Lula vai recorrer de novo à ONU por se considerar “preso político”

Daniela Lima
Folha/Painel

As mensagens trocadas pelo ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato devem compor a última manifestação da defesa de Lula à ONU, entidade na qual o petista questiona suas condenações na Justiça brasileira. Além das conversas reveladas pelo The Intercept, os advogados do ex-presidente colecionam declarações de membros das Forças Armadas e do governo Bolsonaro.

Querem mostrar que todas as instâncias do Judiciário são pressionadas quando é seu cliente quem está nos autos.

EXPECTATIVA – Haverá sessão da ONU em setembro, e a expectativa dos defensores é a de que o caso do petista seja analisado nessa ocasião. O desafio dos advogados é convencer a entidade de que o pleito do ex-presidente se enquadra nos parâmetros dela.

A praxe é provocar a ONU somente após esgotados todos os recursos na Justiça nacional. Lula ainda não cumpriu esse roteiro, mas seus advogados atuam para convencer a organização de que “não há remédio jurídico possível” para ele, sob o argumento de que todas as instâncias estão sob tensão.

Por isso, manifestações de integrantes das Forças Armadas às vésperas de julgamentos ou diante do simples aviso de que processos de Lula foram pautados no STF estão sendo coletadas. Falas de aliados e parentes do presidente Jair Bolsonaro também são analisadas.

DESCONFORTO – A forma como o adiamento da análise de habeas corpus do petista foi comunicado causou desconforto no STF.

O ministro Gilmar Mendes decidiu manter seu pedido de vista, mas a saída do caso da pauta acabou sendo atribuída a Cármen Lúcia, que nem sequer assumiu os trabalhos como presidente da Segunda Turma.

A cúpula do MBL decidiu não passar recibo e usou o fato de Sergio Moro ter se referido a integrantes do movimento como “tontos” para divulgar documentário que será lançado em setembro.

ATOS PRÓ-MORO – O MBL segue chamando para atos pró-Moro no dia 30. Internamente, porém, antes mesmo da menção ao movimento, integrantes do grupo debateram o impacto do vazamento de mensagens da Lava Jato.

Há disposição de manter o suporte a Moro e às investigações, mas integrantes do MBL prometem analisar novas revelações caso a caso.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Dois reparos. Primeiro: o caso de Lula jamais será submetido à Assembleia da ONU, que começa em setembro. O pedido da defesa continua no Comitê de Direitos Humanos, que funciona em Genebra. Segundo: a ministra Cármen Lúcia já assumiu a presidência da Segunda Turma e foi ela quem causou o adiamento, ao colocar o habeas corpus de Lula como último item da pauta de hoje, que incluía 12 ações. O fato de Gilmar Mendes pedir vista novamente é apenas simbólico. (C.N.)

PV filia Tererê e anuncia pré-candidatura a prefeito de Parnaíba

O ex-deputado Tererê se filiou ao Partido Verde nesta terça-feira (25). A presidente estadual da legenda, deputada Teresa Britto, afirma que ele deve ser a terceira via na disputa pela prefeitura de Parnaíba.

“Tererê já vinha sendo convidado há bastante tempo para se filiar ao PV. É um grande quadro que se filia ao partido. Ele conhece a cidade e pode ser a terceira via em Parnaíba. Tem nosso apoio. Já filiou ao partido e vai agregar muito”, disse. 

Foto:Ascom

Por:Lídia Brito

Deputados do Piauí já receberam R$ 100 mil em auxílio-moradia em 2019

Representantes da bancada federal do Piauí

A bancada do Piauí na Câmara dos Deputados já recebeu em 2019 mais de R$ 100 mil pagos em auxílio-moradia 

Dois receberam o benefício em dinheiro: Iracema Portella (PP) e Júlio César (PSD).

Outros quatro, Flávio Nogueira (PDT), Marcos Aurélio (MDB), Marina Santos (SD) e Rejane Dias (PT), foram reembolsados mediante apresentação de recibo de aluguel ou hotel, isento de Imposto de Renda. 

