“Com a reforma e ampliação do HEDA o hospital ficará mais estruturado para atender a população”

Neste início de semana tanto o deputado federal Floretino Neto, ex-secretário de saúde, quanto o médico  Dr. Hélio, pré-candidato a prefeito de Parnaíba, falaram a respeito das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Dirceu Arcoverde- HEDA. Eles disseram que a obra que irá deixar o hospital mais estruturado para atender toda a população.
“Serão dois novos blocos com quatro pavimentos modernos, que comportarão 250 leitos, 10 salas de cirurgia e UTIs. Ou seja, será uma mega estrutura adequada para atender a população de Parnaíba, do litoral e da região”, salientou o Dr. Hélio, em entrevista concedida à TV local. O deputado Florentino Neto lembrou que foi ele, na condição de secretário de saúde, conseguiu fazer o projeto e a licitação para esta obra. “Comuniquei ao secretário de saúde, Antônio Luís,  que estou colocando R$ 1,5 milhão de reais para o Heda, para custeio das ações lá; e um milhão de reais para o Hospital Colônia do Carpina – 500 mil para a compra de equipamentos e 500 mil para uma pequena reforma”, disse Florentino.
Deputado Florentino Neto
O deputado Hélio, por sua vez, frisou que a obra do Novo Heda está orçada em cerca de R$ 42 milhões de reais, sendo que a ordem de serviço já foi dada e a empresa vencedora da licitação para realizar os trabalhos já iniciou o planejamento do canteiro de obras. “Estou muito feliz, uma vez que batalhei incansavelmente junto ao nosso governador Rafael Fonteles para trazer essa conquista para Parnaíba”, alegrou-se.
Questionado se a Central de Enxames Laboratoriais anexo à nova estrutura do Heda também será inaugurada, Dr. Hélio ponderou que novas ofertas de exames gratuitos via SUS são atribuições do gestor municipal, ou seja, do prefeito Mão Santa. No entanto, como tal demanda não tem sido suprida a contento, ele mesmo, como deputado estadual da cidade, tem intervido junto ao governador para sanar tal carência. 
“Por onde ando, a população reclama que a Prefeitura não consegue disponibilizar os exames que as pessoas mais necessitam, como por exemplo, laudos  neuropediatras para atender o grande índice de crianças com autismo. As pessoas conseguem a consulta, mas ficam à mercê de uma tomografia, um ultrassom, um hemograma na hora que precisa, um Raio-X e etc. Vale destacar que o dinheiro é repassado ao município”
Dr. Hélio lembrou ainda na entrevista que “a gestão é plena, logo, a responsabilidade é do gestor. Então, para que a população não seja penalizada, o Governo do Estado fará um investimento grande na nossa cidade com uma Central de Exames e, assim, proporcionaremos melhores condições para que as pessoas consigam realizar seus exames via SUS”, garantiu. Por isso, repito a importância de fazer essas interlocuções entre as esferas estadual e federal. Infelizmente o atual gestor municipal se isola e quem perde é a população”, refletiu.
Com informações de Luzia Paula

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.