O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) expediu uma recomendação, por meio do Ministério Público do Piauí (MP-PI), para que as instituições financeiras tenham cuidado com os clientes em relação ao coronavírus, adotando medidas preventivas necessárias.
Idosos aguardando atendimento em fila de banco na capital.
A recomendação é destinada para agências bancárias, lotéricas, correspondentes bancários, cooperativas de crédito e demais instituições financeiras do Piauí.
Apesar dos decretos municipal e estadual determinarem o isolamento social, muitas pessoas ainda insistem em frequentar agências bancárias e demais estabelecimentos, sendo necessário uma maior cautela com esses clientes, de acordo com a recomendação.
A orientação é que o atendimento presencial deve ser restrito, mas em situações que é necessário realmente ser fisicamente os promotores de Justiça Nivaldo Ribeiro, Gladys Martins e Graça Monte propõem ajustes no horário de atendimento nas agências físicas. O atendimento deve ser realizado entre as 10h e as 14h, a sugestão é que sejam atendidos uma hora antes os idosos, gestantes e as pessoas com deficiência a partir das 9h. Esses horários devem ser comunicados aos clientes por meio avisos fixados nas instituições e divulgado nos canais de comunicação com o público. (Viagora)