Deputado Rubens Vieira acompanha obras, dialoga com comunidades e prestigia agenda cultural no Norte do Piauí

O deputado estadual Rubens Vieira cumpriu uma intensa agenda de atividades durante o fim de semana onde, no município de Joaquim Pires, o parlamentar realizou visitas técnicas às obras de pavimentação asfáltica que estão sendo executadas na cidade, acompanhando de perto o andamento dos serviços que vão garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores.
Reunião da Jô Lima e Cristiane no Bairro São José
Ainda em Joaquim Pires, Rubens Vieira esteve na obra de requalificação urbanística e paisagística da Orla da Lagoa do Cajueiro, um importante projeto que promete transformar o espaço em um novo cartão-postal do município, incentivando o turismo, o lazer e a convivência social. Durante a visita, o deputado destacou a importância dos investimentos em infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer a economia local.
Já em Parnaíba, Rubens Vieira participou de uma série de encontros com lideranças comunitárias e moradores de diferentes bairros da cidade. A agenda teve início no Assentamento Lagoa do Prado, onde o parlamentar se reuniu com moradores ao lado do líder comunitário professor Alcione, ouvindo demandas e discutindo ações voltadas para a melhoria das condições de vida da comunidade.
Na sequência, o deputado esteve no bairro São José, participando de um encontro com os líderes Christiane Araújo e Jô Lima, além de diversos moradores e apoiadores. O momento foi marcado pelo diálogo sobre as principais necessidades da região e pela apresentação de propostas para fortalecer as políticas públicas voltadas à população.
Encerrando a agenda em Parnaíba, o deputado visitou o bairro Piauí, onde foi recebido pela liderança Ana Paula e por amigos da comunidade. Durante a reunião, o parlamentar reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando para levar investimentos, obras e oportunidades para os bairros da cidade. Rubens ainda concedeu entrevistas para vários veículos de comunicação do litoral e marcou presença no Beira Rio, onde assistiu o jogo da seleção brasileira com o prefeito Francisco Emanuel e a população parnaibana.
Jogo do Brasil na Beira Rio com o prefeito Francisco Emanuel
A programação teve continuidade no domingo (21), quando Rubens Vieira esteve nos municípios de Cocal dos Alves e Piripiri. Em Cocal dos Alves, o parlamentar participou do novenário dos festejos de São João Batista, realizado na Igreja Matriz do município, momento de fé e tradição que reúne a comunidade local e visitantes da região.
Ainda na cidade, Rubens Vieira prestigiou o Festeja CDA 2026, evento que integra a programação cultural dos festejos e contou com o show católico da cantora Aline Brasil, reunindo centenas de fiéis e fortalecendo as manifestações religiosas e culturais do município.
Já em Piripiri, o deputado participou de encontros com amigos e lideranças locais, fortalecendo o diálogo com a população e ouvindo demandas importantes para o desenvolvimento da região.
“Nosso mandato é construído ouvindo as pessoas, acompanhando as obras e participando da vida das comunidades. Cada encontro é uma oportunidade de conhecer de perto as necessidades da população e buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento dos municípios”, destacou Rubens Vieira.
As atividades reforçam a atuação municipalista do parlamentar, que tem intensificado sua presença nas diversas regiões do estado, acompanhando investimentos, dialogando com lideranças e trabalhando para viabilizar mais ações e melhorias para a população piauiense.

Inscrições para concurso da Polícia Militar do Piauí com 1 mil vagas começam nesta segunda-feira (22)

As inscrições para o concurso público da Polícia Militar do Piauí (PMPI) começam nesta segunda-feira (22/06) e seguem abertas até o dia (22/07). O certame oferece mil vagas para os cargos de soldado e oficial capelão, com salários iniciais que variam entre R$ 4.896,84 e R$ 9.793,54.

Foto: Reprodução/Gabriel Paulinoconcurso PM/PI

De acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, as provas estão previstas para o dia (23/08). A expectativa é que os primeiros 500 aprovados sejam convocados para o curso de formação no início de 2027. O edital prevê exigência de ensino superior para o cargo de oficial capelão, além de graduação em Filosofia ou Teologia e comprovação de, pelo menos, dois anos de atuação como sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana.

Para o cargo de soldado, o concurso contará com prova objetiva, redação, teste de aptidão física e avaliação psicológica. As disciplinas incluem Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Matemática Básica, Informática, Conhecimentos Gerais e Regionais do Piauí, Legislação da PMPI e Noções de Direito. Já os candidatos a oficial capelão serão avaliados em conteúdos como Direitos Humanos, Direito Constitucional e Conhecimentos Religiosos.

