Crescimento de Bolsonaro assusta políticos no nordeste, diz Jornal

O Estadão, Jornal de alcance nacional, via publicação eletrônica, diz que líderes de esquerda no nordeste estão preocupados com o crescimento do bolsonarismo. 

Em Parnaíba-PI, Mão Santa vai para a reeleição, com o apoio do presidente Bolsonaro

O jornal revela que pesquisas encomendadas por partidos mostram que os eleitores estão interessados em saber quais candidatos têm ou não têm apoio de Jair Bolsonaro nas eleições deste ano.

Em Recife-PE, onde Bolsonaro ainda não tem um nome para concorrer, uma pesquisa encomendada por um dos partidos indicou ser muito relevante o endosso do presidente.  

A popularidade de Bolsonaro ganha força com a retomada de obras nas principais rodovias que cortam a região, além do cumprimento da proposta de criação do 13º do Programa Bolsa Família, que tem impactado de forma positiva na vida de milhões de brasileiros. 

De fato, Bolsonaro será um potencial transferidor de votos neste ano. (Feitosa Costa; Edição:B.Silva)

Deu na imprensa:Dr. Hélio avança entendimentos para escolha do vice em Parnaíba

Dr. Onofre/Dr. Hélio

Pré-candidatíssimo a prefeito de Parnaíba, o deputado estadual Dr. Hélio (PL) já trabalha para fechar a chapa majoritária.

O nome mais cogitado para a composição é o do empresário Onofre Martins Filho, ainda sem partido, mas já com entendimento adiantado para filiação ao PL. Para Dr. Hélio, o empresário é o vice dos sonhos para a disputa da prefeitura de Parnaíba. (Elivaldo Barbosa- Tempo Real)

OPINIÃO:”Discurso fantasioso”

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por: José Olímpio/Jornalista

Fazendo uma gestão medíocre e desastrosa, o governador Wellington Dias (PT), ao término de mais um mandato, não tem o que mostrar aos piauienses em termos de obras e serviços. É um fracasso retumbante.

E agora, com o estado mais quebrado que arroz de terceira, Sua Excelência aprova uma reforma para subtrair dos magros salários dos servidores estaduais o dinheiro destinado a tapar o rombo da Previdência, empurrando-lhes goela abaixo uma reforma infame, perversa.

Sem dinheiro para investimentos e lutando para conseguir o alongamento da impagável dívida do Estado, sua Excelência diz que a situação das finanças do Piauí é das melhores, que as contas públicas estão sob controle.

Mas se é assim por que o governo estadual não atende as justas reivindicações salariais dos servidores públicos? Por que não convoca os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil, já formados na Academia de Polícia? Por que está fechando escolas em vez de abrir, por que as estradas do Piauí estão igual a tábua de pirulito, sem manutenção? Enfim, por que não investe na melhoria da saúde, da segurança pública e da educação?

O inquilino de Karnak não tem respostas convincentes a essas indagações. Na inglória tarefa de mistificar a opinião pública e tentar passar a falsa impressão de um governo operante e realizador, conta com o servilismo da imprensa amestrada para enaltecer o que não realiza e abafar os desmandos de sua malfadada gestão.

Sua Excelência cria factoide, fala de projetos e mais projetos que pretende executar, mas de concreto nada faz, a não ser acumular dívidas com prestadores de serviço, fornecedores e funcionários públicos.

O estado parado, estagnado, sem investimentos, com sua malha rodoviária destruída, saúde, educação e segurança pública funcionando precariamente, enquanto o governador faz turismo e viagens internacionais em busca de recursos que nunca chegam ao Estado.

Em meio às suas fantasias, nosso operoso governador, posa de liderança nacional, e tenta passar para a opinião pública a imagem de um político preocupado com as questões ambientais, cobrando dos governantes de países ricos da Europa que invistam em um Fundo de Proteção da Amazônia, falando em nome de um tal Consórcio dos Governadores Nordestinos.

Tudo conversa fiada, pretexto para aparecer na mídia nacional, mas só conseguiu espaços generosos mesmo na imprensa local, por razões mais que óbvias. Se fosse de fato um governante preocupado com as questões ambientais, trataria a Semar como mero cabide de empregos para os seus apaniguados?

