Cercas irregulares são retiradas de praia no litoral do Piauí após denúncias

Cercas instaladas de forma irregular em trechos da Praia do Macapá, no litoral do Piauí, foram removidas nesta quarta-feira (6) durante uma operação coordenada pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU). A ação contou com o apoio da Polícia Federal, Polícia Militar e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Foto: ReproduçãoCercas na Praia do Macapá, litoral do Piauí

Cercas na Praia do Macapá, litoral do Piauí

A retirada das estruturas atende a uma determinação da Justiça. Parte das cercas foi derrubada com uso de tratores e outras foram incendiadas pelas equipes. Placas foram fixadas no local para sinalizar que a área é de propriedade da União.

As cercas começaram a ser denunciadas no início de julho por moradores, pescadores, marisqueiros e banhistas, que relataram a dificuldade de acesso ao litoral em razão da instalação de estruturas metálicas e cercas de madeira. Mesmo após recomendação para a remoção, os cercados permaneceram no local por mais de 20 dias.

A Defensoria Pública da União (DPU) orientou que os responsáveis pelas demarcações sejam identificados e responsabilizados. A ocupação irregular de áreas de uso comum da população, como os terrenos de marinha, é considerada crime ambiental.

Fonte: Portal AZ

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.