Uma megaoperação das forças de segurança foi realizada no litoral do Piauí e terminou com a prisão de 25 pessoas apontadas como integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação ocorreu nesta quinta-feira (19) e teve como objetivo desarticular a atuação da facção criminosa na região.
Segundo informações das autoridades, os alvos da operação eram investigados por envolvimento com crimes como tráfico de drogas, organização criminosa e outras atividades ilegais. Durante o cumprimento dos mandados, equipes também realizaram buscas e apreensões para reunir novos elementos para as investigações. A ofensiva contou com atuação integrada das forças de segurança estaduais e faz parte da estratégia de intensificação do combate ao crime organizado no Piauí. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e ampliar o mapeamento da estrutura criminosa na região. (Encarando)
O estatístico Batista Teles, do Instituto Amostragem, parece ter se superado na mais recente pesquisa divulgada para a TV Costa Norte, emissora que hoje mantém forte vínculo comercial com a Prefeitura de Parnaíba e que encomendou o levantamento. O resultado chamou atenção por dois motivos. Primeiro, porque entregou à deputada Gracinha Mão Santa uma liderança esmagadora nas intenções de voto para deputado estadual e até para deputado federal, mesmo sem ela disputar uma dessas vagas. Um desempenho eleitoral que a própria deputada passou o dia comemorando e divulgando.
Mas o verdadeiro espetáculo veio em seguida. Na mesma pesquisa, Batista Teles encontrou uma aprovação de 74% para a gestão do prefeito Francisco Emanuel. Um número que surpreendeu observadores políticos, adversários, aliados e boa parte da população que acompanha diariamente a crise política instalada em Parnaíba. A consequência da jogada foi engenhosa. Como contestar a credibilidade da pesquisa se ela mesma entrega a Gracinha os números que interessam ao seu grupo político? Ao celebrar a liderança eleitoral apontada pelo levantamento, torna-se difícil atacar os índices favoráveis ao prefeito produzidos pelo mesmo instituto e pela mesma metodologia.
No fim das contas, Batista Teles conseguiu uma proeza: produziu uma pesquisa que agrada a todos os lados do grupo governista local e, ao mesmo tempo, reforça a tese das elevadas aprovações que o Instituto Amostragem costuma atribuir às gestões ligadas ao governador Rafael Fonteles. Se os números refletem a realidade ou não, o eleitor é quem julgará adiante. Mas uma coisa é certa: Batista Teles mostrou mais uma vez que entende não apenas de estatística, mas também dos efeitos políticos que uma pesquisa pode produzir. E produziu. (Silas Freire)
O secretário de Comunicação do Governo do Piauí, Marcelo Noleto, voltou a colocar a gestão estadual em situação desconfortável. Conhecido nos bastidores políticos como o secretário “boca quente”, por frequentemente criar crises desnecessárias para o próprio governo, Noleto agora acumula uma condenação da Justiça Eleitoral por publicações ofensivas contra o senador Ciro Nogueira. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí reconheceu que as manifestações do secretário ultrapassaram os limites da crítica política, configurando propaganda eleitoral antecipada negativa e atingindo a honra e a imagem do parlamentar.
Segundo o entendimento da Corte, houve nítida intenção de degradar a imagem do então pré-candidato, com acusações e declarações consideradas incompatíveis com o debate democrático. O episódio reforça uma avaliação que cresce nos meios políticos: em vez de atuar como ponte entre o governo e a sociedade, Marcelo Noleto tem se transformado em uma fonte permanente de desgaste para a administração estadual. Ao assumir o papel de militante agressivo nas redes sociais, acaba expondo o próprio governo a derrotas políticas e judiciais. A condenação não atinge apenas a figura do secretário. Ela lança questionamentos sobre a estratégia de comunicação adotada pelo Palácio de Karnak e sobre os limites que seus auxiliares estão dispostos a respeitar no embate político.