São questionamentos que a imprensa oficiosa não faz. E a conversa fiada de Sua Excelência adquire fórum de verdade, mas verdade mesmo é que o seu governo é tão competente que nem mesmo a folclórica, para não dizer escandalosa, reforma do Centro de Convenções consegue concluir, depois de 10 anos de iniciada.

Não acha Sua Excelência que está mais do que na hora de encerrar os discursos fantasiosos e partir para ação? As prévias da campanha eleitoral que se avizinha, embora para prefeito e não para governador, sugerem um festival de denúncias capazes de comprometer o futuro político de Sua Excelência que sonha com uma cadeira no Senado ao final de seu quarto mandato.

Seus aliados, ingenuamente, sugerem o cotejo de sua administração com a do prefeito Firmino Filho (PSDB), mas nem precisava. É quase impossível evitar essa comparação no curso da campanha, com danos terríveis para o governo petista e, principalmente, para os que sonham em conquistar a principal cadeira do Palácio do Cidade, com o apoio de Sua Excelência.

O teresinense, ao contrário dos eleitores dos grotões, não se deixa seduzir por falsas promessas e conhece a fundo todos os personagens envolvidos, de um modo ou de outro, na pugna eleitoral. O bastante para separar o joio do trigo.

Deputado renuncia se provarem a destinação de recursos para festas de Carnaval

Deputado estadual Coronel Carlos Augusto (PL) Foto: Thiago Amaral/Alepi

O deputado estadual Coronel Carlos Augusto (PL) prometeu renunciar ao mandato se ficar comprovado que ele destinou emenda parlamentar para realização de festa de Carnaval em Teresina, como foi publicado no Diário Oficial do Estado – e depois retificado pela Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado.

Carlos Augusto afirmou, na tribuna da Assembleia Legislativa, que estava em Fortaleza, no Ceará, pedalando uma bicicleta na largada no Enduro Cerapió, quando foi surpreendido com a informação inverídica publicada na imprensa de que havia destinado uma emenda no valor de R$ 400 mil para a promoção de duas prévias de Carnaval na Potycabana.

“Eu renuncio ao meu mandato se ficar provado que eu destinei emenda para festa de carnaval. Não tenho nada contra, mas jamais destinarei qualquer recurso para promover festa de carnaval”, garantiu o deputado.    

Fonte: Paulo Pincel

Onofre Martins será vice de Dr. Hélio nas eleições em Parnaíba

Foto:Bernardo Silva

EDIÇÃO:BERNARDO SILVA

O empresário Onofre Martins foi escolhido pelo Partido Liberal para ser pré-candidato a vice-prefeito de Parnaíba, ao lado do deputado estadual Dr. Hélio, que já anunciou sua intenção de disputar a prefeitura da referida cidade. A informação foi revelada ao GP1 pelo deputado Fábio Xavier, presidente estadual do PL.

Foto:Arquivo

Com os dois nomes já fechados o PL parte em busca da cadeira na cidade de Parnaíba, apostando na quantidade de votos obtidos por Dr. Hélio por Dr. Hélio nas eleições de 2018. Dos 38.391 votos conquistados em todo o Piauí , segundo o parlamentar, 10 mil foram provenientes da cidade litorânea.

Dr. Hélio atuou em Parnaíba como médico e foi o primeiro diretor do Hospital Regional Dirceu Arcoverde – HEDA.

Foto:Facebook

O PL pretende se dedicar bastante ao litoral do Piauí. Além de Parnaíba, a sigla deve lançar candidatura majoritária em Luís Correia, tendo Maninha Fontenele como pré-candidata e em Ilha Grande, cujo nome a ser lançado é o de Bernadete Leal.(Gp1)

Por: Thaís Guimarães/ Germana Chaves

Piauí cresce em ritmo chinês:”Só faltou o coronavírus.”

O governador apresenta mensagem anual à Assembleia Legislativa

Um Estado com crescimento em ritmo chinês. Este foi o Piauí que o governador Wellington Dias apresentou ontem, na leitura de sua mensagem anual ao Poder Legislativo.

O governador disse que o Piauí foi o segundo estado que mais cresceu no Brasil, em 2019, perdendo apenas para o Ceará, o primeiro colocado.

O crescimento do PIB piauiense chegou a 7,7%. O Produto Interno Bruto do Brasil – a soma de todas as riquezas produzidas no país – cresceu 1,2% no ano passado.

Outro dado apresentado pelo governador aos deputados: o Piauí já não disputa mais com o Maranhão ou Alagoas a lanterna do atraso.

