Um protocolo de reabertura responsável da economia estabelecido há 16 dias pela prefeitura de Picos do Piauí, cidade situada na região centro-sul do Estado, com cerca de 79 mil habitantes, a 306 quilômetros de Teresina, vem sendo elogiado por comerciantes, empresários e moradores.
Em reportagem desta terça-feira (23), o Portal Cidade Verde revelou que o prefeito padre Walmir Lima (PT) optou por experimentar a retomada das atividades em dias alternados, para facilitar o acesso da população à compra de alimentos, negócios e setores estratégicos, seguindo normas sanitárias, para prevenção à Covid-19.
O gestor ressalta em decretos que é obrigatório aos locais reforcem a limpeza dos pontos de contato, diminuição de pessoas por espaços, com afastamento mínimo de 1,5m, disponibilização de álcool em gel e uso de máscara, além da higienização completa do ambiente nos horários entre turnos e que se obedece criteriosamente aos protocolos preventivos.
A cada semana, novos setores são retomados. O Portal Cidade Verde verificou que já foram abertas joalherias, perfumarias, lojas de confecções, calçados, tecidos e aviamento, papelarias, de informáticas e lojas de móveis de segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 14h.
No mais recente despacho, em conformidade com equipes da secretaria de saúde, o prefeito autorizou o funcionamento de academias de ginástica às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6 h às 8 h das 16 h às 21 h. Aos sábados é das 15 h às 20 h.
Consta que nas terças, quintas e aos sábados, poderão funcionar as atividades comerciais em mercados e feiras livres, floricultura, paisagismos e jardinagem, também das 8h às 14h.
Em quase 100 dias de isolamento social, Picos registrou 434 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, sendo 150 já recuperadas e 7 mortes. O entendimento das autoridades do executivo, mediante análise técnica, é de que as medidas teriam que ser mesmo flexibilizadas de forma organizada para controle de entrada e saída nos estabelecimentos nos horários estabelecidos. (Feitosa Costa)