Quando a Justiça condena um secretário de Estado por ofensas e ataques pessoais, o prejuízo não é apenas individual: respinga diretamente na imagem da gestão que ele representa. Mais uma vez, Marcelo Noleto vira notícia não pelos resultados da comunicação governamental, mas pelos problemas que cria para o governo que deveria defender. Em política, há auxiliares que agregam. Outros, acabam se tornando um passivo. A decisão do TRE-PI coloca o secretário, cada vez mais, na segunda categoria. (Silas Freire)
O deputado estadual Rubens Vieira cumpre agenda em Parnaíba nesta sexta-feira, com participações em programas de rádio e TV, encontros com lideranças e presença junto à população. 07h00 – Participação no Programa Primeira Notícias, com o jornalista Samuel Aguiar, na Litoral FM.
Visita ao tradicional Café no Ponto com lideranças e amigos.
12h00 – Entrevista ao Jornal do Meio Dia, na TV Costa Norte.
17h00 – Entrevista ao jornalista Darival Silva, na Rádio Cidade.
21h30 – Acompanha a transmissão do jogo do Brasil na Copa do Mundo, ao lado do prefeito Francisco Emanuel e da população, na Beira Rio.
O governador Rafael Fonteles participou, na noite desta quinta-feira (18), da inauguração do EXA Labs, primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento voltado para cibersegurança do Piauí, instalado em Parnaíba. O empreendimento, que integra o ecossistema da EXA, empresa do Grupo FS, prevê investimentos de R$ 25 milhões nos próximos quatro anos e reforça a posição do estado como referência nacional em tecnologia, inovação e formação de talentos na área digital.
Durante a solenidade, Rafael Fonteles ressaltou a importância da expansão da empresa para o fortalecimento da economia baseada em tecnologia e conhecimento. “Essa empresa iniciou sua atividade em 2022 e agora decidiu expandir. Vai gerar muitas oportunidades para o Piauí e Parnaíba, apostando no talento piauiense, apostando nesse ecossistema de inovação que o Governo do Estado está formando. Não tenho dúvida de que é uma aposta muito certa. Hoje o novo petróleo são dados, que são processados e precisam ser protegidos. É um setor com o mercado amplo, é muito útil à sociedade”, afirmou o governador.
Foto: Gabriel Paulino
O EXA Labs nasce em um cenário de crescimento das ameaças digitais no Brasil e terá como foco o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial aplicadas à prevenção de fraudes e à segurança cibernética. O laboratório atuará na criação de tecnologias para identificação de golpes financeiros, detecção de deepfakes, análise de comportamentos suspeitos em transações digitais e proteção contra ataques cada vez mais sofisticados.
Foto: Gabriel Paulino
Presidente da EXA, Carlos Landin destacou a confiança da empresa no potencial do estado e anunciou novas oportunidades para estudantes e profissionais da região.“Estamos lançando o programa nacional de estágio e estamos abrindo vagas específicas para o nosso centro para acelerar o processo de formação na cidade de Parnaíba. A gente acredita muito no Piauí. Estamos aqui há quatro anos. Conseguimos desenvolver pessoas, produtos e estrutura. Acreditamos muito nessa aposta”, declarou.
Além dos investimentos previstos para o novo centro, a EXA já destinou cerca de R$ 250 milhões para infraestrutura tecnológica, desenvolvimento de produtos e ampliação de sua operação nos últimos três anos. A empresa também mantém parcerias com instituições de ensino para impulsionar pesquisas e qualificar profissionais nas áreas de inteligência artificial e cibersegurança.
Foto: Gabriel Paulino
A escolha de Parnaíba para sediar o centro de pesquisa foi motivada pelo ambiente favorável à inovação existente no estado. O Piauí lidera indicadores nacionais de investimento público proporcional e de oferta de serviços públicos digitais, além de possuir uma ampla rede de fibra óptica e iniciativas pioneiras de ensino de inteligência artificial na educação básica. Em Parnaíba, o ecossistema tecnológico também conta com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Tech Export Hub, voltado para a exportação de serviços de tecnologia.
