regulamentação por parte do Governo do Maranhão para formalizar os encaminhamentos.

“O Hospital Marques Basto vem crescendo continuamente no número de cirurgias, exames, sessões de quimioterapia e outros procedimentos. Estamos ampliando o centro cirúrgico, a quimioterapia, os serviços ambulatoriais, a nutrição hospitalar e diversas outras áreas para atender a essa demanda crescente”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo presidente do hospital é a qualificação permanente dos profissionais de saúde da região. A instituição pretende intensificar programas de treinamento destinados a médicos e enfermeiros do Norte do Piauí, com foco no diagnóstico precoce do câncer.

“O diagnóstico precoce é fundamental. Quando a doença é identificada no início, as chances de cura aumentam significativamente. Essa é a nossa missão e a nossa responsabilidade”, concluiu Mirócles Veras.

Parnaíba terá obras de drenagem urbana com investimento de R$ 105 milhões

Por Eduardo Costa (com informações do Ministério das Cidades)

 Foto: JD Vasconcelos/MCID

O município de Parnaíba será contemplado com investimento em infraestrutura urbanaO Governo Federal autorizou o início das obras do Sistema de Drenagem Integrada dos bairros Parque Piauí e São José, em um projeto que contará com recursos de R$ 105 milhões.

A autorização para início das obras (AIO) foi assinada nesta terça-feira (23), em Brasília, durante reunião que contou com a participação da secretária-executiva do Ministério das Cidades, Mirna Chaves, do chefe de gabinete da pasta, Rui Pires, e do governador do Piauí, Rafael Fonteles.

A intervenção prevê a implantação de um sistema integrado de captação e escoamento das águas pluviais. A iniciativa tem como principal objetivo ampliar a infraestrutura de drenagem urbana da cidade, reduzindo riscos de alagamentos e melhorando as condições de mobilidade e qualidade de vida da população.

De acordo com o Governo do Estado, mais de mil famílias devem ser beneficiadas diretamente pela obra, considerada estratégica para o desenvolvimento urbano de Parnaíba.

Também participaram da reunião representantes do Governo do Piauí, entre eles Erick Elysio, superintendente de Representação do Estado em Brasília, e Jorge Luís Elias da Silva, ajudante de ordem do governador.

Comissão de Finanças aprova novos empréstimos ao Governo do Estado

A Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou nesta quarta-feira (24) autorizações de empréstimos do Governo do Estado nos valores de US$ 150 milhões, R$ 698,8 milhões e R$ 95 milhões

A operação de crédito de US$ 150 milhões, em valores atuais equivalente a R$ 781,5 milhões, será utilizada para o Programa Estradas Seguras, com ações voltadas à recuperação, melhoria, segurança viária, resiliência climática e modernização da gestão da infraestrutura rodoviária estadual. O empréstimo será tomado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O relatório na Comissão foi elaborado pelo deputado João Mádison (MDB).

Para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o valor de R$ 698,8 milhões será conseguido com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Executivo justifica que a operação se dá “pela necessidade de ampliação, modernização e fortalecimento da infraestrutura da rede pública estadual de saúde, com vistas à melhoria da qualidade da atenção integral prestada à população piauiense, assegurando atendimento regionalizado, equânime e em tempo oportuno”. Também coube a João Mádison a elaboração do parecer.

Por fim, R$ 95 milhões serão conseguidos com a Caixa Econômica Federal (CEF), no âmbito do Programa Saneamento para Todos. O Governo explica que o montante será utilizado para obras com módulos sanitários – conjuntos que incluem vaso, lavatório, chuveiro, sistema de tratamento de dejetos e reservatório de água. O Executivo aponta que o empréstimo beneficiará 3.519 famílias na zona rural piauiense. O parlamentar Fábio Novo (PT) foi o relator da matéria na Comissão.

Durante a votação dos empréstimos, o deputado Gustavo Neiva (PP) se posicionou contra, afirmando que “nós estamos nos encaminhando para um caminho muito perigoso; estamos comprometendo as finanças do Piauí a curto, médio e longo prazo”. Fábio Novo rebateu, dizendo que os valores tomados estão sendo utilizados para acelerar o progresso do estado.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Comissão, Franzé Silva (PT), o líder do Governo no Legislativo, Dr. Vinícius Nascimento (PT), e os deputados Hélio Isaías (PT), Wilson Brandão (PP), Nerinho (PT), Dr. Gil Carlos (PT) e Henrique Pires (MDB)

EMPRÉSTIMOS

Alienação de imóveis – A Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo (CIPET) da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do governo que permite a alienação de 119 imóveis públicos estaduais. O deputado Gustavo Neiva questionou se algum desses imóveis pertencia ao Fundo de Previdência. O Secretário de Administração do Piauí, Samuel Pontes, informou que nenhum dos imóveis contidos no projeto fazia parte da Previdência, pois eram antigos e estavam sem uso.

