Anistia para Bolsonaro
Na entrevista que deu ao Portal UOL, ontem, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) faz contas e projeta maioria de 54 senadores para anistiar o ex-presidente Jairo Bolsonaro.
Ações judiciais contra o ex-presidente já o tornaram inelegível e agora há o risco de que, no âmbito penal, ele vá para a cadeia.
Maioria no Senado
Segundo o calculo do ex-ministro da Casa Civil, Bolsonaro “vai eleger” entre 38 e 41 senadores, que somados aos atuais 15 da bancada ligada a ele, fariam
a maioria de 54 parlamentares – ou seja, dois terços dos assentos.
“A direita vai ter ampla maioria no Senado a partir de 2026”, projeta o senador.
Sem previsão
Ciro, porém, não correu o risco de prever estar entre os que vão formar a maioria de direitistas que vão livrar Bolsonaro das condenações.
Deve ser porque sabe que no Piauí, sua base eleitoral, suas possiblidades eleitorais para o Senado viraram fumaça. Pelo menos no cenário atual.
Sine die
Segundo a Folha, o ex-presidente já teria certeza de uma condenação e ida para a cadeia, porque as provas contra ele são robustas.
O colunista Thales Faria detecta um movimento pró-anistia ao ex-presidente, lembrando serem necessários 49 votos para mudar a Constituição com o objetivo de librar Bolsonaro do xilindró.
Ciro Nogueira vê possibilidade de 54 senadores, o que garante com folga o que o colunista da Folha vê como a única saída para o ex-presidente, que tem sua condenação e ida para cadeia como favas contadas. (Portalaz)