Foto: Gabriel Paulino
Para o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Piauí (IFPI), José Cláudio Sotero, de 19 anos, a chegada do EXA Labs representa uma oportunidade concreta para jovens. “Essa empresa entrega aplicativos para proteção e para deixar nossa internet mais segura, melhorando a segurança da população e de empresas. Ano passado eles lançaram uma assinatura voltada para a proteção de celulares contra golpes e fraudes de cartão. Ela é uma das empresas que mais proporciona desenvolvimento para o Piauí sem ficar concentrada apenas nas grandes cidades. Ela está em Parnaíba, abrindo oportunidades para estudantes e profissionais locais e aprimora as nossas conexões”, destacou.
O luxuoso edifício Mansão Victory Tower, onde mora o ex-sindicalista Jaques Wagner.
O imóvel de R$2,5 milhões em Salvador, que teria sido negociado como propina para o líder do governo Lula (PT) no Senado, Jaques Wagner, vale dez vezes menos que o apartamento de luxo no edifício Mansão Victory Tower, onde mora o senador. Fica no Corredor da Vitória, metro quadrado mais caro de Salvador. Apartamento como o de Wagner pode custar mais de R$20 milhões. O prédio do comuna que adora os luxos da burguesia tem píer privativo e teleférico para a Baía de Todos-os-Santos. A informação é da Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.
Difícil é explicar como um sindicalista do PT, que chegou na Bahia com a mão na frente e outra atrás, acumulou patrimônio milionário na política.
Wagner disse que a Bahia “tem muro baixo”. Oura lorota: a espetacular Mansão Victory Tower, onde mora, é protegida por muros altíssimos
O líder de Lula disse que seria para sua filha o tal apê de R$2,5 milhões, de 203m, praticamente uma quitinete para os padrões de luxo do petista.(Diário do Poder)
O Ministério Público do Estado do Piauí ajuizou ação civil pública para suspender novos contratos e processos de seleção de Organizações Sociais de Saúde (OSS) promovidos pelo Governo do Estado. Segundo a ação, a Secretaria de Saúde avançou com a transferência da gestão de hospitais para entidades privadas mesmo após manifestação contrária do Conselho Estadual de Saúde.
Os números chamam atenção. Em pouco mais de um ano, os contratos ligados às OSS saltaram de R$ 18,7 milhões para R$ 135,8 milhões por mês, um crescimento superior a 1.400%, enquanto a estrutura responsável pela fiscalização permaneceu praticamente a mesma. De acordo com o Ministério Público, apenas dez servidores estariam encarregados de monitorar dezenas de contratos milionários.
Auditorias do Tribunal de Contas também apontaram falhas no planejamento, na fiscalização e na prestação de contas, além da ausência de estudos que comprovassem maior eficiência ou economia em comparação à gestão direta pelo Estado.
O caso revela a condução da política de saúde do governo Rafael Fonteles. Afinal, como justificar a expansão acelerada de contratos que movimentam centenas de milhões de reais sem uma estrutura adequada de fiscalização e sem estudos conclusivos que demonstrem vantagens para a população? Enquanto o governo amplia a terceirização da saúde, o próprio Ministério Público alerta para riscos ao controle e à correta aplicação dos recursos públicos. (O Piauiense)
Gracinha Mão Santa disparou mais uma vez conquistando o 1º lugar na pesquisa Amostragem para deputada estadual!
Esse resultado reflete o reconhecimento de um trabalho sério, presente e comprometido com o desenvolvimento do Piauí. Com atuação firme em defesa dos piauienses, vamos mostrando trabalho para população e fortalecendo nosso nome na região Norte do estado.
“Gratidão a cada pessoa que acredita, apoia e caminha conosco. Esse reconhecimento aumenta ainda mais nossa responsabilidade de continuar trabalhando pelo povo do Piauí”.
“Usuários reclamam de demora enorme, atrasos e secretário não dá resposta!
