Em uma iniciativa que faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante do Governo Federal, o Piauí pode ter quase 300 obras retomadas no setor da educação.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), no Piauí há atualmente 288 obras inacabadas e/ou paralisadas em 88 municípios. O plano apresentado pelo MEC é de investir R$ 212 milhões na conclusão dessas obras, visando criar mais de 45 mil novas vagas na rede pública.
Para isso, o estado e os municípios devem manifestar interesse na retomada das obras através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) até o dia 22 de dezembro.
O escopo abrange obras de escolas de educação infantil e de ensino fundamental e profissionalizante, além de reformas e ampliações de infraestruturas educacionais, como quadras e coberturas de quadras esportivas em todo o País. As obras deverão ser concluídas em um prazo de 24 meses, após a efetiva retomada, prorrogável uma vez pelo mesmo período.
A conclusão das obras vai garantir:
- 70 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas;
- 09 obras de reforma e ampliação;
- 89 escolas de ensino fundamental;
- 120 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.