A transparência da Câmara lista ainda oito parlamentares que fizeram ou fazem uso de apartamento funcional em 2019: Assis Carvalho (PT), Átila Lira (PSB), Flávio Nogueira (PDT), Margarete Coelho (PP), Merlong Solano (PT) – hoje secretário de Administração e previdência – e ainda Paes Landim (PTB), que ocupa o imóvel desde o ano 2000, e Fábio Abreu (PR), que desocupou a moradia em abril de 2019, quando assumiu a secretaria de Segurança.

O valor de R$ 4.253,00 em auxílio-moradia é pago aos deputados quando não conseguem ocupar um dos 432 apartamentos funcionais que a Câmara tem em Brasília.

Teresa Brito quer entregar a W. Dias relatório de visitas aos hospitais

Deputada Teresa Britto afirma que todos esses hospitais precisam de reforma – Foto: Elias Fontinele/O Dia

A deputada estadual Teresa Brito(PV) quer entregar pessoalmente ao governador Wellington Dias(PT) o relatório das visitas que os deputados membros da comissão de saúde da Assembleia Legislativa fizeram aos hospitais do interior.  A parlamentar, que é a presidente da comissão, afirmou que já solicitou uma audiência com o governador para repassar o texto.

“Vamos entregar para o secretário de Saúde, Florentino Neto, e também queremos entregar nas mãos do governador Wellington Dias. Vamos encaminhar também para o Ministério Publico Estadual e para o Ministério Público Federal, e cobrar as providências”, destacou Teresa Brito.

Ainda de acordo com a parlamentar, o relatório contém informações detalhadas sobre a situação da saúde pública no interior do estado. Além disso, o documento também propõe soluções para melhorar o atendimento. 

“Todos esses hospitais precisam de reforma. O hospital de Floriano precisa mudar todo o piso, reformar todos os banheiros, e comprar uma novas camas. Em Picos, é necessário a construção de um novo hospital. Os arranjos que o governo vem fazendo, não são suficientes”, destacou. 

O relatório da comissão de saúde também propõe a realização de um novo concurso público para suprir o déficit de profissionais no interior do estado. “Identificamos a necessidade urgente de se fazer concurso para médicos, enfermeiros e técnicos. Em todos os hospitais que andamos, vimos essa necessidade. Mais de 50% do quadro é terceirizado, sem nenhuma estabilidade”, apontou Teresa Brito. 

Por: Breno Cavalcante – Jornal O Dia

 

Átila nega chance de apoiar Dias: “DEM é direita, W.Dias é esquerda”

Por: Sávia Barreto

De malas prontas para ir ao Democratas, o deputado federal Átila Lira (PSB) respondeu ao ex-deputado Robert Rios (DEM) nesta segunda-feira, 24. Robert disse que se Átila for presidir o DEM, ele estará fora da sigla. Em entrevista ao blog Primeira Mão, Lira minimizou: “Ele (Robert) está preocupado porque se eu for presidente ele diz que eu vou aderir ao governo do Wellington Dias. De forma nenhuma, o DEM é um partido de direita. O Wellington é um governador de esquerda”, argumentou. 

Átila Lira pontuou que o apoio que dará a Dias é “como deputado federal no sentido de aprovar os projetos de interesse do estado”. “O Governo do Wellington funciona independente do meu apoio e, se for por isso, ele (Robert) pode ficar despreocupado que nós vamos caminhar independentes”, frisou. 

Questionado pelo blog se tinha tratado de sua saída com o presidente estadual do PSB, o ex-governador Wilson Martins, Átila Lira disse que sim. Martins, no entanto, afirmou ao blog que não teve o tema discutido com o deputado. “O PSB tem uma posição contrária à reforma da Previdência. Eu sou favorável à reforma com as alterações que já mencionei – previdência rural, professores e BPC. Com essas alterações, eu voto, mas o partido insiste em ser contrário”, justificou. “Tenho conversado com ele (Wilson) e ele tem acompanhado esse debate”, completou Lira.