A situação do transporte alternativo em Parnaíba está insustentável!
Quem depende do ônibus para trabalhar, estudar ou se locomover está sofrendo muito com a espera infinita e a falta de organização.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Alunos chegam atrasados nas escolas
Trabalhadores perdem horários
No período da noite, a demora é ainda maior!
A população está revoltada e cansada de tanta negligência! O pior é que até o momento, o secretário de transporte não se manifestou nem deu qualquer satisfação sobre o que está sendo feito para resolver o problema.
A gente pede apenas o básico: um transporte que funcione, que chegue no horário e que respeite quem precisa dele todos os dias!
A Pax União Serviços Póstumos, comunica o falecimento do médico, Francisco Leôncio de Sales Neto, aos 82 anos. O corpo está sendo velado no salão nobre da Pax União no centro de Parnaíba/PI.
O sepultamento ocorrerá na sexta-feira (19), na fazenda Mimosa em Joaquim Pires/PI.
O senador e pré-candidato a reeleição Ciro Nogueira (Progressistas) apareceu na lista dos mais influentes, os “100 Cabeças do Congresso 2026”, produzida pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) anualmente.
Segundo a instituição, o estudo identifica os parlamentares que mais se destacam pela capacidade de influenciar o processo decisório no âmbito do Poder Legislativo Federal. E Ciro tem aparecido na lista, seguidamente, já há 12 anos.
A edição 2026 reúne 69 deputados federais e 31 senadores. Em resumo, segundo o DIAP, estes cem nomes são considerados parlamentares que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.
E Ciro Nogueira, que é reconhecido como o político com mais destinações ao estado, através das prefeituras de todas as bandeiras partidárias, detém os atributos para ser considerado um “Cabeça do Congresso”, tendo protagonismo no processo legislativo.
“É um político que tem a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão”, explica o DIAP.
Já próximo do período das convenções partidárias, o MDB passou a intensificar as articulações para reduzir resistências internas em relação aos apoios ao Senado nas eleições de 2026. A movimentação ocorre diante da orientação do governador Rafael Fonteles (PT) para que os partidos da base aliada concentrem apoio à reeleição do senador Marcelo Castro (MDB) e à candidatura do deputado federal Júlio César (PSD) ao Senado Federal.
O GP1 apurou junto a lideranças do MDB que a principal estratégia envolve conversas com deputados estaduais que ainda não definiram posição ou que mantêm aberta a possibilidade de apoiar a reeleição do senador Ciro Nogueira (Progressistas), principal nome da oposição ao governador Rafael Fonteles no estado. O objetivo é buscar maior convergência dentro da base aliada antes da formalização das alianças.
Foto: Lucas Dias/GP1
MDB
Entre os principais articuladores desse processo dentro do MDB estão o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Severo Eulálio, e o líder da sigla na Casa, deputado estadual João Mádison. Ambos participaram das negociações relacionadas à formação da chapa proporcional do partido e vêm atuando nas discussões internas sobre a composição dos apoios para a disputa ao Senado.
No PSD, o deputado federal Júlio César também ampliou a agenda de articulações políticas com foco na consolidação de sua pré-candidatura. O parlamentar tem buscado dialogar com lideranças e aliados em diferentes regiões do estado, especialmente em cenários onde ainda existem apoios vinculados ao projeto político liderado por Ciro Nogueira.
Ao comentar a disputa pelo Senado, Júlio César afirmou que o grupo político comandado pelo governador Rafael Fonteles e pelo ministro Wellington Dias tem conseguido atrair apoios que anteriormente estavam alinhados ao senador do Progressistas. De acordo com o deputado federal, o trabalho de articulação desenvolvido pela base governista já apresentou resultados na conversão de apoios durante o processo de construção das alianças para 2026. (Davi Fernandes/Gp1)
O episódio protagonizado pelo governador Rafael Fonteles durante o lançamento de seu plano de governo repercutiu negativamente e deixou uma sensação de decepção até entre aliados. Ao reclamar da exibição de um vídeo institucional, o governador expôs publicamente integrantes da equipe de comunicação, fazendo críticas duras e cobrando a identificação do responsável pela falha. O problema é que a cobrança acabou recaindo sobre profissionais da linha de frente, enquanto os verdadeiros responsáveis pela coordenação e organização do evento passaram praticamente ilesos.