Toma lá, dá cá: Lula já pagou R$18,4 bilhões em emendas

Lula (PT) | Foto: assessoria/divulgação.

O governo Lula (PT) abriu a carteira para bancar emendas de deputados e senadores nas últimas semanas. No total, já foram pagos R$18,4 bilhões em emendas parlamentares, este ano. O dado que mais impressiona é o total distribuído apenas no mês de maio: R$14,1 bilhões, quase 77% de tudo que o governo petista pagou em 2026. Em junho, já são R$605 milhões liberados pelo governo aos parlamentares.

Comparação

Em maio do ano passado, por exemplo, o governo Lula distribuiu pouco mais de R$188 milhões para pagar emendas parlamentares.

Coincidência?

Às vésperas da sabatina de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) o governo reservou R$12 bilhões para as emendas.

Individuais

A maior parte das emendas pagas pelo governo Lula este ano são individuais, que custaram mais de R$13 bilhões até o momento.

Bancada

Outros R$4,5 bilhões dos pagadores de impostos custearam as emendas de bancada do Congresso Nacional, este ano. (Cláudio Humberto)

Praia da Itans: conheça esse paraíso paradisíaco pouco explorado no litoral o Piauí

Onde fica?

Praia da Itans: conheça esse paraíso paradisíaco pouco explorado no litoral o Piauí - imagem 145735

A Praia da Itans está localizada no município de Cajueiro da Praia, no extremo leste do litoral piauiense, na divisa com o Ceará.

O local integra a Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, uma das regiões ambientalmente mais importantes do Nordeste.

Da praia, é possível avistar o município cearense de Bitupitá e a região dos rios Timonha e Ubatuba.(Foto: Reprodução/Danilo Moura/@praondeirnolitoral.pi

Como chegar saindo de Teresina?

Praia da Itans: conheça esse paraíso paradisíaco pouco explorado no litoral o Piauí - imagem 145736

A viagem de Teresina até Cajueiro da Praia tem aproximadamente 380 km.

O trajeto é feito principalmente pelas BRs 343 e 402, passando por Parnaíba e Luís Correia.

A partir de Barra Grande, principal destino turístico da região, a Praia da Itans fica a cerca de 15 km. (Foto: Reprodução/Danilo Moura/@praondeirnolitoral.pi)

O que torna a Praia da Itans especial?

Praia da Itans: conheça esse paraíso paradisíaco pouco explorado no litoral o Piauí - imagem 145737

É considerada uma das praias mais preservadas e menos exploradas do litoral piauiense. Possui extensas faixas de areia praticamente desertas, águas tranquilas em determinados períodos e paisagens dominadas por dunas, manguezais e vegetação nativa.

O cenário é marcado pelo encontro entre mar, rios e mangues, formando uma paisagem única e de grande valor ecológico.

A sensação de isolamento e tranquilidade faz do local um verdadeiro refúgio para quem busca contato com a natureza. (Foto: Reprodução/Danilo Moura/@praondeirnolitoral.pi)

Berçário do peixe-boi-marinho

Praia da Itans: conheça esse paraíso paradisíaco pouco explorado no litoral o Piauí - imagem 145738A região dos rios Timonha e Ubatuba é reconhecida como um dos principais berçários naturais do peixe-boi-marinho no Brasil.

A área abriga ainda tartarugas marinhas, cavalos-marinhos, aves migratórias e diversas espécies da fauna costeira.

Próximo dali existe uma base de conservação e monitoramento da espécie, aberta para visitação. (Foto: Reprodução/Danilo Moura/@praondeirnolitoral.pi)

O que fazer na Praia da Itans?

Praia da Itans: conheça esse paraíso paradisíaco pouco explorado no litoral o Piauí - imagem 145739

Caminhar pelas extensas faixas de areia praticamente intocadas.

Observar a fauna e a flora da região.

Contemplar o encontro dos ecossistemas de mar, mangue e estuário.

Fazer registros fotográficos de paisagens únicas.

Conhecer os passeios ecológicos voltados para observação do peixe-boi-marinho e da biodiversidade local.