Cargos federais 

Sobre os cargos federais indicados por parlamentares do Piauí, a expetativa é que sejam nomeados a partir de julho. A bancada espera pelas indicações desde o início do ano.  “Agora em julho teremos a finalização e creio que já serão nomeados. Já foram examinados os currículos, a vida funcional de cada candidato”.

Irresponsabilidade do Governo mantém Piauí no Serasa

Governador Wellington Dias parece não muito preocupado com a situação

O Piauí segue no Cauac (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias). Na semana passada o Estado permanecia nessa espécie de  SPC-Serasa do governo federal, por 3 pendências. A informação é do jorna,lista Arimateia Azevedo, em sua coluna de hoje (24) no Portalaz.

De acordo com o colunista, as pendências que mantém o Piauí no Cauac são: não estar regular quanto à prestação de contas dos recursos federais recebidos anteriormente; o não encaminhamento do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) à Secretaria do Tesouro Nacional e não ter aplicado o mínimo em educação.

Nessa condição o Piauí vai ficando sem recursos federais de convênios e impedido de receber financiamentos, como o famoso Finisa, o empréstimo da Caixa Econômica Federal para o financiamento de obras de infraestrutura.

Aliás, na semana passada o deputado estadual governista, Henrique Pires, do MDB, alertou na Assembleia que somente dentro da Fundespi (Fundação dos Esportes), podem ser pedidos recursos de 22 convênios. O alerta de Henrique Pires é algo para se pensar , pois segundo o deputado estadual, esgota-se no final do mês o prazo para que sejam prorrogados, pelo governo federal, os convênios em curso. Se isso não for feito, o Piauí perderá uma fortuna.

Esses convênios estão em uma rubrica de Restos a Pagar ((RAPs), despesas empenhadas mas não pagas até 31 de dezembro de cada ano. Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional, o valor total de RAPs relacionados  às transferências de recursos da União aos Municípios pendentes de realização  ultrapassa a R$ 33,77 bilhões , no início de 2019.

Postado por Bernardo Silva

Especial para o blogdobsilva

Dr. Pessoa terá encontro com Themístocles e Marcelo Castro

O ex-deputado estadual Dr. Pessoa, irá se reunir na segunda-feira (24), com o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, o senador Marcelo Castro e o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar. Na reunião, eles devem tratar sobre a filiação de Dr. Pessoa ao MDB e a possibilidade de candidatura à Prefeitura de Teresina em 2020.

No início da semana, Dr. Pessoa foi à Câmara pedir apoio a Jeová que, afirmou que seria um elo de ligação entre o ex-deputado e Themístocles já, que eles ensaiaram uma aproximação no início do ano mas, houve um recuo após o médico desmentir o anúncio de filiação feito pelo deputado.

Após o encontro, o vereador chegou a falar que se Dr. Pessoa fosse para o MDB a convite de Themístocles, ele seria o candidato a prefeito. O ex-deputado, por sua vez, reforçou o desejo fazer parte do grupo e reafirmou que tudo depende do direcionamento do partido.

O local do encontro ainda não foi divulgado, mas provavelmente acontecerá na sede do MDB.

Filiação de Mão Santa ao Democratas deve acontecer em agosto

Resultado de imagem para mao santa

A direção estadual do Democratas deve realizar uma grande festa no próximo mês de agosto para marcar a filiação do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, ao partido. O evento deve acontecer em Teresina, com a presença do presidente nacional da sigla,  ACM Neto, prefeito de Salvador. 

De acordo com o presidente estadual do Democratas, Ronney Lustosa, explica que a sigla está realizando um processo de renovação dos diretórios municipais, que vai ser encerado com um grande evento, que deve contar com a presença das maiores lideranças do partido à nível nacional. 

Estamos seguindo um calendário pré-estabelecido. Convocamos todos os diretórios antigos, para refazer essas representações, via comissão provisória. Quando tiver todo mundo regularizado, o que deve acontecer até a primeira quinzena de julho, vamos agendar um grande evento que vai servir, não apenas para dar o pontapé inicial do partido rumo às eleições, mas também para as filiações que a gente está trabalhando os nomes”, destaca. 