Para quem acompanhou a cena, a atitude foi desproporcional e teve tom de constrangimento público contra subordinados que apenas executavam suas funções. As imagens circularam nas redes sociais e alimentaram críticas à postura adotada pelo governador, considerada por muitos como incompatível com o tratamento que deve ser dispensado a servidores e colaboradores. A cobrança faz parte da gestão. A humilhação pública, não. (Silas Freire)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17) que nunca se considerou “esquerdista”. A declaração foi feita durante uma conversa informal com lideranças internacionais à margem da reunião do G7, realizada em Paris.
Convidado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, Lula participou de encontros bilaterais e de debates com chefes de Estado e representantes de organismos internacionais durante o evento.
A declaração ocorreu enquanto o petista conversava com o chanceler alemão Friedrich Merz e com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva. O grupo discutia temas relacionados à democracia brasileira e ao sistema eleitoral do país.
Ao comentar a permanência de governos conservadores em países como EUA e França, Lula foi questionado sobre sua imagem quando venceu a eleição presidencial de 2002.
“Mas eu nunca fui esquerdista. Eu era um dirigente sindical que tinha uma belíssima relação com o sindicalismo alemão, tinha uma relação boa com o sindicalismo italiano. Tinha uma relação com a UGT, da Espanha”, afirmou.
Na sequência, o presidente relembrou um episódio ocorrido na década de 1980, quando foi convidado para participar de um congresso na então União Soviética.
“Em 1980, eu tive um congresso na Rússia que eu fui convidado. Eu não fui porque eu estava condenado pela Lei de Segurança Nacional. Eu fiz uma viagem pela Europa, angariando solidariedade. E aí eu passei a ser tratado como anticomunista”, declarou.(Diário do Poder)
Um dos endereços mais prestigiosos de Portugal, o Four Seasons Hotel Ritz Libon, que o enroladíssimo Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, investigado por fraude contra o sistema financeiro, bancou para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Rep-PB), oferece uma exclusiva suíte presidencial maior que muitos apartamentos brasileiros: 247 m². O chão da mansão, que fica no 10º andar, é outra extravagância que só endinheirados podem bancar, todo em mármore de primeira linha.
Conta direito
Chama atenção o, acredite, baixo valor que Vorcaro teria pagado nas cinco diárias para Motta e senador Ciro Nogueira, R$90 mil.
Só ricaços
O hotel faz questão de exaltar as excentricidades para hóspedes tipo Ciro e Motta, como spa premiado e restaurante com estrela Michelin.
Petistas adoram
O luxuoso hotel recebeu Dilma em um pernoite em janeiro de 2014. À época, 12 anos atrás, a fatura da noitada saiu por R$73,5 mil.
Caminhão de dinheiro
A coluna cotou a segunda suíte mais cara para amanhã (19), a presidencial estava indisponível, o valor: R$32.369. E não é a mais cara.(Cláudio Humberto)
O ex-prefeito de Parnaíba e atual deputado ferederal Florentino Neto, aparece na liderança da intenção de voto espontânea para deputado federal entre os eleitores do município. É o que revela a Pesquisa Amostragem/Costa Norte 2026, realizada entre os dias 4 e 7 de junho.
No cenário espontâneo, quando o entrevistado responde sem receber uma lista de candidatos, Florentino Neto registra 3,67% das citações. Em segundo lugar aparece a deputada estadual Gracinha Mão Santa, com 2%.
O delegado Charles Pessoa surge na terceira colocação, com 1% das citações.
Na sequência aparecem Tererê, Júnior Percy, Jadyel Alencar e Rubens Vieira, todos com 0,67%.