O Estado passou para trás o Maranhão, Alagoas, Amapá, Pará, Sergipe e Bahia.(kkkkkkkkkk)

A China é aqui!

Do deputado Gustavo Neiva (PSB), sobre a mensagem do governador Wellington Dias à Assembleia Legislativa, lida ontem:

– Olha, desta vez o governador se superou. Ele pintou um Piauí igual à China. Só faltou o coronavírus. (Com informações de Zózimo Tavares)

“Oposição é benéfica e está ajudando o Piauí”, diz Teresa Britto

Deputada Teresa Britto (PV).

A solenidade de abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aconteceu nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. Na ocasião, os deputados conversaram com a imprensa sobre os planos para 2020.

Membro da bancada de oposição, a deputada Teresa Britto (PV) afirmou que continuará o ritmo de fiscalizações no estado e que a oposição é benéfica para o Piauí.

“A nossa oposição é em favor dos benefícios do Piauí. Já conseguimos muitas coisas no ano passado. Até mesmo na reforma administrativa, conseguimos retirar o ‘cheque em branco’ que o governo mandou para esta Casa, para que pudesse fazer o que bem quisesse em termos de reajuste previdenciário extra, dentro do projeto. Desde que tivesse dívida, ele poderia aumentar essa alíquota ou impor uma alíquota extra”, comentou.

A deputada ainda destacou o trabalho da bancada de oposição na área de concursos públicos e fiscalização da saúde.

“Nós conseguimos também tirar a mensagem número 6 que proibia o chamamento de concursados, inclusive chamaram os policiais e delegados no ano passado. Então isso mostra que é uma oposição qualificada, que está muito segura do seu trabalho, estudando muito, acompanhando tudo e cobrando aquilo que tem que ser cobrado”, afirmou.(Viagora)

Compare o piso salarial dos professores do Maranhão com os do Piauí! Gostou???

Welllington Dias e Flávio Dino

Isso é que é piso!

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou ontem o novo valor do piso do professor estadual: R$ 6.358,96.Supera em muito o valor do novo piso nacional, fixado para este ano em R$ 2.886,24. O comentário é do jornalista Zózimo Tavares.

Enquanto isso, no Piauí, o governador Wellington Dias tem enrolado do jeito que quer os professores ativos e inativos do Estado. Desde ano passado que ele não paga o piso nacional de salários aos profissionais de educação. E ninguém diz nada. O Sindicato dos Professores – Sinte, ensaia uma ou outra manifestação mas aceita o que o índio quer. Por que será. O ano passado o reajuste foi de pouco mais de 4%.

Este ano Wellington Dias já disse que o Estado não vai pagar o aumento concedido pelo governo federal, superior a 12%. E cadê o SINTE-PI? Mais uma vez vai ficar por isso mesmo? E o miserável do governador ainda se gaba de que a educação do Piauí vai muito bem, obrigado. É muita cara de pau!!!(Bernardo Silva)

 

 

Começou o vale tudo nas eleições: Pesquisa falsa está rolando

Por:Silas Freire

O Instituto Opinar registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Virtuais denunciando uma pesquisa no município de Cristino Castro, que teria sido supostamente feita pelo o Instituto e estava sendo divulgada em grupos de WhatsApp e redes sociais.

O problema, é que o Instituto nega a realização dessa pesquisa. Vai rolar muita coisa suja nessa eleição!

Se Aliança não vingar para eleições, bolsonaristas assumirão o Patriotas em todo Brasil

O ministro Onix Lorenzoni, do Democratas, é um dos apoiadores mais estrategistas políticos de Bolsonaro e tem dito nos bastidores em Brasília que a direção nacional do Patriota teria acertado que os grupos políticos do Aliança Pelo Brasil, comandariam o partido em diversos estados do país. No Piauí não seria diferente, e não dando certo a formação do partido em tempo hábil para o pleito municipal, a advogada Rubenita Lessa, migraria para o Patriotas, onde irá disputar a eleição.

Assis Carvalho, o incendiário, continua ‘tocando fogo’

Assis Carvalho, diversas vezes eleito como o pior deputado federal

Edição:Bernardo Silva

O deputado federal e presidente do PT no estado, Assis Carvalho, conhecido como incendiário nos bastidores da política, continua tocando fogo. Ele iniciou a semana convidando o Fábio Abreu para ser vice de Fábio Novo para Prefeitura de Teresina, mesmo sabendo que Novo não tem mais de 3 pontos nas pesquisas do Instituto Credibilidade.