Além de Mão Santa, a expectativa é que o DEM também passe a contar com a filiação do deputado federal Atila Lira, que está de saída do PSB. “Também estamos conversando com outros nomes, na capital e no interior. A ideia é fazer com que o Democratas retome o protagonismo nas próximas eleições”, completa Ronney Lustosa. 

 
Por:  Jornal O Dia

Governo do Piauí deve mais de 1 bilhão em precatórios

Advogado Juarez Jr., durante entrevista

O Piauí deve mais de R$ 1 bilhão em precatórios, revelou na última sexta-feira (21) o presidente da Comissão de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Juarez Chaves de Azevedo Jr., durante entrevista ao programa Política Dinâmica, da FM O Dia. Ele falou aos jornalistas Daniel Silva, Marcos Melo e Gustavo Almeida no quadro Justiça Dinâmica, que aborda temas do Poder Judiciário.

Juarez Chaves Jr. disse que o montante é resultado de ações transitadas em julgado, de servidores e entidades cobrando valores não repassados pelo Estado. Segundo Juarez, o Estado atrasou sete anos o pagamento dos precatórios. “Depois de sete anos, os pagamentos foram retomados, mas o valor devido chega a mais de R$ 1 bilhão em 2020”, afirmou.

Ele disse ainda que a OAB-PI, por meio da Comissão de Precatórios, tem feito um grande esforço para garantir a normalidade do pagamento dos precatórios. “O pagamento dos precatórios é importante não apenas para quem tem direito aos valores devidos, mas também para a sociedade e para o próprio Governo, porque faz o dinheiro circular na economia e isso gera impostos para o Estado”, observou o advogado.

A Comissão de Precatórios da OAB-PI tem por finalidade articular, junto ao Executivo e aos Poderes Legislativo e Judiciário e a outras instituições, a busca de soluções para o pagamento dos valores devidos pela União, Estados e Municípios.  Juarez Chaves Jr., que também é membro da Comissão Especial de Precatórios da OAB Nacional, disse que a União e os municípios estão com os pagamentos de precatórios em dia.

“A União não atrasa o pagamento de precatórios. Os precatórios municipais também vêm sendo feitos normalmente, com o controle do Tribunal de Justiça do Estado”, informou.

TCU quer donos da Odebrecht devolvendo tudo que roubaram dos brasileiros

Ministro Bruno Dantas defender bloqueio de R$ 1,1bilhão dos donos da empreiteira

O bloqueio de R$1,1 bilhão do patrimônio dos donos da Odebrecht, determinado pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), foi considerado indispensável pelo ministro Bruno Dantas para responsabilizar pessoalmente os donos da empresa Emílio e Marcelo Odebrecht, pelas falcatruas. O ministro acha que é preciso acabar no Brasil com a prática de pessoas que “desfalcam o patrimônio público, não devolvem nada do que foi roubado e seus donos continuam ricos”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU) – Foto: EBC

“Durante mais de dez anos, eles se locupletaram utilizando a empresa para perpetrar crimes”, disse ministro sobre os donos da Odebrecht.

A empreiteira fechou acordos de leniência de R$7 bilhões e logo pediu recuperação judicial alegando dívida de R$98,5 bilhões. A pré-falência.

ara o ministro Bruno Dantas, o pedido de recuperação judicial deixa claro que a Odebrecht “não vai pagar coisíssima nenhuma” do acordo.

Entre os maiores credores das dívidas da Odebrecht está o BNDES, que nos governos petistas bancou a empreiteira no Brasil e no exterior.

Mortes e violência doméstica marcam passado de Fabrício Queiroz, diz a revista Veja

Fernando Molica, Leandro Resende e Jana Sampaio
Veja

Sumido desde que suas movimentações financeiras viraram um problema para a família Bolsonaro no final do ano passado, o policial militar reformado Fabrício Queiroz tem muito o que explicar. A revista Veja apurou que na longa ficha corrida do ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) há um homicídio ocorrido em 2003 em que ele está envolvido ao lado de Adriano Magalhães da Nóbrega, o temido chefe da milícia de Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio, foragido desde janeiro.