Aproveitar o silêncio e a tranquilidade de um dos pontos mais preservados do litoral brasileiro. (Foto: Reprodução/Danilo Moura/@praondeirnolitoral.pi)

Potencial turístico

Praia da Itans: conheça esse paraíso paradisíaco pouco explorado no litoral o Piauí - imagem 145740
A Praia da Itans reúne características cada vez mais valorizadas pelo turismo sustentável: natureza preservada, baixa ocupação humana e rica biodiversidade.

O local tem potencial para se consolidar como um dos principais destinos de ecoturismo do Piauí, complementando roteiros já conhecidos como Barra Grande e o Delta do Parnaíba.

Apesar de sua beleza exuberante, ainda permanece pouco conhecida até mesmo entre muitos piauienses, o que reforça seu status de joia escondida do litoral do estado. (Foto: Reprodução/Danilo Moura/@praondeirnolitoral.pi)

(Por: Waldelício Barbosa/MN)

Porto de Luís Correia: Uma história sem fim

Em 2023, o Porto de Luís Correia foi anunciado como uma grande conquista, com promessa de desenvolvimento e transformação econômica para o Piauí.
Depois, o projeto passou a ser chamado de Terminal Pesqueiro, com a promessa de entrega até dezembro de 2024.
Pode ser uma imagem de texto que diz "PIQUIENSE PI IENSE 2023 g1 Porto de Luís Correia é inaugurado após 50 anos de idealização e promete dobrar PIB do Piauí 13/12/2023 15h55 2024 COVERNPE DD PIAUI 29냉일70기2 Terminal pesqueiro do Porto Piauí em Luís Correia deve ficar pronto até dezembro 17/06/2024 às 12:57 2025 GOVERNO PLACI PIAU ควัะรานพดยหนตอ" Terminal Pesqueiro do Porto Piauí tem 84% das obras concluídas e oferecerá infraestrutura moderna a pescadores locais 01/02/2025 às 11:30"
Em fevereiro de 2025, o próprio Governo dizia que a obra estava com 84% concluída.
Mas a realidade em 2026 é outra: nada funcionando, nada entregue.
O que era para ser uma obra histórica virou mais uma promessa que serviu para render manchetes e propaganda. Enquanto isso, os piauienses continuam esperando pelo porto que foi anunciado como pronto. (O Piauiense)

Concurso em Cajueiro da Praia abre vagas para professores; veja cargos e salários

A Prefeitura de Cajueiro da Praia, cidade do litoral do Piauí, abriu concurso público com 71 vagas para cargos efetivos em diferentes áreas da administração municipal. Os editais contemplam oportunidades para professores, Guarda Civil Municipal e Agente Comunitário de Saúde, com salários que chegam a R$ 3.414,44.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa, Avaliação e Seleção de Pessoal (INBRASP), o certame também prevê formação de cadastro reserva. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 17 de julho por meio do site da banca organizadora.

Concurso no litoral do Piauí abre vagas para professores; veja cargos e salários - (Freepik)

Concurso no litoral do Piauí abre vagas para professores; veja cargos e salários

A maior parte das vagas está concentrada na área da educação. O edital destinado ao magistério municipal oferece 57 oportunidades para Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física, Professor de Língua Estrangeira, Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Português e Professor de História, Geografia e Ciências.

Para os cargos do magistério, o salário inicial é de R$ 3.414,44 para jornada semanal de 20 horas. O concurso para professores deve atrair candidatos de diversas regiões do estado, especialmente em razão do número de vagas disponíveis.

Vagas para Guarda Municipal e Agente de Saúde

Outro edital reúne seis vagas para a Guarda Civil Municipal. Os candidatos devem possuir ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. O salário inicial é de R$ 1.621 para carga horária de 40 horas semanais.

Já o terceiro edital oferece vagas para Agente Comunitário de Saúde, com atuação em diferentes unidades básicas de saúde do município. O cargo exige nível médio e possui remuneração inicial de R$ 3.036 para jornada de 40 horas semanais.

As oportunidades para agentes de saúde estão distribuídas entre as unidades localizadas na sede do município, Barrinha, Borogodó, Barra Grande e Boa Vista.

Inscrições e provas

Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, acessando o portal do INBRASP e selecionando o edital correspondente ao cargo desejado. As taxas de participação variam entre R$ 115 e R$ 145, conforme o nível de escolaridade exigido.

A aplicação das provas objetivas para todos os cargos está prevista para o dia 1º de novembro de 2026. Os exames serão a principal etapa de seleção dos candidatos.

Além da prova escrita, alguns cargos contarão com fases complementares. Os candidatos à Guarda Civil Municipal passarão por investigação social, exames médicos e avaliações de aptidão física. Já os concorrentes às vagas do magistério também serão submetidos à prova de títulos.