Zé Hamilton, eleito diversas vezes o pior deputado estadual

Essa não é a única coisa, o parlamentar, mais sujo que pau de galinheiro, ainda chamou a administração de Mão Santa, em Parnaíba, de “Gaiata” e disse que na cidade o melhor nome é do ex-prefeito, Zé Hamilton. Assis, dono do setor de compras e aquisição da secretaria de Saúde, continua arrotando alto.(Com informações de Silas Freire)

Vereadores voltam do recesso e recebem Mão Santa na abertura do ano Legislativo

Marcando o reinício dos trabalhos na Câmara Municipal de Parnaíba, neste último ano da atual legislatura, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, compareceu àquela Casa Legislativa para levar sua mensagem aos vereadores e falar das ações de seu governo. Aproveitou para criticar  o congresso nacional e defendeu o voto distrital, lembrando que no início de sua carreira foi eleito deputado estadual apenas com os votos dos parnaibanos, “foi uma época em que Parnaíba elegia 4 deputados, embora com um número de eleitores de apenas pouco mais de 20 mil. Agora são mais de 100 mil eleitores e na última eleição o município não elegeu um só deputado”, enfatizou.

Ele também destacou as realizações de alguns setores do seu governo, como o Serviço Social e a Educação. Fez também elogios aos vereadores, dizendo que os componentes daquele parlamento “têm um papel primordial na nossa cidade, pois vocês são os representantes do povo e colaboram muito com as ações do Executivo empreendidas junto as comunidades”, pontuou.

Apesar de alguns haverem apresentado desculpas os presentes notaram a ausência dos vereadores de oposição: Beto Sousa, Ronaldo Prado, Fátima Carmino, Reinaldo Filho, Ricardo Véras e Daniel Miranda.

Na platéia, vários secretários do prefeito e assessores, como: Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza; os secretários de Projetos Especiais, Governo, Educação e Saúde, respectivamente Edrivandro Barros, Arlindo Leão, Rafael Alves e Rejane Moreira; o superintendente de Cultura, Albert Piauí, o  superintendente de Comunicação, Bernardo Silva, o Procurador Geral do Município, Ricardo Mazulo, além do superintendente do Patrimônio e União, Marcos Morais, entre outros.

POR:BERNARDO SILVA

Assis Carvalho quer Fábio Abreu na vice de Fábio Novo: “Ganhando a eleição em 1º turno”

Assis Carvalho, Fábio Novo e Fábio Abreu (Montagem/OitoMeia)

Assis Carvalho, presidente do PT no Piauí e deputado federal, tem defendido o nome do secretário de Segurança Fábio Abreu (PL) para a vice do deputado estadual Fábio Novo (PT) nas eleições de 2020.

Para o parlamentar federal, a aliança dos dois traria uma vitória em primeiro turno para os partidos da base do governador Wellington Dias (PT).

“Se pudêssemos ter Fábio Abreu como vice do Fábio Novo nós estávamos ganhando a eleição em primeiro turno. E se não conseguirmos ter como vice do Fábio Novo o Fábio Abreu no primeiro turno, queremos ter Fábio Abreu apoiando Fábio Novo no segundo turno porque nós vamos para o segundo turno, com certeza”, destacou Assis Carvalho em entrevista à TV Cidade Verde. 

O deputado federal ressaltou ainda que Fábio Novo passou de 2% nas pesquisas eleitorais para mais de dois dígitos.

“Isso é extraordinário. Por isso nosso concorrentes estão tão preocupados com nosso nome. Se nosso nome é ou não candidato. Como é que não é candidato e estão preocupados? Se nosso nome não preocupasse, o Palácio da Cidade não estava tão preocupado”, completou o presidente do PT no Piauí. (Nataniel Lima)

Diretório do PP em Teresina quer recuperar cota do fundo partidário cancelada pelo TRE

O diretório municipal do Partido Progressistas (PP), quer a todo custo receber os dois meses das cotas do fundo partidário, que foram suspensas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), além de recorrer contra a reprovação das contas do partido, no ano de 2018.