A Comissão também foi favorável ao projeto do Governo que permite a alienação de imóveis públicos estaduais à Investe Piauí para a instituição do Programa Piauí Parques Empresariais – “iniciativa destinada à criação e ao desenvolvimento de espaços planejados para a atração de novos empreendimentos e investimentos estratégicos para o Estado”, explica o Executivo.

Na reunião, também foi autorizado ao Poder Executivo permitir o uso de imóvel pertencente ao patrimônio público estadual para o Município de Canto do Buriti.

Os relatórios das três matérias foram elaborados pelo deputado Dr. Gil Carlos. Os demais parlamentares presentes na Comissão foram Wilson Brandão, Nerinho, Dr. Thales Coelho (PT), Fábio Novo, Dr. Vinícius, Hélio Isaías e Evaldo Gomes (PT). (parlamentopiaui)

Hidrogênio Verde:a velocidade da propaganda superou a velocidade das realizações concretas.

Ciro Gomes critica o hidrogênio verde

Ao afirmar que houve “três anos de papo furado sobre hidrogênio verde”, Ciro Gomes reacendeu uma discussão que vem ganhando força em diversos estados do Nordeste. A crítica do ex-ministro não se limita à tecnologia em si, mas ao descompasso entre os anúncios grandiosos e os resultados efetivamente entregues à população.

Foto: ReproduçãoCiro Gomes

Ciro Gomes

Durante anos, governadores, empresários e entidades de classe apresentaram o hidrogênio verde como uma revolução econômica capaz de transformar a região em um dos principais polos energéticos do mundo. Foram anunciados bilhões em investimentos, memorandos de entendimento, missões internacionais e projeções de milhares de empregos. Entretanto, para Ciro, a velocidade da propaganda superou a velocidade das realizações concretas.

Apenas blefe e caro

A declaração é polêmica porque atinge diretamente um dos projetos mais promovidos pelos governos nordestinos nos últimos anos, colocando em dúvida se a população já está colhendo os benefícios prometidos.

Piauí também entra no centro do debate

Embora as críticas tenham sido direcionadas ao Ceará, o raciocínio apresentado por Ciro Gomes inevitavelmente alcança o Piauí. O governador Rafael Fonteles transformou o hidrogênio verde em uma das principais vitrines de sua gestão, anunciando acordos internacionais, parcerias estratégicas e investimentos bilionários voltados à instalação de empreendimentos no litoral piauiense.
Quanto se gastou nessa fantasia?

Expectativas exageradas

Os defensores da estratégia argumentam que projetos dessa magnitude exigem anos de planejamento, licenciamento e construção antes de produzir resultados econômicos expressivos. Já os críticos questionam se o entusiasmo institucional não criou expectativas exageradas diante de uma realidade ainda marcada pela ausência de produção comercial em larga escala.

Promessas não cumpridas

A principal cobrança é simples: onde estão os empregos prometidos, as indústrias em funcionamento e os impactos econômicos perceptíveis para a população? Enquanto essas respostas não surgem de forma clara, o debate tende a permanecer aberto. (Portalaz)

Promessa de isenção de IPVA para autistas gera reclamações e sentimento de frustração

A promessa de isenção do IPVA para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus responsáveis voltou ao centro das discussões após uma onda de reclamações encaminhadas por internautas à Silas TV. Segundo relatos recebidos ao longo desta semana, muitos contribuintes afirmam que procuraram os órgãos competentes para solicitar o benefício anunciado pelo Governo do Estado, mas tiveram seus pedidos indeferidos. As manifestações apontam para um crescente sentimento de frustração entre famílias que acreditavam preencher os requisitos exigidos para a concessão da isenção.

De acordo com as reclamações encaminhadas à redação, uma parcela significativa dos requerimentos protocolados não estaria sendo aprovada, levando beneficiários a questionarem os critérios adotados na análise dos processos. Os relatos se multiplicaram nas redes sociais e por mensagens enviadas à Silas TV. Muitos cidadãos afirmam sentir-se enganados pela expectativa criada em torno da medida, alegando que a divulgação do benefício gerou esperança de acesso facilitado à isenção, mas que, na prática, diversos pedidos têm encontrado obstáculos para aprovação.