O concurso público é uma das principais seleções abertas atualmente no litoral do Piauí e deve movimentar candidatos interessados em ingressar no serviço público municipal, especialmente nas áreas de educação, saúde e segurança. (O Dia)

Com edição de Ithyara Borges

UFDPar regulariza pagamento de bolsas e terceirizados após liberação de recursos pelo MEC

Por Rebeca Lima

Foto: UFDpar/Divulgação

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) informou nesta quarta-feira (17) que recebeu a liberação do limite financeiro necessário para regularizar pagamentos que haviam sido afetados pelas restrições orçamentárias enfrentadas por universidades federais em todo o país nos últimos dias.

Com a autorização, a instituição efetuou os pagamentos das bolsas de auxílio permanência (assistência estudantil) e do contrato de prestação de serviços terceirizados de apoio administrativo, assegurando a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas da instituição.

A situação vinha gerando preocupação em diversas instituições do país e mobilizou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que vem mantendo tratativas com o Ministério da Educação (MEC) para buscar a normalização dos repasses financeiros.

Segundo a UFDPar, o reitor João Paulo Sales Macedo esteve em contato com a Secretaria de Planejamento e Orçamento do MEC para apresentar os impactos causados pela limitação financeira e solicitar a liberação dos recursos necessários ao funcionamento da universidade.

A instituição informou que, com o pagamento realizado à empresa responsável pelos serviços terceirizados, não há mais impedimentos para que os trabalhadores vinculados ao contrato recebam os valores devidos. A universidade acrescentou que acompanhará o cumprimento das obrigações pela empresa e poderá adotar medidas administrativas em caso de eventual descumprimento contratual.

A administração da universidade afirmou que continuará acompanhando as discussões junto ao MEC e às entidades representativas do setor em busca de maior estabilidade financeira para as instituições federais de ensino superior.

 

Governador visita Porto Piauí e destaca contagem regressiva para início da exportação de minério de ferro à China

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta sexta-feira (19), as instalações do Terminal de Uso Privado de Luís Correia, por onde será exportado o minério de ferro produzido no Piauí. Com as obras da fase um na reta final, a Companhia Porto Piauí está nos últimos ajustes para iniciar as operações. O chefe do Executivo foi recebido pelos presidentes do Grupo Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, e da Porto Piauí, Raimundo Dias.

Durante a visita, Rafael Fonteles conheceu o galpão onde o minério de ferro está sendo armazenado. Atualmente, a Porto Piauí recebe caminhões carregados diariamente com minério de ferro. Ao destacar a dimensão da operação, o governador afirmou que a estrutura já recebe cargas continuamente para o primeiro embarque internacional.

Governador visita Porto Piauí e destaca contagem regressiva para início da exportação de minério de ferro à China

 “Minério do Piauí saindo pelo Porto do Piauí direto para a China em breve, e também para outros países. Tudo o que está sendo armazenado aqui vai para um único navio com mais de 110 mil toneladas. É uma operação histórica. São caminhões chegando 24 horas por dia, cerca de 100 rodotrens diariamente. É uma verdadeira revolução acontecendo aqui no litoral do Piauí”, afirmou Rafael Fonteles.

A operação de minério de ferro será realizada utilizando uma técnica de ‘transbordo de graneis’ entre embarcações. Um navio com capacidade para 9 mil toneladas irá atracar no TUP, e levará a carga até um navio maior, com capacidade para 110 mil toneladas, em alto mar.

Em seguida, o governador conferiu a evolução das obras da plataforma de operação, estrutura onde os navios vão atracar para receber as cargas de minério. Segundo Rafael Fonteles, a operação de exportação de minério será apenas a primeira etapa do projeto portuário.

“Depois deste terminal de minério de ferro, teremos o terminal de contêineres, o terminal de industrialização do pescado e o terminal de fertilizantes. São quatro terminais sendo construídos simultaneamente. O primeiro a entrar em operação será este do minério de ferro, que já está com a carga armazenada e pronta para embarque”, completou o governador, que visitou ainda o cais multipropósito e acompanhou o andamento da construção do Terminal Pesqueiro, infraestrutura que permitirá o beneficiamento do pescado produzido pelos pescadores da região, ampliando as oportunidades para a cadeia produtiva local.

