Chico José defende potencial turístico do Piauí e pede que prefeitos façam investimentos

Piauiense de coração, o jornalista Francisco José, que descreve a si mesmo como um “apaixonado pela natureza”, defendeu a preservação e reconhecimento das belezas naturais para impulsionar o turismo no Piauí. A reflexão foi feita pelo comunicador na tarde desta terça-feira (06), durante palestra dada a prefeitos e gestores que participam do Congresso das Cidades, promovido pelo Grupo Cidade Verde. 

Jornalista há mais de cinco décadas, Chico José já esteve na maioria dos municípios do Piauí e descreveu com domínio e facilidade as belezas de cada canto do estado. O jornalista contou com orgulho que esteve em “primeira-mão” em diversos lugares, que nem mesmo os piauienses nativos haviam desbravado. 

“O Piauí é um estado que tem o privilégio de ter um Delta. Nós fizemos as nascentes do rio Parnaíba quando ninguém conhecia. A Serra das Confusões. Um lugar que tem a maior concentração no planeta da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, uma vegetação muito rica que fica seca, mas, floresce na primeira chuva. Tem a concentração de pelo menos 72 onças. Qual é o lugar do Nordeste que tem essa concentração?”, questionou.

Ele seguiu acrescentando: “Eu fui em um lugar que chamei de Capadócia Nordestina. Nem as pessoas do município sabiam como chegar lá. Foi um guia que sabia e que nos levou”, acrescentou. 

Na fala em que fez, Chico José ainda citou outras belezas do Piauí como a Serra da Capivara, o Quênia do Rio Poti e dos Viana, as nascentes do rio Parnaíba e a Serra Vermelha. O jornalista descreveu cada lugar, envolvendo quem o assistia com a curiosidade de conhecê-los. E foi com essa percepção que despertou no público, formado em maioria por prefeitos, que lançou uma pergunta: “As pessoas querem ver, mas como chegar?”. 

Chico José, então, descreveu os relatos que recebeu de moradores locais e guias turísticos sobre o desmatamento, a destruição do fauna e da flora, além da falta de estrutura e acessibilidade neste lugares que citou. 

“As pessoas querem ver, mas como chegar? Para ter atração turística tem que ter hotel, tem que ter um arquiteto para não modificar a beleza natural e para que as pessoas fiquem confortáveis. Era essa a mensagem que eu queria passar: a necessidade de vocês preservarem e de usarem a beleza do estado de vocês. O que é bonito tem que ser divulgado”, afirmou. (Paula Sampaio)

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