Diante das reclamações, cresce a cobrança para que o Governo do Estado esclareça os critérios utilizados na concessão do benefício e apresente dados oficiais sobre o número de pedidos realizados, aprovados e indeferidos, garantindo transparência a uma política pública que afeta diretamente famílias de pessoas com autismo em todo o Piauí. (Silas Freire)

Juíza manda prefeito de Parnaíba regularizar funcionamento de trailers e food trucks nas praças do Amor I e II

A juíza Anna Victória Muylaert Saraiva Salgado, da 4ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba, deferiu parcialmente o pedido de tutela de urgência formulado pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) em ação civil e determinou que o prefeito Francisco Emanuel (Progressistas), de Parnaíba, adote medidas para regularizar e fiscalizar o funcionamento de trailers, food trucks e estabelecimentos comerciais similares instalados na Praça do Amor I e na Praça do Amor II, nas Avenidas Francisco Borges dos Santos e São Sebastião. A decisão foi emitida nessa segunda-feira (22).

A ação civil do MPPI, ajuizada pelo promotor de justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto, apontou a permanência irregular desses veículos destinados à comercialização de alimentos durante todo o período diurno, embora a sinalização existente autorize estacionamento apenas entre 17h e 06h.

Diante disso, a juíza reconheceu a necessidade de regularização dessa situação e determinou que, no prazo de 15 dias, o município envie a relação completa e atualizada dos comerciantes que atuam nos locais indicados, bem como a cópia dos alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e autorizações de uso de espaço público eventualmente existentes.

A Prefeitura de Parnaíba também deverá promover, no prazo de 30 dias, o reforço e a manutenção da sinalização vertical de trânsito na Praça do Amor I e na Praça do Amor II, comprovando nos autos as providências adotadas, bem como fiscalizar e exigir a adequação da utilização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

No prazo de 60 dias, o espaço deverá contar com instalações sanitárias públicas em condições adequadas de higiene e funcionamento. Como medida provisória, o município poderá implementar banheiros químicos ou utilização organizada de equipamentos públicos existentes, desde que assegurada a efetiva disponibilidade sanitária aos frequentadores, comerciantes e trabalhadores locais.

A juíza ainda indeferiu os pedidos do Ministério Público para que a Guarda Civil Municipal esteja no local de forma permanente e para que o Detran-PI e o Corpo de Bombeiros Militar realizem fiscalização técnica.

Ação civil do MPPI

De acordo com o promotor de justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto, a ação civil decorre de Notícia de Fato instaurada em 2025 após manifestação protocolada junto à Ouvidoria do Ministério Público, que apontou irregularidade na permanência desses equipamentos em via pública, durante horários não permitidos pela sinalização de trânsito.

Conforme a denúncia, o estacionamento desses veículos se restringe das 17h às 06h. Além disso, a situação representa riscos à segurança e ao bem-estar coletivo.

Durante diligências, foi expedido ofício à Secretaria de Transporte, Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança do Município de Parnaíba, que afirmou ter ciência dos fatos e reconheceu que as ocupações estão em desconformidade com a legislação de trânsito e de uso do solo urbano. Relatou ainda que seria realizada análise técnica, para verificar a regularidade da permanência dos equipamentos nas áreas públicas, além da notificação dos responsáveis pelos “trailers”, “food trucks” e “estabelecimentos comerciais similares” identificados.

A Procuradoria-Geral do Município também se manifestou, por meio do Ofício Nº. 296/2025, relatando terem sido iniciados procedimentos internos, para levantamento e compilação de todos os documentos e informações solicitados. Já a Empresa Parnaibana de Serviços (EMPA) informou que realizou reunião, além de ter notificado comerciantes e ambulantes para que não estacionem seus veículos no período diurno.

No entanto, o MPPI destacou que a situação permaneceu a mesma, por isso decidiu ajuizar ação civil para compelir o município a promover a regularização da demanda.

Outro lado

Viagora procurou o prefeito de Parnaíba para falar sobre a decisão, mas o gestor não atendeu às ligações e não respondeu os questionamentos encaminhados através do WhatsApp.