Fiscalização e parcerias institucionais

Ainda durante a visita, Rafael Fonteles apresentou a estrutura de monitoramento e fiscalização instalada no Porto Piauí, que conta com a atuação integrada de órgãos federais responsáveis pelo controle das operações. Segundo o governador, a presença da Receita Federal, Polícia Federal, Marinha do Brasil e demais instituições garante que o terminal opere com eficiência, segurança e dentro das normas legais.

“Em menos de três anos conseguimos tornar viável uma operação de exportação de minério de ferro. É algo realmente incrível e inédito no Brasil, fruto do trabalho conjunto entre os governos e os órgãos de controle”, concluiu o governador.

Fonte: Portal A10+

Fábio Novo diz ser contra a redução da maioridade penal; petistas dão opinião sobre o assunto

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a PEC da Redução da Maioridade Penal. A proposta reduz de 18 para 16 anos a idade mínima para a responsabilização de indivíduos perante a lei. O OitoMeia entrevistou o deputado Fábio Novo (PT) para saber a sua visão sobre o tema.

“No período eleitoral, geralmente a extrema direita traz a pauta de costumes, pautas como essa. Não resolve o problema reduzindo a maioridade penal, só aprovar não resolve. Eu sou contrário”, disse.

Deputado Fábio Novo e vereador João Pereira (Fotos: Ricardo Morais/OitoMeia)

O vereador João Pereira (PT) preferiu não emitir nenhuma opinião sobre o tema, preferindo ler o conteúdo do projeto antes de tomar qualquer posição.

“Eu nem li o projeto, ainda não vi o texto que foi aprovado, foram tantas coisas nesses dias que não li. Mas vou me debruçar e lhe garanto que darei alguma resposta”, afirmou. (OitoMeia)

Prefeita Maninha- de Luís Correia – veta criação do censo municipal do autismo.

É difícil compreender a decisão da prefeita Maninha de vetar o projeto que criava o Censo Qualificado da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Luís Correia. A proposta, aprovada pela Câmara Municipal e de autoria do vereador Wilton Veras, tinha um objetivo simples e necessário: conhecer a realidade das famílias que convivem com o autismo para que o poder público possa planejar melhor suas ações. Afinal, como elaborar políticas públicas eficientes sem saber quantas pessoas autistas existem no município, onde estão e quais são suas principais necessidades? O censo não criava despesas extravagantes nem privilégios. Criava informação. E informação é o primeiro passo para qualquer gestão que pretenda agir com responsabilidade. Num momento em que a sociedade avança na luta por inclusão, diagnóstico precoce, atendimento especializado e respeito às pessoas com TEA, causa estranheza que a Prefeitura caminhe na direção oposta.

O veto passa a impressão de que conhecer a realidade dessas famílias não é prioridade. As mães atípicas, educadores e defensores da causa autista têm razão ao questionar a decisão. Sem dados, o planejamento fica no escuro. Sem planejamento, os investimentos podem não chegar onde são mais necessários. Agora a palavra volta para a Câmara Municipal.

Os vereadores terão a oportunidade de decidir se mantêm ou derrubam o veto. O que a população espera é uma explicação convincente para uma decisão que, até aqui, parece estar na contramão das necessidades de quem mais precisa de atenção e políticas públicas efetivas. (Silas Freire)

Megaoperação no litoral do Piauí prende 25 suspeitos ligados ao PCC

Uma megaoperação das forças de segurança foi realizada no litoral do Piauí e terminou com a prisão de 25 pessoas apontadas como integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação ocorreu nesta quinta-feira (19) e teve como objetivo desarticular a atuação da facção criminosa na região. 

Segundo informações das autoridades, os alvos da operação eram investigados por envolvimento com crimes como tráfico de drogas, organização criminosa e outras atividades ilegais. Durante o cumprimento dos mandados, equipes também realizaram buscas e apreensões para reunir novos elementos para as investigações. A ofensiva contou com atuação integrada das forças de segurança estaduais e faz parte da estratégia de intensificação do combate ao crime organizado no Piauí. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e ampliar o mapeamento da estrutura criminosa na região. (Encarando)

Batista Teles (dono do Instituto Amostragem) faz mágica estatística em Parnaíba.

O estatístico Batista Teles, do Instituto Amostragem, parece ter se superado na mais recente pesquisa divulgada para a TV Costa Norte, emissora que hoje mantém forte vínculo comercial com a Prefeitura de Parnaíba e que encomendou o levantamento. O resultado chamou atenção por dois motivos. Primeiro, porque entregou à deputada Gracinha Mão Santa uma liderança esmagadora nas intenções de voto para deputado estadual e até para deputado federal, mesmo sem ela disputar uma dessas vagas. Um desempenho eleitoral que a própria deputada passou o dia comemorando e divulgando.

