Fraudes na praia
Informa neste domingo o portal UOL que a Polícia Federal está investigando um esquema de fraudes para grilagem e posse de terras supervalorizadas em Cajueiro da Praia, município em que fica a badalada praia de Barra Grande, que está deixando de ser um paraíso turístico para ser um paraíso para criminosos e afins.
Segundo registro do colunista Carlos Madeiro, a PF vê indícios de fraudes com a participação de autoridades, empresários e o cartório local.
Gente fina e elegante
A grilagem ganhou novos ares, relata o jornalista, pois agora os grileiros (gente fina, elegante e sincera) fabricam uma situação de posse anterior por pessoas pobres, utilizadas para simular que ocupam o imóvel há anos. Com base nessa falsa posse, os grileiros simulam negócios formais de compra e venda, em valores bem abaixo do mercado.
Acordo de cooperação
A esperteza não passou desapercebida e o Ministério Público Federal pediu que fosse cancelado um acordo de cooperação técnica entre a Superintendente do Patrimônio da União SPU) e a Prefeitura de Cajueiro da Praia. Esse acordo dava à Prefeitura as condições para chancelar a fraude, legalizando o que parece ser ilegal.(Portalaz)