A Secretaria de Comunicação da prefeitura também foi procurada, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.(Viagora)

Júlio Arcoverde volta de tratamento em São Paulo após acidente doméstico: “Os médicos disseram que é um milagre eu estar vivo”

O deputado federal Júlio Arcoverde (PP) retornou a Teresina na tarde desta terça-feira (23/06), após quase um mês em São Paulo, onde foi internado para tratar as sequelas de um acidente doméstico.

De acordo com o parlamentar, que foi recebido por aliados, amigos e familiares, no Aeroporto Petrônio Portella, a recuperação foi um milagre, conforme relatos dos próprios médicos.

Júlio deve permanecer em descanso por mais uma semana, seguindo recomendações médicas, mas já tem agenda marcada junto ao pré-candidato ao Governo, Joel Rodrigues (PP). (Guilherme Freire)

Deputado Flávio Júnior sela investimentos para Parnaíba

Deputado Flávio Júnior sela investimentos para ParnaíbaFlávio Junior em Parnaíba |

Ao todo, estão sendo implantados cerca de 12 mil metros quadrados de asfalto, em um investimento superior a R$ 1 milhão. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado e devem beneficiar diretamente dezenas de famílias da região, melhorando a mobilidade urbana e proporcionando mais qualidade de vida para a população.

Durante a visita, Flávio Júnior destacou a importância da obra para o desenvolvimento do bairro e reafirmou seu compromisso com o município de Parnaíba.

É uma alegria voltar ao Nova Parnaíba e ver essa obra avançando rapidamente. Estamos falando de mais de 12 mil metros quadrados de asfalto, fruto de uma emenda que destinamos para atender uma demanda importante da comunidade. É um investimento que melhora a infraestrutura, garante mais mobilidade, mais segurança para quem trafega pelas ruas e contribui diretamente para a qualidade de vida das pessoas, afirmou.

O deputado também ressaltou a parceria entre as lideranças políticas locais e o Governo do Estado para viabilizar investimentos que impactam diretamente a população. “Parnaíba vive um momento importante de crescimento e desenvolvimento. Temos trabalhado em parceria com o governador Rafael Fonteles, com o prefeito Francisco Emanuel, e com tantas outras lideranças comprometidas com a cidade para levar obras e ações que transformam a vida das pessoas. Quando unimos esforços, os resultados chegam mais rápido para quem mais precisa”, destacou.

Flávio Júnior lembrou ainda que os investimentos destinados ao município vão além da pavimentação, contemplando diferentes áreas que contribuem para o fortalecimento da cidade. “Temos buscado destinar recursos para infraestrutura, mobilidade e outras áreas estratégicas, porque acreditamos no potencial da cidade e sabemos da sua importância para o desenvolvimento de todo o litoral e do Piauí. Vamos continuar trabalhando para garantir mais investimentos e mais oportunidades para a população parnaibana”, completou.

O vereador Daniel Jackson agradeceu a parceria e destacou a importância da obra para os moradores do bairro, que aguardavam há anos por melhorias na infraestrutura das vias.

Flávio Júnior também destacou que o asfaltamento no bairro Nova Parnaíba integra uma série de investimentos que vêm sendo destinados ao município. Recentemente, o parlamentar esteve na cidade para assinar a Ordem de Serviço das obras de revitalização do Mercado de Fátima, um dos espaços mais tradicionais de Parnaíba. 

A obra contará com um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado, e tem como objetivo modernizar a estrutura, fortalecer o comércio local e oferecer mais conforto para comerciantes e consumidores. “Serão cerca de R$ 3 milhões investidos em um espaço que faz parte da história de Parnaíba. Isso demonstra o nosso compromisso de continuar contribuindo com o desenvolvimento da cidade, seja por meio de obras de mobilidade, infraestrutura ou fortalecimento da economia local”, ressaltou. ( Eliézer Rodrigues)

Deputado Henrique Pires defende prioridade ao abastecimento de água e sugere pausa em obras de pavimentação no Piauí

Uma declaração do deputado estadual Henrique Pires (MDB), integrante da base de apoio do governador Rafael Fonteles, trouxe ao centro do debate a definição de prioridades na aplicação de recursos públicos no Piauí. Durante entrevista concedida à Silas TV, o parlamentar afirmou que, na avaliação dele, investimentos em asfaltamento e calçamento poderiam ser temporariamente deixados em segundo plano para ampliar o acesso da população à água potável.