Mas o verdadeiro espetáculo veio em seguida. Na mesma pesquisa, Batista Teles encontrou uma aprovação de 74% para a gestão do prefeito Francisco Emanuel. Um número que surpreendeu observadores políticos, adversários, aliados e boa parte da população que acompanha diariamente a crise política instalada em Parnaíba. A consequência da jogada foi engenhosa. Como contestar a credibilidade da pesquisa se ela mesma entrega a Gracinha os números que interessam ao seu grupo político? Ao celebrar a liderança eleitoral apontada pelo levantamento, torna-se difícil atacar os índices favoráveis ao prefeito produzidos pelo mesmo instituto e pela mesma metodologia.

No fim das contas, Batista Teles conseguiu uma proeza: produziu uma pesquisa que agrada a todos os lados do grupo governista local e, ao mesmo tempo, reforça a tese das elevadas aprovações que o Instituto Amostragem costuma atribuir às gestões ligadas ao governador Rafael Fonteles. Se os números refletem a realidade ou não, o eleitor é quem julgará adiante. Mas uma coisa é certa: Batista Teles mostrou mais uma vez que entende não apenas de estatística, mas também dos efeitos políticos que uma pesquisa pode produzir. E produziu. (Silas Freire)

Marcelo Noleto, o secretário “boca quente” que coleciona problemas para o governo

O secretário de Comunicação do Governo do Piauí, Marcelo Noleto, voltou a colocar a gestão estadual em situação desconfortável. Conhecido nos bastidores políticos como o secretário “boca quente”, por frequentemente criar crises desnecessárias para o próprio governo, Noleto agora acumula uma condenação da Justiça Eleitoral por publicações ofensivas contra o senador Ciro Nogueira. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí reconheceu que as manifestações do secretário ultrapassaram os limites da crítica política, configurando propaganda eleitoral antecipada negativa e atingindo a honra e a imagem do parlamentar.

Segundo o entendimento da Corte, houve nítida intenção de degradar a imagem do então pré-candidato, com acusações e declarações consideradas incompatíveis com o debate democrático. O episódio reforça uma avaliação que cresce nos meios políticos: em vez de atuar como ponte entre o governo e a sociedade, Marcelo Noleto tem se transformado em uma fonte permanente de desgaste para a administração estadual. Ao assumir o papel de militante agressivo nas redes sociais, acaba expondo o próprio governo a derrotas políticas e judiciais. A condenação não atinge apenas a figura do secretário. Ela lança questionamentos sobre a estratégia de comunicação adotada pelo Palácio de Karnak e sobre os limites que seus auxiliares estão dispostos a respeitar no embate político.

Quando a Justiça condena um secretário de Estado por ofensas e ataques pessoais, o prejuízo não é apenas individual: respinga diretamente na imagem da gestão que ele representa. Mais uma vez, Marcelo Noleto vira notícia não pelos resultados da comunicação governamental, mas pelos problemas que cria para o governo que deveria defender. Em política, há auxiliares que agregam. Outros, acabam se tornando um passivo. A decisão do TRE-PI coloca o secretário, cada vez mais, na segunda categoria. (Silas Freire)

Deputado Rubens Vieira cumpre agenda em Parnaíba: assiste o jogo na beira rio com o prefeito

O deputado Rubens Vieira fala sobre visita a lideranças no litoral

O deputado estadual Rubens Vieira cumpre agenda em Parnaíba nesta sexta-feira, com participações em programas de rádio e TV, encontros com lideranças e presença junto à população.
07h00 – Participação no Programa Primeira Notícias, com o jornalista Samuel Aguiar, na Litoral FM.

Visita ao tradicional Café no Ponto com lideranças e amigos.

 12h00 – Entrevista ao Jornal do Meio Dia, na TV Costa Norte.

 17h00 – Entrevista ao jornalista Darival Silva, na Rádio Cidade.

 21h30 – Acompanha a transmissão do jogo do Brasil na Copa do Mundo, ao lado do prefeito Francisco Emanuel e da população, na Beira Rio.

