Com acordo selado, Franzé será o próximo presidente da Alepi; Severo Eulálio assume em 2025

Depois de muitas discussões a respeito da sucessão de Themístocles Filho (MDB) na presidência da Assembleia Legislativa, o PT e o MDB, siglas que disputavam o cargo, bateram o martelo e finalmente chegaram à um denominador comum: o deputado petista Franzé Silva assume a presidência em 2023. A informação foi confirmada nesta terça-feira (27/12).

O acordo acertado entre as legendas garante que após dois anos o comando da Casa Legislativa passe para o MDB. Sendo assim, em 2025 Severo Eulálio deve assumir a presidência da ALEPI.

Franzé Silva, deputado estadual pelo PT (Foto: Ricardo Morais / OitoMeia)

O MDB tem a garantia de que o acordo será cumprido já que as eleições para os dois biênios (2023/2024 – 2025/2026) ocorrerão no mesmo dia. Sendo assim, não há nenhuma chance do trato ser desfeito no futuro. A proposta elaborada pelo emedebista João Madison foi aprovada ainda nesta terça.

Além disso, a legenda ainda conta com outra prerrogativa. Não será mais possível a reeleição dos membros da mesa diretora da Assembleia. Portanto, caso seja aprovada em plenário, Franzé Silva não poderá, constitucionalmente, se reeleger. O que exclui qualquer possível desconfiança sobre o futuro da Casa.(OitoMeia)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.