A droga estava entre uma carga de milho a granel dentro de um caminhão de carga
A maior apreensão de cocaína registrada no país em 2024 ocorreu neste domingo (05) na cidade de Picos, a 316 km de Teresina. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PR), foram apreendidos quase 800 kg da droga durante abordagem ao condutor de um caminhão na BR-316. A droga está avaliada em R$ 133 milhões.
Segundo a PRF, o caminhão de cor branca era conduzido por um homem de 36 anos, acompanhado por um passageiro de 32 anos. Inicialmente, a abordagem ocorreu na BR-020, em Santo Antônio Lisboa. Diante da falta de internet para consulta e insegurança no local, os policiais solicitaram que o motorista se dirigisse à Unidade Operacional da PRF em Picos para uma verificação mais detalhada.
Durante a abordagem, os ocupantes ficaram bastante nervosos e deram respostas inconsistentes às perguntas dos policiais, levantando suspeitas sobre a carga. Após uma minuciosa inspeção, foram encontrados nove comprimidos de nobésio (rebite) na cabine do veículo, além de 42 “trouxinhas” de cocaína em posse do passageiro, que informou que vinha vendendo a droga quando paravam em postos de combustível.
Em consultas aos sistemas da PRF, constatou-se que o condutor já tinha antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, enquanto o passageiro admitiu ter sido pego anteriormente com uma pequena quantidade de drogas. Com base nessas informações e no comportamento suspeito dos ocupantes, os policiais decidiram aprofundar a inspeção na carga.
Em meio à carga de milho que era transportada pelo caminhão, foram encontradas diversas substâncias análoga a cloridrato de cocaína e 100 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína. Diante dos fatos, o motorista e passageiro foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Teresina (PI) para os devidos procedimentos cabíveis.
Fonte: PRF