Instalado em Parnaíba o Piauí ganha primeiro centro de cibersegurança

O governador Rafael Fonteles participou, na noite desta quinta-feira (18), da inauguração do EXA Labs, primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento voltado para cibersegurança do Piauí, instalado em Parnaíba. O empreendimento, que integra o ecossistema da EXA, empresa do Grupo FS, prevê investimentos de R$ 25 milhões nos próximos quatro anos e reforça a posição do estado como referência nacional em tecnologia, inovação e formação de talentos na área digital.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles ressaltou a importância da expansão da empresa para o fortalecimento da economia baseada em tecnologia e conhecimento. “Essa empresa iniciou sua atividade em 2022 e agora decidiu expandir. Vai gerar muitas oportunidades para o Piauí e Parnaíba, apostando no talento piauiense, apostando nesse ecossistema de inovação que o Governo do Estado está formando. Não tenho dúvida de que é uma aposta muito certa. Hoje o novo petróleo são dados, que são processados e precisam ser protegidos. É um setor com o mercado amplo, é muito útil à sociedade”, afirmou o governador.

Foto: Gabriel Paulino

O EXA Labs nasce em um cenário de crescimento das ameaças digitais no Brasil e terá como foco o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial aplicadas à prevenção de fraudes e à segurança cibernética. O laboratório atuará na criação de tecnologias para identificação de golpes financeiros, detecção de deepfakes, análise de comportamentos suspeitos em transações digitais e proteção contra ataques cada vez mais sofisticados.

Foto: Gabriel Paulino

Presidente da EXA, Carlos Landin destacou a confiança da empresa no potencial do estado e anunciou novas oportunidades para estudantes e profissionais da região.“Estamos lançando o programa nacional de estágio e estamos abrindo vagas específicas para o nosso centro para acelerar o processo de formação na cidade de Parnaíba. A gente acredita muito no Piauí. Estamos aqui há quatro anos. Conseguimos desenvolver pessoas, produtos e estrutura. Acreditamos muito nessa aposta”, declarou.

Além dos investimentos previstos para o novo centro, a EXA já destinou cerca de R$ 250 milhões para infraestrutura tecnológica, desenvolvimento de produtos e ampliação de sua operação nos últimos três anos. A empresa também mantém parcerias com instituições de ensino para impulsionar pesquisas e qualificar profissionais nas áreas de inteligência artificial e cibersegurança.

Foto: Gabriel Paulino

A escolha de Parnaíba para sediar o centro de pesquisa foi motivada pelo ambiente favorável à inovação existente no estado. O Piauí lidera indicadores nacionais de investimento público proporcional e de oferta de serviços públicos digitais, além de possuir uma ampla rede de fibra óptica e iniciativas pioneiras de ensino de inteligência artificial na educação básica. Em Parnaíba, o ecossistema tecnológico também conta com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Tech Export Hub, voltado para a exportação de serviços de tecnologia.

Foto: Gabriel Paulino

Para o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Piauí (IFPI), José Cláudio Sotero, de 19 anos, a chegada do EXA Labs representa uma oportunidade concreta para jovens. “Essa empresa entrega aplicativos para proteção e para deixar nossa internet mais segura, melhorando a segurança da população e de empresas. Ano passado eles lançaram uma assinatura voltada para a proteção de celulares contra golpes e fraudes de cartão. Ela é uma das empresas que mais proporciona desenvolvimento para o Piauí sem ficar concentrada apenas nas grandes cidades. Ela está em Parnaíba, abrindo oportunidades para estudantes e profissionais locais e aprimora as nossas conexões”, destacou.

Fonte: Governo do Piauí – Notícias

Ex-sindicalista Jaques Wagner vive como milionário em Salvador

O luxuoso edifício Mansão Victory Tower, onde mora o ex-sindicalista Jaques Wagner.

O imóvel de R$2,5 milhões em Salvador, que teria sido negociado como propina para o líder do governo Lula (PT) no Senado, Jaques Wagner, vale dez vezes menos que o apartamento de luxo no edifício Mansão Victory Tower, onde mora o senador. Fica no Corredor da Vitória, metro quadrado mais caro de Salvador. Apartamento como o de Wagner pode custar mais de R$20 milhões. O prédio do comuna que adora os luxos da burguesia tem píer privativo e teleférico para a Baía de Todos-os-Santos. A informação é da Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.

Difícil é explicar como um sindicalista do PT, que chegou na Bahia com a mão na frente e outra atrás, acumulou patrimônio milionário na política.

