Cercas instaladas de forma irregular em trechos da Praia do Macapá, no litoral do Piauí, foram removidas nesta quarta-feira (6) durante uma operação coordenada pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU). A ação contou com o apoio da Polícia Federal, Polícia Militar e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A retirada das estruturas atende a uma determinação da Justiça. Parte das cercas foi derrubada com uso de tratores e outras foram incendiadas pelas equipes. Placas foram fixadas no local para sinalizar que a área é de propriedade da União.
As cercas começaram a ser denunciadas no início de julho por moradores, pescadores, marisqueiros e banhistas, que relataram a dificuldade de acesso ao litoral em razão da instalação de estruturas metálicas e cercas de madeira. Mesmo após recomendação para a remoção, os cercados permaneceram no local por mais de 20 dias.
A Defensoria Pública da União (DPU) orientou que os responsáveis pelas demarcações sejam identificados e responsabilizados. A ocupação irregular de áreas de uso comum da população, como os terrenos de marinha, é considerada crime ambiental.
Fonte: Portal AZ