Em meio aos mais de 20 boletins de ocorrência e à dezena de inquéritos em que Queiroz aparece, há pelo menos dois supostos autos de resistência com sua participação. Um ocorrido em 2002 e o outro em maio de 2003, pouco depois dele conhecer Adriano nas fileiras do 18º Batalhão, em Jacarepaguá, onde trabalharam juntos por apenas seis meses.

TUDO EM FAMÍLIA – Os laços de amizade daquela época, no entanto, foram intensos: anos mais tarde, Queiroz recrutou a mãe e a esposa do miliciano, que à época já era notório no submundo do crime, para trabalharem com ele no gabinete de Flávio Bolsonaro, quando este ainda era deputado estadual no Rio de Janeiro.

Ambas são suspeitas de fazerem parte do esquema investigado pelo Ministério Público que apura se Queiroz comandava um esquema de coleta e repasse de dinheiro público dentro do gabinete do “Zero Um”.

Queiroz não está foragido, não há contra ele qualquer ordem de prisão, mas seu sumiço alimenta dúvidas e reforça especulações sobre seu papel na vida dos Bolsonaro. Enquanto a Justiça se movimenta vagarosamente para definir o seu futuro, a edição de VEJA desta semana traz detalhes de seu passado e de seu currículo, que além dos vínculos com o mais procurado miliciano do Rio, transparece a imagem de um homem temido, violento até com a mulher, e que tem diversos “rolos” a explicar.

Porto das Barcas: A incrível disposição de W. Dias em abandonar as coisas de Parnaíba

Estou em Teresina e tomo conhecimento pela imprensa que, além das obras do centro de reabilitação, o governador W. Dias esteve, junto com o secretário de Cultura Fábio Novo, vistando as obras de revitalização do Complexo Porto das Barcas. O projeto deveria ser executado em 180 dias e já vai para dois anos. O valor é superior a mais de 8  milhões.  E novamente estão prometendo conclusão para o final do ano de 2019. Será???

Assim como a estrada para a Pedra do Sal, que há quase 5 anos o governo ainda não concluiu, causando prejuízos aos comerciantes, a demora na conclusão do Porto das Barcas também prejudica os comerciantes. As lojas estão quase todas fechadas. Não há mais nenhum atrativo para turistas, enfim, o governo W. Dias tudo tem feito para prejudicar o que funcionava bem em Parnaíba. Exemplo? Posto do Iapep, Detran, TV Delta, Academia de Polícia…

Voltando ao tema Porto das Barcas: “Dividimos o Porto das Barcas em três blocos: A, B e C, no qual já está 75% pronto. Os blocos A e B contemplam as 28 lojinhas, no qual 16 já estão entregues e o Museu do Mar, que estava totalmente em ruínas já está 70% pronto. Essa é uma obra desejada há 30 anos, é uma obra de restauração que, em um ritmo normal levaria 10 anos, em dois anos e meio já fizemos 75%. A previsão de entrega é para final do ano. Uma das obras de recuperação do patrimônio histórico mais importante do Nordeste”, destacou o secretário Fábio Novo. Dá pra acreditar?

Wellington Dias com Fábio Novo, Zé Hamilton e a ouvidora do Estado Soraya C. Branco

Pode até ser que essas obras saiam, ou melhor, sejam concluídas, porque no ano que vem é ano de eleições e o governo do Estado tudo vai fazer para derrotar Mão Santa. É o sonho de consumo do PT. E o Florentino quer voltar a qualquer custo. Não engoliu a derrota que sofreu para o maior adversário que o PT sempre teve, até em nível nacional.

Florentino Neto já se articula com vereadores e amigos para retornar ao poder em Parnaíba em 2020

Por:Bernardo Silva/(Exclusivo para o blogdobsilva)

Dois piauienses vão compor Frente pela redução da maioridade penal

Os deputados Átila Lira (PSDB) e Júlio César (PSD), foram os dois únicos parlamentares federais da bancada piauiense a assinar o requerimento de criação da Frente Parlamentar Mista, pela Redução da Maioridade Penal no Brasil, de autoria do deputado Carlos Jordy (PSL-RJ), que deve ser o coordenador do grupo.