A medida foi tomada após o TRE encontrar falhas na prestação de contas da sigla, onde houve divergência na prestação de contas em relação às movimentações financeiras. Em resumo, os dados apresentados pelo partido ao órgão, eram diferentes das informações reais.

Agora, pela segunda vez, os representantes buscam correr atrás do prejuízo e tentam ‘esclarecer’ as falhas, bem como, aprovar as contas da época. O julgamento do recurso está previsto para acontecer amanhã (04).

ICMS não deixa preço da gasolina baixar, reclama Bolsonaro

Edição:Bernardo Silva

O presidente Jair Bolsonaro voltou a alfinetar ontem os governadores sobre a taxação dos preços dos combustíveis.

Ele postou nas mídias sociais: “Pela 3a vez consecutiva baixamos os preços da gasolina e diesel nas refinarias, mas os preços não diminuem nos postos, por quê?”

Ele mesmo respondeu: “Porque os governadores cobram, em média, 30% de ICMS sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias, prejudicando o consumidor.”

E continuou:

“Como regra, os governadores não admitem perder receita, mesmo que o preço do litro nas refinarias caia para R$ 0,50 o litro. O que o presidente da República pode fazer, para diminuir então o preço do diesel/gasolina para o consumidor?”

Segundo Bolsonaro, o que o presidente pode é “Mudar a legislação por Lei Complementar, de modo que o ICMS seja um valor fixo por litro, e não mais pela média dos postos (além de outras medidas). E agora? Em quanto tempo? Como fica o interesse dos governadores? Etc.”

Bolsonaro anunciou que encaminhará proposta ao Legislativo e lutará pela sua aprovação.

As alíquotas do Piauí

De fato, os governadores não aceitam reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os combustíveis.

O Piauí, por exemplo, cobra alíquotas que estão entre as mais altas do país. Elas foram elevadas três vezes só no mandato passado de Wellington Dias.

Atualmente, estão nas seguintes faixas: 18% sobre o diesel; 22% sobre o álcool; 29% sobre a gasolina, mais 2% para o Fundo de Combate à Pobreza, totalizando 31%.

A arrecadação anual com o ICMS cobrado sobre os combustíveis, no Piauí, é de R$ 1 bilhão, ou seja, um quarto da arrecadação total do imposto. Desse total, 25% são rateados entre os municípios.

Trocando em miúdos, nem o Piauí nem qualquer outro Estado abrirão mão dessa receita. (Por:Zózimo Tavares)

Bolsonaro recebe Carlos Vereza e ator elogia nomeação de Regina Duarte

Bolsonaro recebe Carlos Vereza e ator elogia nomeação de Regina Duarte‘Ela fará um belo trabalho, tenho absoluta certeza’, afirmou o premiado ator

O ator Carlos Vereza foi recebido neste sábado (1º) pelo presidente Jair Bolsonaro e defendeu a indicação de Regina Duarte para a Secretaria Especial da Cultura.

“A Regina é uma pessoa pacificadora, com visão democrática da cultura. Ela fará um belo trabalho, tenho absoluta certeza”, disse Vereza, ao deixar nesta tarde o Palácio da Alvorada, em Brasília.

Regina também se reuniu com o presidente na manhã deste sábado. Ela aceitou na quarta-feira (29) o convite de Bolsonaro para assumir a secretaria que antes era ocupada por Roberto Alvim, demitido após publicar um vídeo em que parafraseia um ministro da Alemanha nazista.

Ao sair da residência oficial da presidência, Vereza negou que vá assumir algum cargo na estrutura que será liderada por Regina. “Não, não. Sou da mamãe”, respondeu.

Inexperiência e incompetência fazem sobrar dinheiro nas gavetas do governo

Do UOL – Por José Paulo Kupfer

Não é só o Enem, a gigantesca fila para liberação de benefícios do INSS e os atrasos nos repasses do Bolsa Família que indicam um perigoso flerte do governo Bolsonaro com a inexperiência e a incompetência. O mesmo problema pode ser localizado na administração do Orçamento federal.

Com a publicação do resultado das contas do governo federal em 2019, constata-se que, enquanto o governo alegava falta de recursos para atender a diversas demandas do público, dinheiro já previsto no Orçamento ficou parado nas gavetas de ministérios e órgãos públicos.

O volume de recursos que os administradores federais tinham à disposição, mas não conseguiram gastar, chegou, em 2019, a quase R$ 25 bilhões. O fenômeno, conhecido como “empoçamento”, também ocorria em governos anteriores, mas em proporções muito menores.

