O comércio no centro histórico de Parnaíba, onde está a maioria dos bancos e lojas de variedades, nesta manhã de quinta-feira (21) mostrou de véspera o que deve se repetir na sexta-feira pela manhã devido ao jogo entre o Brasil e a Costa Rica às 9h pela Copa do Mundo de Futebol, na Rússia. Na avenida Presidente Vargas o movimento caiu pela metade.
No calçadão da rua Marechal Deodoro o movimento entre os camelôs estava também abaixo da expectativa e segundo alguns deles, mais parecia uma manhã de sábado. Os artigos da Copa do Mundo em muitas lojas estavam com as vendas muito baixas, bem pior do que em anos anteriores. “Não tem dinheiro. Todo mundo está endividado e não faz compras”, disse um vendedor.
Sobre o funcionamento das lojas nessa sexta-feira dia 22, por conta do jogo entre Brasil e Costa Rica pela manhã, a presidente do Sindicato dos Comerciários de Parnaíba, Eliana Amaral, disse que na convenção coletiva de trabalho ficou decidido que os lojistas devem abrir seus estabelecimentos trinta minutos após o jogo com os funcionários voltando ao trabalho.
A informação no Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Piauí é de que o setor deve trabalhar normalmente. Mas entre os comerciantes a expectativa é de que o movimento tenha uma queda acentuada. Enquanto o centro calcula uma queda de até 30% no movimento, na zona leste o comércio deve ser mais intenso até às dez horas da manhã. Fotos: APM Notícias.