A manifestação chamou atenção por partir de um aliado do governo estadual e por abordar uma das demandas mais recorrentes em diferentes regiões piauienses: o abastecimento de água. Henrique Pires argumentou que garantir o acesso a esse serviço essencial deveria ocupar posição prioritária diante de outras intervenções urbanas. Ao levantar o tema, o deputado destacou uma realidade ainda enfrentada por moradores de diversos municípios, onde o fornecimento ocorre de forma irregular ou insuficiente, impactando diretamente a rotina das famílias.

A fala também reacendeu uma discussão frequente sobre planejamento e prioridades administrativas, especialmente em localidades que ainda convivem com limitações em serviços básicos. Nesse contexto, o parlamentar defendeu que obras estruturais urbanas sejam acompanhadas de avanços em áreas consideradas essenciais para a qualidade de vida.

Embora tenha reconhecido a importância de investimentos em infraestrutura, Henrique Pires sinalizou que o abastecimento de água deve receber atenção imediata, por representar uma necessidade cotidiana da população. A declaração teve repercussão também no cenário político por evidenciar uma cobrança pública feita por um integrante da própria base governista em relação a um desafio histórico do estado. (Encarando)

A pré-candidatura do parnaibano Manuel Domingos está confirmada

Manuel Domingos Neto

Manuel Domingos é candidato ao Senado

Pré-candidatura confirmada

Após aceitar a pré-candidatura ao Senado Federal pela Rede Sustentabilidade, Manuel Domingos iniciou o planejamento estratégico de sua caminhada eleitoral. O primeiro passo será a construção de uma plataforma de propostas voltada ao diálogo com a sociedade, reunindo contribuições de diversos segmentos para definir prioridades e metas que poderão compor seu projeto político para as eleições.

Construção de propostas

A equipe de Manuel Domingos informou que a fase inicial da pré-campanha será dedicada à escuta da população e de lideranças sociais. O objetivo é elaborar propostas voltadas para áreas como educação, desenvolvimento social, sustentabilidade, geração de emprego e fortalecimento da cidadania. A iniciativa busca ampliar a participação popular na formulação das diretrizes que irão orientar sua atuação política.

Vaquinha online

Como parte da organização da pré-campanha, Manuel Domingos lançou uma vaquinha online para arrecadar recursos destinados às atividades iniciais do projeto eleitoral. A modalidade de financiamento coletivo tem sido utilizada por pré-candidatos em diversas regiões do país e permite que apoiadores contribuam voluntariamente, observando as regras estabelecidas pela legislação eleitoral vigente.

Manuel Domingos: trajetória e boas expectativas

Com uma trajetória marcada pela defesa da democracia, dos direitos sociais e da participação popular, Manuel Domingos apresenta um perfil diferente de grande parte dos nomes que já se movimentam para a disputa ao Senado Federal. Ao longo de sua atuação pública, esteve ligado a pautas voltadas à cidadania e ao fortalecimento das instituições democráticas. Levantamentos e análises preliminares do cenário eleitoral apontam que seu nome figura entre aqueles com potencial para surpreender o meio político, especialmente pela capacidade de dialogar com diferentes setores da sociedade.(Portalaz)

Júlio César pode perder novamente a eleição para o senado

Faz de conta

O deputado federal Júlio César (PSD) sempre foi bom de contas eleitorais, uma matemática que nem sempre é somente somar, mas muitas vezes subtrair do adversário e dividir com os aliados.
Bem, na eleição deste ano, parece que o velho cacique esqueceu essa métrica.

Foto: ReproduçãoJúlio Cesar

Júlio César não inspira confiança sobre sua participação na eleição

Terceirão

Por mais que ele se esforce e seus aliados, idem, Júlio segue como o terceiro na campanha atual.

O mito

E se não cuidar, repete 1998, quando ouviu o canto da sereia, disputou uma eleição de senador com apenas uma vaga e um mito na concorrência.
O mito, chamado Alberto Silva, venceu.(Portalaz)

Ciro Nogueira abre 19 pontos de vantagem e lidera corrida eleitoral ao Senado

O senador e pré-candidato à reeleição pelo Progressistas, Ciro Nogueira, lidera a corrida eleitoral no Piauí. É o que aponta a pesquisa realizada pelo instituto Veritá publicada nesta terça-feira (23).

Com 39,4% das intenções de votos no cenário estimulado, Ciro está posicionado com 19 pontos percentuais à frente do segundo colocado, segundo um dos cenários da pesquisa.