O “empoçamento” se configura quando os responsáveis pelos órgãos do governo não conseguem gastar o que estava previsto. O volume de recursos que, embora previsto e reservado, ficou nas gavetas oficiais, no primeiro ano de Bolsonaro, é simplesmente três vezes maior do que o total que deixou de ser usado, depois de destinado, em 2018.

Há um variado número de motivos a explicar o “empoçamento”. Um deles remete à qualidade da estrutura das contas públicas. Quando a arrecadação depende muito de receitas extraordinárias, em detrimento dos ingressos correntes e previsíveis, como foi o caso deste primeiro ano do governo Bolsonaro, a dificuldade em administrar a meta de resultados primários acaba alimentando os “empoçamentos”.

Isso porque, nesses casos, primeiro o governo contingencia recursos e só mais tarde, com o ingresso de arrecadação extraordinária, libera os recursos.  Essa dificuldade ocorreu com o dinheiro obtido no leilão da cessão onerosa do pré-sal, só realizado em novembro, em cima do encerramento do exercício.

Qualquer que seja a explicação, contudo, é impossível escapar da sombra de incompetência na administração pública. Não por coincidência, o maior “empoçamento” do ano passado ocorreu no ministério da Educação, à frente do qual o ministro Abraham Weintraub vem exibindo notável descaso com as boas práticas administrativas.

Também não faltaram erros de previsão no primeiro ano do governo Bolsonaro. Com o intuito de evitar escape da meta de déficit primário público, de R$ 139 bilhões, em 2019, o ministério da Economia passou o ano contingenciando recursos para, já no fim do exercício, abrir as comportas. Não terá faltado previsão melhor do ingresso de receitas?

Em reportagem no “Valor”, o jornalista Fabio Graner anotou que os gastos com pessoal foram superestimados em cerca de R$ 12 bilhões, em 2019. Esse dinheiro, já destinado, equivalente a um terço do orçamento anual do Bolsa Família, acabou ficando parado. O problema colaborou, assim, não apenas para atrasar os pagamentos do benefício, mas também para formar uma fila de mais de um milhão de beneficiários do INSS em busca de seus direitos.

Elmano Férrer se reúne com Mão Santa para tratar de projetos para Parnaíba

Na  última quinta-feira desta semana (29), o senador Elmano Férrer (Podemos) cumpriu agenda em Parnaíba com reuniões políticas, tratando de projetos para o município com o prefeito Francisco de Assis de Moraes S}ouza (Mão Santa) e participou ainda do aniversário da Secretaria do Patrimônio da União, assim como, da instalação do Movimento Empreender (MOVE) com a palestra do economista Felipe Mendes.

“O que nós podemos fazer para o desenvolvimento? Estou com cinco anos no Senado e às vezes me questionou, porque vejo que os grandes problemas nossos são políticos. Em tese, os políticos têm um projeto pessoal, não é projeto de Estado, nem de região e nem do país. Todos têm seus interesses. Além da corrupção, que tem que ser dado um basta. Esse trabalho foi iniciado com a operação Lava Jato. É preciso uma reforma política e de Estado”, declarou o parlamentar durante debate na instalação do MOVE e palestra de Felipe Mendes

(Thaizys Val )

Antagonista destaca Iracema como “plano B” de Ciro para 2022

Nesta sexta-feira (31/01), “O Antagonista” destacou os rumores de que a deputada federal Iracema Portella possa ser lançada pelo Progressistas, em 2022, para disputar o governo do Piauí.

Ela é apontada como “plano B de Ciro Nogueira”, considerando que o anseio primeiro do senador é ele mesmo disputar o comando do Palácio de Karnak.

Antagonista se refere a Iracema como “ex-esposa” do presidente do Progressistas, apesar de o casal ter negado, por diversas vezes, a separação.

“Ciro Nogueira sonha em sacar o PT do governo estadual e comandar o Piauí. Sua ideia sempre foi ser ele mesmo o candidato em 2022. Mas, de um tempo para cá, o senador cogita outra possibilidade: a de lançar sua ex-esposa, a deputada federal Iracema Portella, também do PP, claro”, diz a publicação.

