Alguns membros do Conselho Municipal de Turismo estiveram reunidos na manhã desta terça-feira(9), no auditório da Federação das Indústrias, para tratarem de assuntos relacionados ao realinhamento de ações do citado órgão. Presentes, o superintendente de Turismo, Charles Jr. e o diretor de projetos Roberto (Pilim) Silva; o superintendente de cultura, Albert Piauhy, o superintendente de Planejamento, Anísio Neves, o representante do Sebrae, Élcio Nunes, dentre outros conselheiros.
Dentre os assuntos em pauta estava a dificuldade de novos voos para Parnaíba, considerando agora a entrada em operações do aeroporto de Jericoacoara, com cerca de 8 voos semanais. “Estamos fora da rota de turismo. A praia da Pedra do Sal é o principal ponto de atrativo turístico que temos e o governo do estado deixou de fora”, disse Roberto Pilim, diretor de projetos da Superintendência de Turismo. Ele reconheceu, entretanto, avanços alcançados na administração do prefeito Mão Santa, que transformou a área da Praia de zona rural para zona urbana, “o que vai facilitar a vida dos comerciantes do local, através de possíveis linhas de crédito com o Banco do Nordeste”.
Para o superintendente de Cultura, Albert Piauhy, o turismo e a cultura precisam caminhar juntos, porém, falta a estrutura necessária, com técnicos da área, a fim de alavancar as ações que estão ocorrendo no Ceará, “que tem um secretário de turismo que faz acontecer”.
Dentre as dificuldades citadas e que emperram alavancar o turismo no município foi citada a descontinuidade de ações. “A cada gestão muda tudo. Por exemplo, quando assumimos não encontramos um projeto em andamento. Haviam recursos federais para a colocação de sinalização turística na cidade, mas estava tudo parado. Por falta de uma contrapartida da prefeitura os recursos estavam voltando. Conseguimos resgatar os recursos e concluir a sinalização”, disse o superintendente Charles Jr.
Contando agora com Roberto Pilim em sua equipe Charles Jr. disse esperar que, junto com os demais, o Conselho seja reestruturado e alguma coisa de concreto possa acontecer daqui pra frente.