Esse é um recorte da realidade do apoio popular que o parlamentar tem recebido durante suas agendas pelo Piauí. Ciro aponta também que esse levantamento é o resultado da confiança dos piauienses com a sua atuação parlamentar. 

“Recebo com gratidão mais uma pesquisa que mostra a confiança dos piauienses no trabalho que temos realizado. Seguimos firmes, levando investimentos, obras e oportunidades para os 224 municípios do Piauí”, publicou o senador nas redes sociais. 

A pesquisa realizada durante os dias 22 a 26 de maio ouviu 1.220 eleitores com abrangência em todo o estado. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PI-04665/2026.

 Fonte/Créditos: Assessoria

Pesquisa ou realidade? A pergunta que fica após o levantamento que dá 63,5% a Rafael Fonteles

A divulgação da pesquisa AtlasIntel/Meio Norte, que aponta o governador Rafael Fonteles com 63,5% das intenções de voto para a reeleição, levantou uma pergunta inevitável: os números refletem fielmente o sentimento da população ou retratam uma realidade diferente daquela vivida por muitos piauienses? O percentual chama atenção pela ampla vantagem sobre possíveis adversários e sugere, em um primeiro olhar, um cenário confortável para o governador na disputa de 2026. No entanto, a repercussão do levantamento também trouxe indagações sobre a percepção da população em relação aos principais problemas enfrentados pelo Estado.

Nas redes sociais, grupos de mensagens e conversas do dia a dia, não são poucos os eleitores que demonstram insatisfação com áreas consideradas essenciais, como saúde, segurança pública, infraestrutura e abastecimento de água. Em diversos municípios, moradores relatam dificuldades no acesso a serviços públicos e cobram respostas mais rápidas do poder público. Diante desse cenário, o resultado da pesquisa gerou discussões sobre a distância entre os números apresentados pelos institutos e a realidade percebida por parte da população. Para alguns analistas políticos, levantamentos eleitorais são importantes ferramentas para medir tendências e o momento político. Para outros, os números precisam ser observados com cautela, especialmente quando a eleição ainda está distante.

Outro ponto que entrou no debate público é o fato de a AtlasIntel possuir contratos e relações comerciais com a estrutura de comunicação do Governo do Estado. Embora essa condição não represente automaticamente qualquer irregularidade nem invalide os resultados apresentados, a situação aumenta a cobrança por transparência e rigor metodológico, requisitos fundamentais para a credibilidade de qualquer pesquisa eleitoral. Pesquisas são retratos de um determinado momento e podem sofrer alterações conforme o cenário político evolui. Fatores como alianças, desempenho administrativo, economia e acontecimentos de grande impacto costumam influenciar diretamente o comportamento do eleitorado ao longo do tempo.

A questão que permanece é se o Piauí mostrado nos números é o mesmo percebido diariamente pelos cidadãos. Afinal, a população está suficientemente satisfeita com os serviços públicos para conceder uma vantagem tão expressiva ao atual governador? Ou existe uma diferença entre a fotografia captada pela pesquisa e o sentimento real das ruas? Por enquanto, a pesquisa apresenta um cenário favorável a Rafael Fonteles. Mas, como a história política brasileira já mostrou diversas vezes, pesquisas apontam tendências; quem decide o resultado final é o eleitor, diante da urna.(Silas Freire)

Wellington Dias recua e retira Yasmin Dias da suplência após avaliação de baixa viabilidade eleitoral de Júlio César

Nos bastidores da política piauiense, a avaliação que circula é de que o senador licenciado Wellington Dias teria recuado da indicação de sua filha, Yasmin Dias, como primeira suplente na chapa ao Senado Federal vinculada ao deputado federal Júlio César.

Segundo essa leitura de bastidores, a decisão estaria ligada à percepção de baixa viabilidade eleitoral da candidatura de Júlio César ao Senado, o que teria levado à retirada do nome da composição antes da consolidação da chapa. O gesto é interpretado como um movimento preventivo dentro do grupo político, evitando exposição e desgaste antecipado de nomes familiares diante de um cenário ainda considerado incerto na disputa.(Silas  Frire)

“Está querendo agradar um eleitorado que não é dele”, diz Mainha sobre Rafael Fonteles ser a favor da redução da maioridade penal

O pré-candidato a governador pelo Podemos, ex-deputado Mainha, comentou as declarações recentes feitas pelo governador Rafael Fonteles (PT), em que o chefe do Executivo se posicionou a favor da redução da maioridade penal.

