A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de modificações ao panorama social e econômico em escala global. Nisto, os reflexos na vida dos brasileiros, promovidos principalmente por ações direcionadas ao isolamento, podem ser sentidos diariamente, com a mudança brusca na rotina das cidades. Para entender a percepção do brasileiro sobre o novo coronavírus, o site ‘Valor Econômico’, por meio da Consultoria Travessia – Estratégia e Marketing fez uma pesquisa quantitativa telefônica nos dias 20 e 21 de março, com 1 mil entrevistados, em todo o território nacional, com margem de erro de 3,0% e nível de confiança de 95%.
O levantamento mostra que ampla maioria da sociedade já ouviu falar sobre o novo coronavírus, os que deram resposta afirmativa somam 99%; apenas 1% indicaram não ter conhecimento.
Outro ponto importante da pesquisa é o indicativo de que a população sabe quais medidas para adotar e evitar o contágio, de modo que 94% dos entrevistados afirmaram que têm conhecimento de tais métodos e apenas 6% indicaram que não sabem.
Informados sobre a Covid-19, 68% dos entrevistados indicam que o novo coronavírus é extremamente preocupante e que possuem medo de se infectarem; 17% indicam que é preocupante, mas só atinge os mais velhos, enquanto 15% indicam que está ocorrendo uma histeria e não têm tanta preocupação. Somados, os entrevistados que estão preocupados com o novo coronavírus chega a 85% do total.