Wagner disse que a Bahia “tem muro baixo”. Oura lorota: a espetacular Mansão Victory Tower, onde mora, é protegida por muros altíssimos

O líder de Lula disse que seria para sua filha o tal apê de R$2,5 milhões, de 203m, praticamente uma quitinete para os padrões de luxo do petista.(Diário do Poder)

Governo Rafael Fonteles é alvo de ação sobre contratos milionários com Organizações Sociais de Saúde (OSS)

O Ministério Público do Estado do Piauí ajuizou ação civil pública para suspender novos contratos e processos de seleção de Organizações Sociais de Saúde (OSS) promovidos pelo Governo do Estado. Segundo a ação, a Secretaria de Saúde avançou com a transferência da gestão de hospitais para entidades privadas mesmo após manifestação contrária do Conselho Estadual de Saúde.
Os números chamam atenção. Em pouco mais de um ano, os contratos ligados às OSS saltaram de R$ 18,7 milhões para R$ 135,8 milhões por mês, um crescimento superior a 1.400%, enquanto a estrutura responsável pela fiscalização permaneceu praticamente a mesma. De acordo com o Ministério Público, apenas dez servidores estariam encarregados de monitorar dezenas de contratos milionários.
Pode ser uma imagem de texto que diz "LENIDADF DF LENID DE POS NOVO NOVOS CRETÁF EES E ES PIAU DA SEGURANÇ EC DE GOVERNO DO PIAUI AQUITEMFUTURO AQUI AQUITEM FUTURO AQUITEM TRABALHO PIQUIENSE VIENSE GOVERNO RAFAEL FONTELES É ALVO DE AÇÃO SOBRE CONTRATOS MILIONÁRIOS COM OSS"
Auditorias do Tribunal de Contas também apontaram falhas no planejamento, na fiscalização e na prestação de contas, além da ausência de estudos que comprovassem maior eficiência ou economia em comparação à gestão direta pelo Estado.
O caso revela a condução da política de saúde do governo Rafael Fonteles. Afinal, como justificar a expansão acelerada de contratos que movimentam centenas de milhões de reais sem uma estrutura adequada de fiscalização e sem estudos conclusivos que demonstrem vantagens para a população? Enquanto o governo amplia a terceirização da saúde, o próprio Ministério Público alerta para riscos ao controle e à correta aplicação dos recursos públicos. (O Piauiense)

Gracinha Mão Santa afirma ser só gratidão: Pesquisa novamente aponta-a no todo da preferência do eleitorado

Gracinha Mão Santa disparou mais uma vez conquistando o 1º lugar na pesquisa Amostragem para deputada estadual!

Esse resultado reflete o reconhecimento de um trabalho sério, presente e comprometido com o desenvolvimento do Piauí. Com atuação firme em defesa dos piauienses, vamos mostrando trabalho para população e fortalecendo nosso nome na região Norte do estado.

“Gratidão a cada pessoa que acredita, apoia e caminha conosco. Esse reconhecimento aumenta ainda mais nossa responsabilidade de continuar trabalhando pelo povo do Piauí”

Continua o caos no Transporte Coletivo em Parnaíba: Prefeitura faz vistas grossas

Transporte coletivo de Parnaíba retoma com sua frota devido às aulas  presenciais – Portal Costa Norte
A NOTA ABAIXO CIRCULA EM REDES SOCIAIS
“Usuários reclamam de demora enorme, atrasos e secretário não dá resposta!
A situação do transporte alternativo em Parnaíba está insustentável! 
Quem depende do ônibus para trabalhar, estudar ou se locomover está sofrendo muito com a espera infinita e a falta de organização.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
❌ Alunos chegam atrasados nas escolas
❌ Trabalhadores perdem horários
❌ No período da noite, a demora é ainda maior!
A população está revoltada e cansada de tanta negligência! O pior é que até o momento, o secretário de transporte não se manifestou nem deu qualquer satisfação sobre o que está sendo feito para resolver o problema.
A gente pede apenas o básico: um transporte que funcione, que chegue no horário e que respeite quem precisa dele todos os dias! 
PEDIMOS PROVIDÊNCIAS URGENTES!”

Médico Leôncio Sales morre em Parnaíba aos 82 anos

 A Pax União Serviços Póstumos, comunica o falecimento do médico, Francisco Leôncio de Sales Neto, aos 82 anos. O corpo está sendo velado no salão nobre da Pax União no centro de Parnaíba/PI.

O sepultamento ocorrerá na sexta-feira (19), na fazenda Mimosa em Joaquim Pires/PI.