Me Dá um Dinheiro aí! (o assunto da semana)

Coluna do Jornalista José Olímpio

A notícia de que o apresentador Ieldyson Vasconcelos, da TV Meio Norte, seria contemplado com uma emenda parlamentar no valor de R$ 400.000,00 para animar uma prévia de carnaval no Parque Poticabana teve ampla repercussão na mídia e provocou o cancelamento do repasse da generosa verba.

O governador Wellington Dias (PT), por meio de sua coordenadoria de Comunicação, tratou logo de colocar panos mornos dizendo que se tratava de um engano, que não teria autorizado essa despesa e mandou suspender de imediato o repasse dos recursos.

Menos mal. É bom frisar, no entanto, que não houve engano algum. Quem assinou a Emenda foi o deputado estadual Carlos Augusto, ex-comandante da Polícia Militar, e amigo dos mais próximos do governador e da deputada federal Rejane Dias.

Para que seja liberada uma emenda parlamentar, o interessado deve solicitar a um deputado, por meio de ofício e com a devida justificativa, acompanhada de um projeto, o que certamente fez o senhor Ieldyson Vasconcelos.

O autor da Emenda, deputado Carlos Augusto, por sua vez, sabia o que estava fazendo, a que se destinavam os recursos. Portanto, esse negócio de “equívoco” é conversa fiada.

Pegou mal, muito mal a nota do Governo dizendo que tudo não passou de um engano e a declaração do deputado Carlos Augusto de que sua emenda tinha outra destinação. Isso é grave, é muito grave. Alguém então falsificou a assinatura do deputado? De quem foi o equívoco?]

A emenda neste caso saiu pior que o soneto. A farra com o dinheiro das emendas parlamentares impositivas vem desde quando foram instituídas. A maior parte dos recursos é destinado a obras e serviços paroquiais nos municípios onde os deputados são votados, quando não com carnaval fora de época, contratações de bandas de fora com valores superfaturados.

É bem verdade que alguns deputados, da oposição e da situação, dão às suas verbas uma destinação correta, aplicando os recursos nas áreas de saúde, educação, cultura e em atendimento de outras necessidades básicas da população dos municípios que representam. Mas, são pouco os que fazem isso.

No Orçamento do Estado para 2020, com receita bruta prevista de 16 bilhões e transferências e deduções de 2,9 bilhões, foi fixado um valor de R$ 50 milhões para as emendas parlamentares impositivas, o que dividido por 30 deputados, dará para cada um a cifra de R$ 1 milhão e 600 mil, que eles gastam como bem entendem.

O caso nos remete também às boas relações do governo petista com o Grupo Meio Norte de Comunicação, o preferido de Wellington Dias e seus áulicos.

O Ministério Público do Estado andou anunciando uma intervenção para por fim à farra com o dinheiro das emendas parlamentares, mas parece que ficou apenas na boa intenção, como deixa crer o escândalo envolvendo o apresentador da TV Meio Norte.

Fonte:Diário do Piauí

Vereador André Neves ratifica: “Sou da base do prefeito Mão Santa”

O vereador André Neves (PDT) disse ao Blog do B. Silva, na noite desta quinta-feira (30), que não passa de especulação a nota publicada na coluna do jornalista Elivaldo Barbosa (Tempo Real) e repercutida neste blog, dando conta de que ele teria sido convidado para ser vice de Zé Hamilton. Disse que não sabe de onde saiu essa “estória” e que ninguém o procurou, nem mesmo da imprensa, para tratar do assunto. E repetiu algumas vezes: “sou da base do prefeito Mão Santa”.

O fato evidencia o nível de especulação a que chega o noticiário político do Piauí, todo dia como suposições e “fake News”, para desviar a atenção dos eleitores de assuntos mais sérios, como a situação de falência em que vive o Estado do Piauí, graças à desastrosa e irresponsável administração do PT, comandada por Wellington Dias, tendo como cúmplice a maioria dos deputados estaduais e um grande número de políticos ou que se dizem “lideranças”, que comem na mão do governador, um indivíduo useiro e vezeiro na arte de cooptar lideranças populares.

Parte dos jornalistas do Piauí, principalmente os das emissoras de Tvs , já não checam mais as informações que recebem e as divulgam com alarde, mesmo em e tratando de mera fofoca. E quando o assunto é negativo e envolve Parnaíba e/ou a administração Mão Santa, os articulistas exageram, demonstrando claramente ojeriza à Parnaíba e ao Mão Santa, a última resistência forte ao PT no Piauí