Também foram citados Francivaldo Leão, Wellington Dias, Zé Santana, Dr. Hélio, Hilder Monção, Fábio Novo e Samantha Cavalca, cada um com 0,33% das intenções de voto.
Outros 1,33% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum nome para deputado federal.
O levantamento chama atenção para o elevado índice de indefinição do eleitorado. Segundo a pesquisa, 87% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não opinar quando questionados sobre a disputa para deputado federal.
A pesquisa ouviu 300 eleitores em Parnaíba entre os dias 4 e 7 de junho de 2026. A margem de erro é de 5,54 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda. – Amostragem, contratado pela Fundação 14 de Agosto/TV Costa Norte, e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número PI-08230/2026.
O deputado estadual Rubens Vieira segue consolidando sua presença política no município de Parnaíba. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, em parceria com o Sistema Costa Norte de Comunicação, mostra o parlamentar entre os nomes mais lembrados pela população na disputa para deputado estadual nas eleições de 2026.
De acordo com o levantamento, Rubens Vieira aparece na segunda colocação entre os candidatos citados espontaneamente pelos entrevistados, alcançando 3% das intenções de voto. O resultado reforça o crescimento da atuação do parlamentar na região norte do estado e o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do mandato.
Nos últimos anos, Rubens Vieira tem mantido uma agenda constante em Parnaíba e nos municípios da Planície Litorânea, acompanhando obras, articulando investimentos e defendendo projetos voltados para áreas como infraestrutura, saúde, educação, esporte e desenvolvimento regional.
O parlamentar destaca que o resultado da pesquisa é reflexo da proximidade construída com a população e do compromisso assumido com as demandas da região.
“Recebo esse resultado com muita gratidão e responsabilidade. Nosso trabalho tem sido pautado pelo diálogo, pela presença constante nos municípios e pela busca de melhorias concretas para a vida das pessoas. Seguiremos trabalhando ainda mais para honrar a confiança da população”, afirmou Rubens Vieira.
A pesquisa também evidencia que o cenário eleitoral permanece aberto, com um elevado percentual de entrevistados que ainda não definiram seu voto. Segundo o levantamento, 81,33% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não opinar.
O estudo foi realizado entre os dias 4 e 7 de junho de 2026, ouvindo 300 eleitores de Parnaíba. A margem de erro é de 5,54 pontos percentuais para mais ou para menos, com registro na Justiça Eleitoral sob o número PI-08230/2026.
O Governo do Estado reuniu cerca de cinco mil pessoas no Atlantic City para um evento apresentado como espaço de debate sobre propostas e estratégias para a reeleição do governador Rafael Fonteles. O auditório ficou cheio. Mas a pergunta que ficou no ar é: cheio de quem? Entre lideranças políticas, deputados e secretários, o que predominava era a presença de ocupantes de cargos comissionados, terceirizados e pessoas ligadas a fornecedores do Estado.
Uma demonstração de força da máquina administrativa que, ao mesmo tempo, evidencia a dificuldade crescente de mobilização espontânea. A política piauiense parece viver uma contradição. Os eventos estão cheios, mas o entusiasmo popular anda cada vez mais raro. A militância foi substituída pela estrutura. A adesão espontânea deu lugar ao comparecimento por conveniência, compromisso funcional ou simples receio de desagradar quem ocupa posições de poder.
E o fenômeno não é exclusivo do Palácio de Karnak. Em eventos ligados ao vice-prefeito Jeová Alencar, também são frequentes os comentários sobre a forte presença de terceirizados da Prefeitura de Teresina. O que deveria ser demonstração de força política acaba levantando dúvidas sobre a real capacidade de mobilização dos grupos. No fim das contas, lotar um auditório é fácil quando se tem a máquina à disposição. Difícil é encher um espaço apenas com a força das ideias e da participação voluntária. É justamente essa ausência que torna os auditórios cheios e a política cada vez mais vazia. (Silas Freire/Encarando)