A reportagem tentou contato com Átila Lira, coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional, e com Júlio César, mas não conseguiu retorno. Ao todo, 203 parlamentares, entre deputados e senadores, de 17 partidos, assinaram a proposta de criação da Frente Parlamentar que será lançada oficialmente na próxima terça-feira (25).

As frentes parlamentares são agremiações suprapartidárias que buscam aprimorar e debater um tema específico, neste caso, a redução da maioridade de 18 para 16 anos, como já aprovado no plenário da Câmara Federal mas que ainda precisa ser votado no Senado.

O objetivo dessa nova Frente é discutir o tema e as propostas já em trâmite no Congresso Nacional para buscar formas de levar a voto a possibilidade de responsabilizar penalmente o maior de 16 anos

Por: Breno Cavalcante

Dilma e Gleisi fizeram viagem secreta à Rússia antes de ataque hacker

As duas não divulgaram a viagem a Moscou, tampouco o PT, mas a viagem acavou divuglada, pelo partido comunista russo

Procuradas dias atrás, a ex-presidente Dilma e Gleisi Hoffmann, presidente do PT, não deram sinal de vida. É que estavam bem longe, em Moscou, enquanto circulavam informações não confirmadas de suposto conluio petista com os russos para roubar as mensagens do ex-juiz Sérgio Moro no Telegram. Não contavam com a indiscrição do Partido Comunista russo, que divulgou foto de reunião com as duas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Na foto do PC russo, Dilma e Gleisi exibem as melhores expressões de crentes comunistas dos anos 1960 em busca de “socorro socialista”.

Indagada, a assessoria do PT não explica quais os motivos da viagem de Gleisi e Dilma e nem mesmo compartilha a agenda da dupla.

Com a arrogância de sempre, a deputada Gleisi, ré na Lava Jato por corrupção, também não explicou sua viagem com Dilma a Moscou.

Além de Gleisi e Dilma, o PT também enviou o secretário-geral do partido e sua “secretária de relações exteriores”.

Justiça mantém mandato do vereador Joãozinho da Unimagem, de Parnaíba

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) pacificou a situação do vereador de Parnaíba João Batista Gonçalves de Souza, o Joãozinho da Unimagem, candidato a deputado estadual nas eleições de 2018.  

O vereador havia sido acusado pelo então Partido Social Democrata Cristão (PSDC) – agora Democrata Cristão (DC) – de infidelidade partidária, uma vez que migrou para o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) em abril de 2018.

A ação movida pelo DC, presidida no Piauí e em Parnaíba por Romualdo Sena, candidato a governador na última eleição, foi extinta ainda no ano passado pelo TRE-PI, sem julgamento do mérito por constatarem um erro processual. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE) e transitou em julgado no último dia 7 de junho.

Agora, sob a relatoria do Juiz Thiago Ferrer, o TRE apreciou o pedido feito pelo parlamentar no ano passado para que a Corte declarasse a existência de justa causa para a sua desfiliação. Contudo, por unanimidade, os desembargadores consideraram desnecessário atender ao pedido, pois o mandato do vereador não corria risco, uma vez que foi constada a derrota da ação do DC no TSE.

A advogada do parlamentar, Geórgia Nunes, comemorou o resultado. “Houve muita discussão jurídico-processual neste caso, mas, no final, foi feita a justiça, resguardando a soberania popular e protegendo o mandato que o povo de Parnaíba concedeu ao vereador Joãozinho. Ele continuará prestando os bons serviços aos eleitores parnaibanos”, relata.

Fonte: R2

Elmano Férrer defende Lava Jato e diz serem normais mensagens de Sérgio Moro

O senador Elmano Férrer (MDB) saiu em defesa do Ministro da Justiça, Sérgio Moro. Em entrevista ao Jornal do Piauí, ele disse considerar normal as conversas entre Moro e   o procurador da Deltan Dallagnol. As mensagens foram divulgadas  em reportagem publicada pelo The Intercept Brasil. 

Elmano afirma que as conversas de Moro com o procurador não interferiram nos rumos dos processos contra o ex-presidente Lula (PT). 

