Cidade limpa, povo educado?

A prefeitura de Parnaíba, desde o início da gestão Mão Santa, vem tentando mostrar para a população a importância da limpeza pública para a saúde de todos e para o aspecto geral da cidade, pela boa impressão que causa quando as ruas ficam livres dos entulhos e monturos. Amiúde as equipes estão nas ruas tentando vencer esta batalha que, às vezes, parece inglória.

A luta tem sido diuturna e incansável. Mas as equipes da secretaria de serviços urbanos às vezes não dão conta de tanto trabalho, exatamente por falta da colaboração de parte dos moradores de alguns setores da cidade, que continuam sem fazerem a parte que lhes cabe, até como um exercício de cidadania.

Todos sabemos que a limpeza de uma cidade deve ser um trabalho compartilhado com seus moradores. Não se deve esperar apenas pelo poder público. Tampouco fazer como muitos fazem: tão logo os carros de lixo recolhem os monturos e limpam os terrenos baldios, lá estão as carroças e até caminhões jogando lixo outra vez. Até quando?

A prefeitura poderia muito bem se utilizar do código de postura do município aplicando multas em terrenos em proprietários de terrenos que não possuem cerca e nem muros, que são verdadeiros chamarizes para os sujões. Por que não aplicar multas nesses infratores? Talvez só assim a ação deles pudesse ser inibida. 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.