Em entrevista exclusiva ao OitoMeia, Mainha disse que Rafael estaria tentando abocanhar uma pauta que é historicamente atrelada à direita do espectro político. A estratégia, disse o dirigente, se assemelha à de Fábio Novo (PT) na última eleição, tentando ganhar eleitores conservadores.

Mainha e Rafael Fonteles (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

“Ele está querendo agradar um eleitorado que não é dele, mas o Rafael é de um ninho petista, eles tem lá seus pensamentos, suas ideologias e está querendo fazer alguma coisa parecida com o que fez o Fábio Novo na campanha de prefeito, agradar eleitores da direita, mas as pessoas entendem que periquito não é papagaio. Não deu certo com Fábio Novo, não vai dar certo com Rafael”, comentou.

No Congresso, até o momento, o PT tem demonstrado unanimidade na oposição à pauta da redução da maioridade penal.(Guilherme Freire)

desarticulado plano do PCC para assassinar delegado Charles Pessoa no Piauí

Delegado Charles Pessoas cumpre mandados contra integrantes do PCC após ser ameaçado de morte
Delegado Charles Pessoas cumpre mandados contra integrantes do PCC após ser ameaçado de morte

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) comunicou, na manhã desta terça-feira (23), que desarticulou um plano criminoso que tinha o objetivo de assassinar o delegado Charles Pessoa. A ação ocorreu no município de Castelo do Piauí e resultou no cumprimento de 14 mandados judiciais.

De acordo com as investigações, integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) passaram a disseminar ameaças e a estimular entre seus membros a execução do delegado. Segundo a SSP-PI, a motivação estaria relacionada à insatisfação do grupo com as operações realizadas pelas forças de segurança na região Norte do estado.

Com base nos elementos reunidos durante a apuração, o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) solicitou medidas judiciais para impedir a concretização do plano criminoso.

A operação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), do Canil da FEISP, da Diretoria de Inteligência da SSP, do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e de outras unidades da Polícia Civil do Piauí. A SSP-PI informou que as investigações continuam em andamento. (piauihoje)

Para PF, Wagner dedicou mandato no Senado ao Master

Senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado. (Foto: assessoria)

A Polícia Federal atestou que líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), “exerceu o mandato parlamentar de forma alinhada aos interesses econômicos do Banco Master”, a partir de indícios obtidos a partir dos celulares apreendidos, segundo relatório ao ministro do STF André Mendonça. Pior é que a essa atuação não se caracteriza por ato único e isolado, “mas em padrão contínuo, sistemático e documentado de engajamento pessoal” nos negócios liderados por Daniel Vorcaro.

Juntos na ascensão

Para a PF, Jaques Wagner atuou em favor do conglomerado financeiro sobretudo de 2022 a 2025, na “ascensão da organização criminosa”.

Projeto de Ciro na mesa

A PF aponta reuniões de Wagner para tratar de temas de interesse do Vorcaro, como aumentar cobertura do FGC para beneficiar o Master.

Batom na cueca

Wagner negou relação com Daniel Vorcaro, mas enviou mensagem ao ex-sócio Augusto Lima, indagando “como estão as coisas do banco”.

Pernas curtíssimas

É acusado também de mentir sobre dólares e euros. As diárias pagas pelo Senado totalizam bem menos que os R$600 mil apreendidos. (Cláudio Humberto)

Lula admite a jovens: “O político honesto que vocês procuram não está dentro de mim”

Lula (PT) na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Foto: assessoria.

Em evento para jovens nesta segunda-feira (22), realizado no Rio de Janeiro, Lula (PT) fez uma confissão rara: “O político honesto que vocês procuram não está dentro de mim”, disse ele durante a Premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Ele afirmou que estudantes não devem desistir da política mesmo diante da percepção de que há corrupção na atividade pública. A cerimônia foi realizada no Rio de Janeiro e reuniu os 684 medalhistas de ouro da edição de 2025 da olimpíada.

O presidente da República foi mais além: “Quando vocês virem na televisão e vocês chegarem à conclusão que todo político é ladrão, ainda assim, não desanime”, disse.

Lula ainda estimulou os jovens a renovar a política. “Entrem vocês na política, porque o político honesto que vocês querem está dentro de vocês, não está dentro de mim, não está dentro dele”, declarou, referindo-se a um dos fotógrafos presentes no evento.(Diário do Poder)