“Acho que essas conversas entre juiz, advogados, promotores e procurados são normais. É natural.  Isso acontece todos os dias, em todas as comarcas do Brasil. Mesmo assim ele pediu que se houvessem   mais informações, que elas fossem publicadas.  Ele reafirmou a convicção de que todos os atos procedidos durante a tramitação desses grandes processos, ocorreram dentro da legalidade e seguindo a Constituição.  Isso de forma imparcial. Não tenho dúvida da postura como ele vem se postando desde 2014. Há uma reação brutal do país contra a Operação Lava Jato.  Muitos segmentos políticos, inclusive que praticaram atos não republicanos, que trouxeram prejuízo para o país, todo esse pessoal é contra a operação e contra Moro.  Mas por outro lado, tem um segmento muito forte a favor”, afirmou.

O senador piauiense, que é aliado do governo Bolsonaro, afirma acreditar na imparcialidade do juiz Moro. O parlamentar destaca a importância da Operação Lava Jato. 

“De 43 senadores inscritos para se manifestarem, me parece que 28 estão ao lado dele, eu sou um deles, creio que temos que melhorar a forma de gestão no país e modificar a forma de fazer política. Isso é um grande fato. Nunca vi gente rica e poderosa  presa. Vi isso agora com a Operação Lava Jato. Creio que uma grande parte da população defende a operação porque ela é uma revolução ética moral de bons costumes e mostra que a lei deve ser aplicada a todos”, disse.

Para Elmano, é  preciso destacar o fato de Moro ter ido prestar esclarecimentos ao Senado sem uma convocação formal. 
“O juiz Sérgio Moura se antecipou. Não houve convite, nem convocação, mas ele, através da Presidência da República, encaminhou uma carta se disponibilizando a ir ao Senado fazer esclarecimento e prestar informações que ele achava pertinente, e também, os senadores que estavam ensaiando uma iniciativa para criar um CPI. Com esse gesto dele, que é de grandeza e humildade, ele deu os esclarecimentos”, comentou.

Foto:IzabellaPimental/CidadeVerde.com

Ao depor por mais de 8 horas, Moro esvazia escândalo fabricado por The Intercept

Moro conseguiu desmontar todas as acusações feitas contra ele

Merval Pereira

O Globo

 O ministro Sergio Moro desanimou os políticos que queriam atacá-lo na audiência da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que começou nesta quarta-feira às 9 horas da manhã e parecia que jamais ia acabar. A discussão acabou sendo sobre quem é contra ou a favor da Lava-Jato e sobre quem quer soltar bandido, o que favorece muito a posição do ministro Moro enquanto juiz da Lava-Jato.

Fica claro que o interesse do PT é apenas soltar o ex-presidente Lula e com isso perde-se a capacidade de contestar o ministro Sergio Moro. Um dos temas mais debatidos na audiência é sobre a invasão de telefones de autoridades brasileiras, a começar pelo grampo do telefone de Lula, que acabou flagrando o diálogo com a então presidente Dilma Rousseff.

Apenas PT e PDT tentaram criar um clima, e como não apareceram outras coisas de fato graves, o atual escândalo, conforme está sendo apresentado pelo site Intercept e pela oposição, está esvaziado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Concordo plenamente com a análise de Merval Pereira. Foi um dos mais longos depoimentos da História Republicana, durou mais de oito horas. Ao final, Moro saiu vitorioso e ficou patente que o escândalo pré-fabricado pelo site binacional de Glenn Greenwald é uma denúncia vazia, que não tem conteúdo algum.

Diversos senadores tentaram emparedar Moro para ganhar 15 minutos de fama, mas a seriedade e a honradez do juiz da Lava Jato deixaram bem claro que ele defende o país, enquanto os demais procuram proteger um criminoso vulgar como Lula de Silva, que se corrompeu e incluiu os próprios filhos no esquema criminoso.

A audiência de Moro na Câmara está previamente esvaziada, assim como os depoimentos do procurador Deltan Dallagnol, que também foi convidado a comparecer na Câmara e no Senado(C.N.)

Vereadora Fátima Carmino e seu jeito petista de ser

Vereadora Fátima Carmino

“Quero receber em meu gabinete a lista de todos os imóveis públicos pertencentes ao município, alugados e/ou permutados, com seus respectivos endereços e serviços ofertados. Esse pedido deve ser enviado à SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura) que pode estar fornecendo essas informações – deve ter esse material organizado nas secretarias. E eu espero, sinceramente, que a secretaria faça isso, para que eu não tome medidas acima disso (…). Eu não tenho essa lista que é importante para fiscalizações futuras”.

A cobrança acima foi requerida à Câmara Municipal pela vereador Fátima Carmino, do PT e causou surpresas. Pergunta-se: Onde ela estava nos 4 anos da gestão Florentino Neto? Até parece que não exercia mandato. Sim, foi na gestão Florentino que a Prefeitura de Parnaíba pagava caríssimos aluguéis de imóveis pertencentes a amigos do governo. Postos de saúde funcionavam em residências de parentes de “cumpanhêros”, embora não possuíssem estrutura para tal. Por exemplo, em algumas  nenhuma acessibilidade para portadores de necessidades especiais. E ela numa pediu uma lista do tipo que está pedindo agora. Por que? O prefeito era correligionário, do mesmo PT.

O assumir o mandato, Mão Santa constatou que o aluguel do prédio onde funcionava o Centro de Especialidades de Saúde- CES, próximo ao Corpo de Bombeiros,  era em torno de 15 mil reais. E ele transferiu para a Praça de Santo Antônio pagando 3 vezes menos. E por aí vai. Os preços dos aluguéis que a prefeitura pagava eram superfaturados e atualmente a gestão vem transferindo essas estruturas, principalmente as de saúde, para prédios próprios.

Mas o pior é que, ao perder a eleição, Florentino Neto deixou de pagar muita coisa, inclusive,  alguns compromissos de aluguéis, como confirma a correspondência abaixo, que circulou entre pessoas da imprensa tão logo ela (Fátima)  apresentou o requerimento acima:

Piauí poderá perder recursos de 22 convênios

Deputado estadual Henrique Pires

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) esteve em Brasília recentemente tratando nos ministérios e junto a Funasa da publicação da portaria dos RAPs (Restos a Pagar do Governo Federal).

 E em recente discurso na Assembleia, o deputado alertou que o Estado do Piauí, somente dentro da Fundespi (Fundação dos Esportes), pode perder recursos de 22 convênios. O prazo para que o Governo Federal realize a prorrogação dos convênios termina no final deste mês. Outras áreas podem ser afetadas. 

Os Restos a Pagar (RAPs) são despesas empenhadas, mas não pagas até 31 de dezembro de cada ano. Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional, o valor total de RAPs relacionados às transferências de recursos da União aos Municípios pendentes de realização ultrapassa os R$ 33,77 bilhões, no início de 2019.

“Já alertei a bancada federal, falei com os senadores Marcelo, Ciro e Elmano que é preciso se mobilizar. Já aprovei aqui requerimento para que haja essa mobilização porque se o Ministério do Planejamento não publicar este RAP dentro do prazo não haverá mais como recuperar estes recursos porque não se prorroga o que não existe mais”, alertou o parlamentar

Pires disse que a visão liberalista do Ministério pode prejudicar o Piauí também em outras áreas. “Estamos apelando em Brasília para a publicação desta portaria, e peço aos colegas que entrem nesta mobilização”, acrescentou.

Fonte: Com informações da AsCom

Confira como os senadores piauienses votaram sobre o decreto de armas

O Senado decidiu derrubar, na noite dessa terça-feira (18), o decreto do governo Bolsonaro que facilita a aquisição e o porte de armas para várias categorias profissionais no país. Em uma sessão polarizada, o texto acabou derrotado por 47 votos a 28. A decisão segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

Confira como votou cada senador piauiense:

SIM (Contra o decreto)

Marcelo Castro (MDB-PI)

NÃO (A favor do decreto)

Ciro Nogueira (PP-PI)

Elmano Férrer (Podemos-PI)